Avisos da Graduação

Entrega do trabalho final

FLF0505 Ética e Filosofia Política IV
Profa. Dra. Silvana de Souza Ramos

Prezados alunos,

a entrega do trabalho final da disciplina de FLF0505 Ética e Filosofia Política IV ministrada pela Profa. Silvana Ramos será:
 
dia 07/12 às 14h
dia 08/12 às 19h30
Sala 119, com a Profa.

Tema de prova final

FLF0116 Filosofia Geral I
Prof. Dr. Luís César Guimarães Oliva

tema 1: A Profecia e os profetas no TTP
tema 2: Os milagres no TTP
tema 3: Os tipos de ideias no TIE
tema 4: A teoria da definição no TIE

Os alunos deverão escolher um dos temas e sobre ele elaborar uma dissertação a ser entregue na próxima sexta (dia 24) até às 20h, em papel, na secretaria. É obrigatório digitar (dissertações manuscritas não serão corrigidas)
Extensão máxima: 5 páginas, espaço 2.

Devolução dos trabalhos e recuperação

FLF0478 Questões de Ensino de Filosofia
Prof. Dr. Homero Silveira Santiago

 

  • Os trabalhos serão devolvidos pelo professor no dia 11/12/17, segunda-feira, entre 19:00 e 21:00 horas, na sala 119. Não é obrigatória a retirada, que poderá ser feita posteriormente com o professor. Insiste-se na importância da presença dos estudantes que ficaram de recuperação.
     
  • Os trabalhos de recuperação devem ser feitos seguindo as mesmas indicações do primeiro trabalho. Junto ao trabalho de recuperação, quando for o caso, deverá ser apresentado o primeiro trabalho (em versão original, com as anotações do professor). Deverão ser entregues até 29/01/18 na secretaria do Departamento de Filosofia.

 

Tema para trabalho final (AULAS EXPOSITIVAS)

FLF0114 Filosofia Geral

Tema do Prof. Dr. Alex Moura: Análise e comente o seguinte trecho de Hannah Arendt:

"Na ação e no discurso, os homens mostram quem são, revelam ativamente suas identidades pessoais e singulares, e assim apresentam-se ao mundo humano (...) Sem a revelação do agente no ato, a ação perde seu caráter específico e torna-se um feito como outro qualquer. Na verdade, passa a ser apenas um meio de atingir um fim, tal como a fabricação é um meio de produzir um objeto." (ARENDT, Hannah. A condição humana, Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. p.192, 193)

 

Tema do Prof. Dr. Maurício Keinert: Análise e comente o seguinte trecho de Kant:

“A autonomia da vontade é a qualidade da vontade pela qual ela é uma lei para si mesma (independentemente de toda qualidade dos objetos do querer). O princípio da autonomia é, portanto: não escolher de outro modo senão de tal modo que as máximas de sua vontade também estejam compreendidas ao mesmo tempo como lei universal do mesmo querer.” (KANT, I. São Paulo: Barcarolla/Discurso, 2009. p. 285)

Data de Entrega: 08/12/2017
Local: secretaria do Departamento de Filosofia
 Baixar tema
Número máximo de páginas: 5
Fonte 12. Times New Roman
Espaço: 1,5

Páginas