Tema para trabalho final

FLF0415 História da Filosofia Antiga III
Prof. Dr. Marco Antonio de A. Zingano

Prezados Alunos & Alunas,

Em anexo [link: Proposta de reflexãoestá a prova, ou melhor: uma proposta de reflexão. São dois problemas conectados. Peço que cada um desenvolva uma reflexão sobre o tema, em poucas páginas (em torno de 3, 4 páginas), e a entregue na Secretaria, até o dia 26/06.

No Filebo, ao tratar dos prazeres falsos, Platão investiga a natureza dos prazeres antecipatórios. Não é necessário examinar o Filebo, mas quem o ler verá que há ali elementos muito úteis.
O conto dos Irmãos Grimm me foi sugerido por um artigo de Dorothea Frede:
Rumpelstiltskin's Pleasures: true and false pleasures in Plato's Philebus (Phronesis 1985 vol. 30 n. 2 pp. 151-80).

Aconselho a quem o consultar ler também o seguinte texto de Cynthia Hampton:
Pleasure, Truth and Being in Plato's Philebus: a reply to Professor Frede (Phronesis 1987 vol. 32 n. 2 pp. 253-62).

Peço a gentileza de divulgarem este e-mail a outros alunos que estavam no curso, cujos e-mails, porém, não figuram na listagem oficial.

Por fim, trata-se de um problema que, desde Platão, é retomado pela filosofia e que está conectado a várias outras questões. Na filosofia analítica, a retomada deste problema foi em muito motivada pelo livro de Gilbert Ryle, The Concept of Mind, que data de 1949. Há outras tendências, porém, e cabe a cada um fazer suas próprias escolhas.

Atenciosamente,
Marco Zingano