Tessa Moura Lacerda

Versão para impressão
zingano

 curriculum lattes
 e-mail: tessalacerda@usp.br

Histórico Acadêmico

  • 2008 Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo
  • 2006 Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientador: Franklin Leopoldo e Silva
    Título do trabalho: A expressão em Leibniz
  • 2001 Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientador: Franklin Leopoldo e Silva
    Título do trabalho: Teoria e prática em Leibniz: a política da metafísica
  • 1997 Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo

Linha de Pesquisa

Filosofia Moderna

Pesquisa em desenvolvimento

A filosofia expressiva de Leibniz 
Resumo: A expressão é uma das noções mais importantes da filosofia de Leibniz. O filósofo a aborda diretamente em alguns textos, porém, mais que um objeto de análise, a noção de expressão organiza e faz convergir reflexões acerca da teologia, da ontologia e da epistemologia leibnizianas.
A abrangência da teoria da expressão como princípio de explicação, que permite pensá-la por um viés teológico, um viés ontológico e um viés epistemológico, permite também uma ampliação das perspectivas. É possível pensar a moral a partir da teologia e da ontologia, a conciliação das igrejas a partir do projeto de uma Característica universal, a linguagem e a questão dos signos a partir da epistemologia. Esses temas “secundários” podem ser organizados em duas grandes questões: a “questão moral” (que envolve direito e religião) e a questão da linguagem.
A pesquisa visa apresentar a filosofia de Leibniz a partir de sua teoria da expressão, mostrando como temas fundamentais e secundários podem ser organizados sob essa perspectiva.