UFBA lança edital para contratação de até 70 professores visitantes

Versão para impressão

Agência FAPESP – A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou edital para a contratação temporária de até 70 professores visitantes, visando ao fortalecimento de seus programas de pós-graduação e à evolução de sua busca por excelência acadêmica. Os candidatos devem ser pesquisadores com título de doutorado, sêniores ou juniores, brasileiros ou estrangeiros.

A UFBA, que em 2016 comemorou 70 anos, está sediada em Salvador, com campi também no interior do estado. Conta atualmente com 87 programas de pós-graduação, dentro dos quais se distribuem 135 cursos – 52 deles de doutoramento – com 6.500 alunos.

As candidaturas vão ser apresentadas pelos colegiados dos programas de pós-graduação, portanto, os interessados podem obter detalhes desses programas e de seus respectivos contatos em http://www.propg.ufba.br/stricto-sensu.

A remuneração dos visitantes será análoga à dos professores adjuntos, associado ou titular, da carreira regular. A UFBA vai assegurar passagem aérea de ida e volta, em classe econômica, aos selecionados. Os contratos para os professores visitantes brasileiros serão de até um ano, renovável por mais um, e para os estrangeiros, de até dois anos, renováveis por mais dois.

"Com este edital a UFBA busca, mesmo em condições orçamentárias adversas, fortalecer a qualidade da sua pesquisa e pós-gradução", disse Olival Freira Jr., pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, à assessoria de comunicação da universidade.

A íntegra do edital está disponível em http://www.propg.ufba.br/.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo e-mail propg@ufba.br.

Informações sobre a UFBA podem ser obtidas em www.ufba.br e uma sinopse dos números da universidade em: https://proplan.ufba.br/sites/filosofia.fflch.usp.brproplan.ufba.br/files/UFBA%20em%20n%C3%BAmeros% 20Retrospectiva%20Especial%2070%20Anos%2007fev.pdf.

Das Vagas

As solicitações serão recebidas ao longo de 2017. A UFBA fará as seleções para Professores Visitantes em duas chamadas: Solicitações recebidas até 30.06.2017 Implementação em 05.07.2017 Solicitações recebidas até 3O .12.2017 Implementação em 08.01.2018 Para a primeira seleção, a UFBA disponibilizará 40 vagas e, para a segunda, 30 vagas; vagas não preenchidas na primeira seleção, por qualquer motivo, serão adicionadas àquelas disponibilizadas para a segunda seleção. Tendo em vista a busca da diversidade, recomendase que os Programas de Pós-Graduação estimulem a indicação de Professores autodeclarados negros (pretos ou pardos, segundo o IBGE), bem como incentivem a candidatura feminina, especialmente em áreas em que a proporção de docentes mulheres seja menor.

Fonte da notícia: Agência FAPESP e UFBA