Apresentação do Departamento

O Departamento de Filosofia ministra cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado. O bacharelado em filosofia visa a uma formação técnica e crítica do aluno, por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. Ao longo do bacharelado, o aluno pode optar por realizar também a licenciatura, cumprindo disciplinas específicas relativas ao ensino de filosofia.

O ingresso no curso se dá através da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) que é o órgão responsável pela organização do vestibular e pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que atualmente tem avaliação 7 da Capes (nota máxima), possui cursos de mestrado e de doutorado, com uma única área de concentração, Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas; História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências 

 

5º Prêmio ABEU (2019)

A Associação Brasileira de Editoras Universitárias divulgou nesta terça-feira, 1º de outubro, os finalistas do 5º Prêmio ABEU. Essa premiação objetiva incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições. Um dos finalistas à categoria de Ciências Humanas é o livro A cadeia secreta: Diderot e o romance filosófico do Professor Titular do Departamento de Filosofia Luíz Fernando Franklin de Mattos publicado pela Editora Unesp. Também finalista do prêmio na categoria Tradução, está a obra de René Descartes, Discurso do método & Ensaios, organizada, editada e introduzida pelo Professor Titular do Departamento de Filosofia da USP Pablo Rubén Mariconda, presidente da Scientiae Studia.

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos durante a cerimônia de entrega do Prêmio, no dia 22 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, R. Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo, SP.

Saiba mais sobre a premiação: https://www.abeu.org.br/farol/abeu/blog/abeu/conheca-os-finalistas-do-5-premio-abeu/77007

Saiba mais sobre as obras:

- A cadeia secreta - Diderot e o romance filosóficohttp://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539307296,a-cadeia-secreta
- Discurso do método & Ensaios: http://editoraunesp.com.br/blog/obra-capital-de-descartes-ganha-traducao-acrescida-dos-ensaios-originais

22/11/2019 - 14:00
Reginaldo Rodrigues Raposo
Título: A música na estética de Hegel
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Aurélio Werle
Nível: Mestrado
02/12/2019 - 14:00
Rafael Barros de Oliveira
Título: A pretensão de universalidade da hermenêutica revisitad
Orientador(a): Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Terra
Nível: Mestrado
16/12/2019 - 14:00
Juarez Lopes Rodrigues
Título: O império da razão: os caminhos do tornar-se ativo em Espinosa
Orientador(a): Prof. Dr. Luís César Guimarães Oliva
Nível: Doutorado
20/12/2019 - 14:00
Rafael Zambonelli Nogueira
Título: Simultaneidade e duração: tempo e história em Merleau-Ponty
Orientador(a): Prof. Dr. Marcus Sacrini Ayres Ferraz
Nível: Mestrado