Comunicado sobre a disciplina

FLF0113 Introdução à Filosofia

Prezadxs alunxs,

Esta mensagem tem o propósito de informar e tranquilizar. No fim, faremos um convite.

Com apoio de todo o Departamento de Filosofia, a equipe da disciplina de Introdução à Filosofia vem comunicar a vocês que nossas decisões serão orientadas para preservar a vida acadêmica de cada um(a), independentemente do acesso e participação nas atividades propostas durante a quarentena. O trabalho desenvolvido nesse período visou principalmente a preservar o vínculo com o curso e com os estudos.

Entendemos que o melhor caminho agora é distinguir entre a vida administrativa de cada aluna(o) e as suas atividades acadêmicas. No plano acadêmico, queremos assegurar no futuro próximo a possibilidade de maior participação, tanto dos que já vêm conseguindo, como daqueles que até agora sequer puderam interagir conosco.

No plano administrativo, trabalharemos para evitar que a pandemia e a quarentena tenham efeitos ainda mais danosos. O encerramento da disciplina e atribuição formal de notas – cuja média não espelhará estritamente uma avaliação de conhecimentos – serão definidos em futuro próximo, e levarão em conta a gravidade da crise, que impediu parte importante da classe até mesmo de ter contato conosco. Daí decorre que não haverá reposição presencial; a retomada dos estudos será feita em disciplina aberta para o segundo semestre letivo, com revisão cautelosa do que foi de algum modo estudado no primeiro semestre.

Para isso, decidimos:

a) encerrar até o fim de julho, do ponto de vista formal, a disciplina de I semestre), -- distribuiremos as últimas atividades de cada professor ao longo de junho e julho, e

b) oferecer a continuação/retomada do trabalho, com a mesma equipe, numa nova disciplina, a partir do início de setembro, naquilo que será formalmente um segundo semestre letivo.

Estamos considerando novas maneiras de interagir com aquelxs que têm conseguido manter-se em contato conosco (cerca de um terço das turmas, vespertina e noturna), e maneiras de facultar acesso àqueles dois terços ainda ausentes. Vocês receberão atualizações ao longo deste final de primeiro semestre letivo.

Finalmente, convidamos todxs para um encontro geral, de alunos e professores da disciplina, pelo glooglemeets. A convocação será gerada através do classroom, e também informada na lista de email. A data prevista é 10 de junho, às 19:30.

Agradecemos o empenho e a compreensão de todxs,

Carlos Eduardo, Evan, Maurício e Moacyr

PS. Por favor, difundam essa mensagem para colegas que não tenham acesso à internet.