EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS NOVAS E RENOVAÇÕES - 2019

MESTRADO E DOUTORADO – CNPq e CAPES 2019

 

Estarão abertas, entre 04 DE JANEIRO e 08 DE FEVEREIRO DE 2019, inscrições para SOLICITAÇÃO DE BOLSAS NOVAS E RENOVAÇÕES DE MESTRADO E DOUTORADO PARA O ANO DE 2019, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Poderão se inscrever e concorrer às bolsas os alunos de mestrado e doutorado em Filosofia que se encontrem devidamente matriculados no programa. Observação:

  1. No caso de alunos já aprovados para o doutorado e ainda encerrando o mestrado, poderão concorrer às bolsas aqueles que tiverem suas matrículas no doutorado homologadas até o dia 28 de fevereiro de 2019 (data da Reunião da CPG/FFLCH). Nesse último caso, será considerado suficiente o DEPÓSITO da dissertação de mestrado até a mesma data.
  2. O aluno qualificado para o recebimento de bolsa que não tiver submetido o depósito ou não tiver sua matrícula homologada dentro do prazo determinado terá o benefício revogado, e a bolsa passará ao candidato seguinte da lista classificatória

1. OBJETIVOS

A quota de bolsas de pós-graduação do programa de Filosofia destina-se a apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.

 

2. DA BOLSA

O programa abre processo seletivo anualmente (ou semestralmente, caso haja vacância de bolsas no meio do ano e todos os classificados já tenham sido contemplados).

As bolsas da quota do programa (CAPES e CNPq) são distribuídas a partir da ordem de classificação neste processo seletivo.

Para este processo seletivo de 2019 estarão disponíveis:

CAPES

  • MESTRADO = 12 bolsas com vigência máxima de 24 meses, de acordo com o Regulamento do Programa;
  • DOUTORADO = 09 bolsas com vigência máxima de 48 meses, de acordo com o Regulamento do Programa;

CNPq

  • MESTRADO = 06 bolsas com vigência máxima de 24 meses, de acordo com o Regulamento do Programa;
  • DOUTORADO = 05 bolsas com vigência máxima de 48 meses, de acordo com o Regulamento do Programa;

 

3. OS REQUISITOS E OBRIGAÇÕES

A concessão de bolsa de estudos das agências federais de fomento à pesquisa implica compromisso assumido pelo bolsista com o Programa de Pós-graduação em Filosofia dentro dos seguintes termos:

1. ser classificado no processo seletivo especialmente instaurado pela promotora do curso;

2. dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação;

3. comprovação de desempenho acadêmico satisfatório, segundo as normas definidas pela entidade promotora do curso; vale destacar:

a. apresentação anual de relatório de atividades (Relatório Científico Anual);
b. não ser reprovado em nenhuma disciplina.

4. quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais, devendo apresentar documento que comprove seu afastamento sem vencimentos ou desligamento da atividade;

5. não possuir qualquer relação de trabalho com a promotora do programa de pós-graduação;

6. não acumular outra bolsa de qualquer modalidade de auxílio ou bolsa de outro programa ou de outra agência de fomento pública;

7. não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;

8. carecer, quando da concessão da bolsa, do exercício laboral por tempo não inferior a dez anos para obter aposentadoria compulsória;

9. realizar estágio docente de acordo com o regulamento específico de cada agência de fomento;

10. fixar residência na região da Grande São Paulo, ou em até 110km da instituição e somente dentro do Estado de São Paulo com comprovante de residência;

11. prestar contas da taxa de bancada (somente CNPq doutorado), quando do encerramento da bolsa;

12. Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido conforme Portaria CAPES Nº 206, de 4 de setembro de 2018.

13. Independentemente do período de vigência da bolsa, a renovação é anual e obrigatória no começo de cada ano. A CCP se obriga a denegar a renovação caso o bolsista deixe de atender a um dos critérios acima listados.

 

4. DAS INSCRIÇÕES

Conforme o cronograma, as inscrições deverão ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível em: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/bolsas/inscricao

A inscrição eletrônica gerará, automaticamente, uma resposta ao e-mail cadastrado, a qual servirá como comprovante e deverá ser guardada pelo aluno até o final do processo.

Documentos necessários:

Bolsas NOVAS

  • Declaração de Acordo com o aval do orientador. Modelo disponível em:
    http://filosofia.fflch.usp.br/sites/filosofia.fflch.usp.br/files/posgraduacao/docs/declaracao_de_acordo.doc
    (poderá ser anexado um PDF do e-mail em que o orientador autoriza a submissão da solicitação de bolsa, no caso de o orientador se encontrar indisponível por outras vias)
  • Projeto de Pesquisa (de 15 a 25 páginas);
  • Currículo Lattes atualizado;
  • Cópia do CPF e RG;
  • Ter enviado o relatório científico anual dentro do prazo previsto (exceto para alunos recém-ingressantes no programa). Obs.: o aluno regular que não enviou o relatório do ano anterior terá a solicitação indeferida. Obs: não será necessário anexar comprovante;
  • Comprovante de residência (contas de consumo: água, luz, gás ou telefone).

