DA FORÇA VITAL À ENERGIA PSÍQUICA: A MOBILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE FORÇA E ENERGIA NA BIOLOGIA E NA PSICOLOGIA

21/11/2020 9:00-17:00

09:00-09:45: bruno batista rates

(filosofia - fflch/usp): "considerações acerca da relação entre a ideia de evolução biológica e a teoria geral das transformações de energia"

09:45-10:30: maurício de carvalho

ramos (filosofia - fflch/usp): "força vital e força neural: ontogênese e amiboismo"

10:30-11:15: isabel coelho fragelli

(filosofia - fflch/usp):

"a ciência dinâmica da natureza e as

teorias do vivo no século das luzes"

11:15-12:00: pedro paulo garrido

pimenta (filosofia - fflch/usp): "o vitalismo mitigado de adam smith"

INTERVALO

14:00-14:45: leonardo niro nascimento

(psicanálise - university of essex): "entre mecanicismo e vitalismo: modelos energéticos em sigmund exner e josef breuer"

14:45-15:30: richard theisen simanke

(psicologia, ufjf):

"energia psíquica e energia nervosa na obra inicial de freud"

15:30-16:15: leopoldo fulgêncio

(psicologia - ip usp): "o ponto de vista dinâmico e a noção de força como fundamento epistemológico do pensamento de freud"

16:15-17: discussão final e encerramento

Cartaz e Programação do evento

Velhos conhecidos da tradição filosófica, os conceitos de força e energia sofreram importantes transformações com o advento dos estudos sobre a especificidade dos seres vivos. Posteriormente, com o estabelecimento da psicologia científica, observamos um movimento semelhante no tratamento dos fenômenos psíquicos, sobretudo com os avanços oriundos da fisiologia. Com forte apelo interdisciplinar, o colóquio pretende investigar os meandros dessa história, tendo como pano de fundo as continuidades e rupturas entre o tortuoso percurso de constituição da biologia como disciplina autônoma e a abordagem positiva dos processos psicológicos.

VIDEOCONFERÊNCIA: https://essex-university.zoom. us/j/96848394099 MEETING ID:96848394099

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: https://www.eventbrite.co.Uk/e/da-forca-vital-a-enerqia-psiquica-ticket…