Apresentação do Departamento

O Departamento de Filosofia ministra cursos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado. O bacharelado em filosofia visa a uma formação técnica e crítica do aluno, por meio do estudo aprofundado da História da Filosofia e dos temas que são os eixos da reflexão filosófica, tanto os legados pela tradição, quanto os vinculados às questões contemporâneas. Ao longo do bacharelado, o aluno pode optar por realizar também a licenciatura, cumprindo disciplinas específicas relativas ao ensino de filosofia.

O ingresso no curso se dá através da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) que é o órgão responsável pela organização do vestibular e pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que atualmente tem avaliação 7 da Capes (nota máxima), possui cursos de mestrado e de doutorado, com uma única área de concentração, Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas; História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências 

 

5º Prêmio ABEU (2019)

A Associação Brasileira de Editoras Universitárias divulgou nesta terça-feira, 1º de outubro, os finalistas do 5º Prêmio ABEU. Essa premiação objetiva incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições. Um dos finalistas à categoria de Ciências Humanas é o livro A cadeia secreta: Diderot e o romance filosófico do Professor Titular do Departamento de Filosofia Luíz Fernando Franklin de Mattos publicado pela Editora Unesp. Também finalista do prêmio na categoria Tradução, está a obra de René Descartes, Discurso do método & Ensaios, organizada, editada e introduzida pelo Professor Titular do Departamento de Filosofia da USP Pablo Rubén Mariconda, presidente da Scientiae Studia.

Os vencedores de cada categoria serão conhecidos durante a cerimônia de entrega do Prêmio, no dia 22 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, R. Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo, SP.

Saiba mais sobre a premiação: https://www.abeu.org.br/farol/abeu/blog/abeu/conheca-os-finalistas-do-5-premio-abeu/77007

Saiba mais sobre as obras:

- A cadeia secreta - Diderot e o romance filosóficohttp://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539307296,a-cadeia-secreta
- Discurso do método & Ensaios: http://editoraunesp.com.br/blog/obra-capital-de-descartes-ganha-traducao-acrescida-dos-ensaios-originais

Resultado da eleição discente

Caras e Caros

A título de informação, segue abaixo a mensagem que acabo de enviar aos pós-graduandos pelo sistema de votação usp. também segue tabela do resultado.

 Caras pós-graduandas e caros pós-graduandos

Segue o resultado da eleição  dos representantes discentes de pós-graduação junto a Comissão de Gestão - CG PROEX do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

De acordo com os critérios estabelecidos no edital, a composição dos membros será:

Ricardo Mari Neto - Número USP: 9169982 - Titular
Gabriel Petrechen Kugnharski  -Número USP: 9186599 - Suplente

Apuração

Eleição dos representantes discentes de pós-graduação junto a Comissão de Gestão - CG PROEX do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

 

Ricardo Mari Neto -Número USP: 9169982

41

Gabriel Petrechen Kugnharski-Número USP: 9186599

26

Lutti Mira Salineiro-Número USP: 8983360

26

Branco

27

NULO

0

BRANCO

47

Em celebração aos 90 anos do Professor Newton da Costa

Segunda-feira, dia 16/09/2019, o Departamento de Filosofia e o Departamento de Línguística organizaram a "JORNADA EM COMEMORAÇÃO AOS 90 ANOS DO PROFESSOR NEWTON DA COSTA" com a participação dos docentes Cassiano Terra Rodrigues (ITA), Edelcio Gonçalves (Filosofia/USP), Jean-Yves Beziau (UFRJ), Julio Stern (IME/USP), Marcelo Finger (IME/USP), Marcos Lopes (Linguística/USP) e Rodrigo Bacellar (Filosofia/USP). Também em razão dessa celebração, o professor Jean-Yves Beziau (UFRJ) cuidou de coletar felicitações (disponível em: https://sites.google.com/view/nca90/happy-birthday) de colegas e amigos que trilharam o caminho junto ao professor em ao longo de sua história de vida. Em resposta a este gesto, seguem-se as palavras de agradecimento do professor Newton:

 

Como Professor do Departamento de Filosofia da USP, atuei vários anos, que foram os mais felizes de minha vida de professor e de pesquisador. Isto se deu pelas mais diversas razões, dentre as quais destaco as seguintes: 1) O excelente nível de meus colegas de departamento e a boa vontade que sempre tiveram para com minha pessoa; 2) Os numerosos alunos e discípulos que tive a honra de ter e que nos conduziu a um excelente grau de ensino e de pesquisa em lógica e teoria da ciência, com repercussão internacional; 3) O papel desempenhado por muitos dos egressos de nossa pós-graduação em várias instituições brasileiras e do exteior, no tocante à filosofia da ciência e à lógica.

Costumo dizer que minha estada em nosso Departamento de Filosofia foi, para mim, como que um sonho, tornando possível que eu concretizasse muitos do que tenho realizado em lógica e em filosofia da ciência.

Quero agradecer ao amigo e ex-orientando Edelcio de Souza e a todos que tornaram esta reunião possível, a qual muito me comoveu.

Que nosso Departamento continue sendo para muitos o que foi para mim: ajudou-me a transformar muitos de meus sonhos em realidades, como diria Pierre Curie, quem afirmou: "Pour faire de la science, il faut faire de la vie un rêve et d'un rêve réalité".

     Muito obrigado.

 

     Newton C. A. da Costa

14/10/2019 - 13:00
Geraldo Adriano Godoy de Campos
Título: Por uma filosofia da espera e da permanência: o tempo no cinema de Elia Suleiman e Kamal Aljafari
Orientador(a): Profa. Dra. Olgária Chain Feres Matos 
Nível: Doutorado
14/10/2019 - 14:00
Luis Fernando Catelan Encinas
Título: GRAVITY'S RAINBOW, DE THOMAS PYNCHON: PARANOIA, TÉCNICA MODERNA E NARRATIVA
Orientador(a): Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini 
Nível: Mestrado
18/10/2019 - 10:00
Caio Marin Lee
Título: Aforismo e crítica na Minima Moralia de Theodor Adorno
Orientador(a): Profa. Dra. Silvana de Souza Ramos
Nível: Mestrado
23/10/2019 - 14:00
Otavino Candido de Paula Neto
Título: A(s) virtude(s) nos diálogos socráticos de Platão: Apologia, Eutifron, Laques, Cármides, República I e Protágoras: análise e comentário
Orientador(a): Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho
Nível: Doutorado
25/10/2019 - 14:00
Silvio Moreira Barbosa Junior
Título: A irredutibilidade da Arte
Orientador(a): Prof. Dr. Oliver Tolle
Nível: Doutorado
29/10/2019 - 09:00
Maria Luiza Lima Pires Ferreira
Título: Juramento de Hipócrates e lógos epitáphios: o éthos clássico
Orientador(a): Profa. Dra. Olgária Chain Feres Matos 
Nível: Mestrado
31/10/2019 - 09:00
Tatiana Aparecida Picosque
Título: "Das dobras ontológicas em Espinosa: concepções do político e do direito sob a imanência"
Orientador(a): Prof. Dr. Homero Silveira Santiago
Nível: Mestrado
12/11/2019 - 14:00
Luiz Felipe Bruder Gonzalez
Título: Metodologia em Aristóteles - o tratado eudêmio sobre a amizade
Orientador(a): Prof. Dr. Marco Antonio de A. Zingano
Nível: Mestrado