Do projeto de pesquisa

Deverá ter entre 15 e 25 páginas (fontes: Arial, Calibri ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5):

  1. título;
  2. resumo de até 250 palavras e 5 palavras-chave;
  3. introdução e justificativa, apresentando a relevância do tema;
  4. objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
  5. metodologia a ser empregada;
  6. cronograma de trabalho;
  7. referências bibliográficas;

 

RENOVAÇÕES

5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS BOLSISTAS

A avaliação e seleção dos candidatos serão efetuadas por uma Comissão ad hoc formada pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Para a seleção dos bolsistas será utilizado como critério a excelência do Projeto de pesquisa conforme os seguintes itens:

  1. inserção nas linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa;
  2. clareza dos objetivos propostos;
  3. fundamentação teórica;
  4. exequibilidade do cronograma proposto;
  5. adequação e atualização da bibliografia;
  6. evolução do projeto em relação a seleções anteriores (este item servirá apenas como desempate);
  7. produção científica/acadêmica nos últimos cinco anos / histórico escolar (este item servirá apenas como desempate).

 

6. PROCESSO CLASSIFICATÓRIO

O processo classificatório para ranqueamento de projetos baseia-se fundamentalmente na avaliação da qualidade acadêmica do projeto do aluno e compõe-se de duas etapas.

A primeira etapa consiste na leitura de cada projeto pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-graduação.

Os projetos serão distribuídos entre os docentes da Comissão Avaliadora ou para pareceristas ad hoc indicados pela comissão, excetuando-se os orientadores dos respectivos projetos.

O avaliador preencherá uma ficha de avaliação conforme os conceitos listados no item 7.

A segunda etapa consiste no ranqueamento dos projetos pela Comissão de Seleção de Bolsas com base nas fichas de avaliação preenchidas pelos professores-avaliadores e na discussão dos projetos na comissão (análise comparativa).

Em caso de projetos que alcançarem a mesma conceituação, a Comissão de Seleção de Bolsas utilizará como critérios de desempate:

  1. evolução do projeto em relação a seleções anteriores
  2. produção científica/acadêmica nos últimos cinco anos.

 

7. CONCEITOS PARA A FICHA DE AVALIAÇÃO

Os projetos serão avaliados conforme os conceitos abaixo:

  • MB (muito bom): deve ser atribuído nos casos em que o candidato supera o que o avaliador considera um desempenho dentro das expectativas para o nível avaliado.
  • B (bom): deve ser atribuído nos casos em que o avaliador considera que o desempenho do candidato está no nível esperado para o tipo de trabalho acadêmico em questão, sem excepcionalidades.
  • R (regular): deve ser atribuído nos casos em que o avaliador considera o desempenho do candidato abaixo do esperado para um trabalho acadêmico no nível em questão.

 

8. CRONOGRAMA DO EDITAL:

  • Inscrições: de 04 de janeiro a 08 de fevereiro de 2019 (até as 18h00)
  • Publicação da lista dos inscritos: 13 de fevereiro de 2019
  • Divulgação dos classificados no processo seletivo no site do Departamento: 25 de fevereiro de 2019
  • Prazo para apresentação de recursos: 26 e 27 de fevereiro de 2019
  • Envio por e-mail da ficha da avaliação do(s) aluno(s) não classificados: a partir de 04 de março de 2019
  • Publicação do Resultado Final no site do Departamento: 01 de março de 2019

A lista de classificação terá vigência a partir da data de sua publicação até o primeiro dia de matrícula do primeiro semestre de 2020.

 

LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

  • História da Filosofia – História e análise dos sistemas filosóficos. Estudo de diferentes tópicos das doutrinas filosóficas, bem como aspectos da constituição e lógica interna das mesmas. Abordagem de autores e sistemas inserindo-os no contexto histórico-cultural. Estudo comparado das filosofias e reconstituição dos eixos diretores a partir dos grandes autores inaugurais, de acordo com as articulações cronológicas que dividem a História da Filosofia em Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.
  • Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências – Investigação lógica de sistemas formais, sua fundamentação filosófica e desenvolvimento histórico. Análise das linguagens formais e ordinárias e seu emprego no estudo de questões filosóficas. Pesquisa da natureza e dinâmica do conhecimento científico em seus aspectos epistemológicos e historiográficos. Exame das perspectivas e do impacto da ciência na sociedade, sua aplicabilidade tecnológica e sua organização institucional.
  • Estética e Filosofia da Arte – Estudo dos diferentes lugares atribuídos à Beleza pela Filosofia e de questões postas especificamente pela História das Artes. Exposição e comentário das teorias clássicas acerca da obra de arte, tendo em vista promover uma reavaliação de seus conceitos fundamentais. Abordagem teórica e consideração do fenômeno artístico, visando delineamentos de uma ontologia da obra de arte. Consideração histórico-crítica da arte moderna e contemporânea.

Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas – Os trabalhos de pesquisa nesta área abrangem a questão da crítica das ciências humanas e do discurso político e ideológico ao longo da história da filosofia. Procuram abordar, neste sentido, as relações entre teoria e filosofia da história, as concepções do poder, os grandes problemas da filosofia moral e política desde a Antiguidade até a época contemporânea.