Processo seletivo de ingresso na Pós-graduação

Edital da Pós-graduação para ingresso no ano de 2019

Versão para impressão
As etapas do processo seletivo serão divulgados nos links abaixo:
 

DIVULGAÇÃO, CRONOGRAMA E LOCAL DE PROVAS: 

06 a 10 de agosto de 2018

  • Período de inscrições on-line

20 de agosto de 2018

  • Divulgação do deferimento das inscrições e dispensa de provas 

21 e 22 de agosto de 2018

  • Período de solicitação  de apresentação de recursos

27 de agosto de 2018

  • Divulgação da lista final de deferimento das inscrições e dispensas das provas

04 de setembro de 2018

  • Prova de Proficiência em Língua Estrangeira
    - Horário: às 14h

    - Local: salas 111 (Mestrado) e 117 (Doutorado)

05 de setembro de 2018

  • Prova de Filosofia
    - Horário: às 14h
    - Local: salas 111 (Mestrado) e 117 (Doutorado)

05 de outubro de 2018

  • Divulgação do resultado das provas de filosofia e de proficiência em língua estrangeira
  • Divulgação da composição das Bancas Examinadoras de cada área de concentração.

08 a 09 de outubro de 2018

  • Período de recebimento de recursos e pedidos de reavaliação

15 de outubro de 2018

  • Resposta aos recursos e pedidos de reavaliação

29 de outubro a 09 de novembro de 2018

  • Período das arguições pelas Bancas Examinadoras

06 de dezembro de 2018

  • Divulgação do resultado

05 e 06 de dezembro de 2018

  • Período de recebimento de recursos e pedido de revisão de pontuação da arguição

11 de dezembro de 2018

  • Divulgação do resultado final

LOCAL DAS PROVAS:

As provas serão aplicadas no Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária – São Paulo – SP, CEP 05508-010.

  • CANDIDATOS AO MESTRADO: SALA 111
  • CANDIDATOS AO DOUTORADO: SALA 117
  • CANDIDATOS AO DOUTORADO DIRETO: a definir no dia, quando houver.

HORÁRIO DAS PROVAS:

ÀS 14 HORAS DE ACORDO COM HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA.

 

ATENÇÃO: Dúvidas referente ao processo seletivo deverão ser encaminhadas para: http://filosofia.fflch.usp.br/faleconosco


 

Edital de seleção para ingresso no Programa de Pós-graduação de Filosofia em 2019

Baixar edital: PDF | TXT

Edital Pós-Graduação

Estarão abertas, no período de 06 a 10 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo para INGRESSO NO ANO DE 2019 nos cursos de Mestrado e de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Além dos requisitos gerais do Regimento da Pós-Graduação da USP e das Normas e Procedimentos da Pós-Graduação na FFLCH (http://pos.fflch.usp.br), o Programa de Pós-Graduação em Filosofia faz exigências próprias, especificadas no presente Edital, homologado pela Comissão Coordenadora do Programa.

O processo seletivo compreende três etapas: inscrição, seleção e matrícula. 

 

ETAPA 1: DA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas somente por meio de formulário eletrônico disponível no endereço http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/inscricao/2019, no período de 06 a 10 de agosto, iniciando-se às 09 horas do dia 06 e encerrando-se às 20 horas do dia 10 de agosto de 2018.

1.     Das vagas:

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia disponibiliza neste processo de seleção um total máximo de 76 (setenta e seis) vagas, para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Ao inscrever-se, o candidato indicará a área na qual pretende realizar sua pesquisa, com base na relação do ANEXO 1 ao final deste edital.

Observação: Nem todos os professores credenciados no programa participam do edital. Eventuais contatos prévios com potenciais orientadores não têm nenhum valor para este processo seletivo.

 

2.     Documentos exigidos para a inscrição: Os seguintes documentos deverão ser digitalizados (frente e verso) de forma legível e anexados em formato PDF: 

2.1. Comprovantes da Graduação

  1. Diploma de Graduação ou, na falta deste, o Certificado de Conclusão do Curso Superior, com data de colação de Grau (cópia simples; em ambos os casos, todas as faces do documento no mesmo arquivo PDF)
  2. Histórico Escolar de Graduação (cópia simples) em que conste a data da colação de grau exigido somente para candidatos que tiveram sua formação fora da USP.

Observação:

  1. O candidato diplomado somente em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição.
  2. O candidato que não tiver concluído Curso Superior até a inscrição para este processo seletivo, deverá, no ato da inscrição, dar ciência e aceitação de termo de compromisso, pelo qual se compromete a ter colado grau (se aluno da USP) ou apresentar documento comprobatório de colação de grau (se aluno externo à USP) até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar a ser divulgado no endereço eletrônico: http://pos.fflch.usp.br.  

2.2. Projeto de Pesquisa. Deverá ter entre 15 e 25 páginas (fontes: Arial, Calibri ou Times New Roman 12, espaçamento 1,5). Os itens do projeto que serão avaliados são: objetivos, problemática, justificativa, fundamentação teórico-metodológica da investigação e bibliografia.

Na capa do projeto de pesquisa deverá somente constar o nome do candidato, título do projeto e área de concentração na qual pretende realizar sua pesquisa (vide modelo em ANEXO 2 ao final deste edital).  

IMPORTANTE: Os projetos e planos de trabalho somente serão avaliados pelas Bancas Examinadoras quando da aprovação do candidato nas provas de filosofia e de proficiência em língua estrangeira. 

Observação:

Exclusivamente para candidato ao mestrado da área de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem, é permitido apresentar, em vez de um projeto de pesquisa, um plano de trabalho indicando seus estudos prévios na área e discorrendo sobre temas e/ou problemas que o interessaram especialmente e sobre os quais pretende desenvolver estudo aprofundado.  

2.3. Currículo Vitae (sem comprovantes) - de preferência o CV Lattes, ou similar para estrangeiro; 

2.4. Cópia de Carteira de Identidade e do CPF.  No caso de estudante estrangeiro, anexar cópia do passaporte ou RNE. Se o candidato for designado, é obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) com data válida. 

2.5.  Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível durante o período de inscrição no endereço eletrônico http://pos.fflch.usp.br/node/317. 

2.6. Diploma do Mestrado (somente para inscrições para Doutorado dos candidatos que obtiveram seus títulos fora da USP). Obrigatório constar do verso do diploma a Portaria de Credenciamento da CAPES.

Observações:

  1. O candidato que estiver concluindo o curso de Mestrado, deverá, no ato da inscrição, dar ciência e aceitação de termo de compromisso, pelo qual se compromete a ter defendido (se aluno da USP) ou apresentar documento comprobatório (ata) de defesa (se aluno externo à USP) até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar a ser divulgado no endereço eletrônico: http://pos.fflch.usp.br.  
  2. O candidato que estiver concluindo o curso de Mestrado fora da USP e que ainda não possui o Diploma deverá anexar uma declaração (conforme modelo: http://pos.fflch.usp.br/node/317) a ser obtida junto à Universidade de origem do candidato. Na falta deste, se aprovado em seleção, o documento deverá ser entregue até o último dia previsto no Calendário Escolar, para a matrícula dos alunos ingressantes, pessoalmente no Serviço de Pós-graduação ou através do e-mail posfflch@usp.br.
  3. Para o mestrando USP, após a defesa, o título de Mestre é gerado automaticamente pelo Sistema Janus, estando, portanto apto a inscrever-se no processo seletivo e serem matriculado (se aprovado) no curso de Doutorado, sem necessidade de apresentar diploma.
  4. No caso de Diploma de Mestre obtido em Universidades estrangeiras, o prazo para a obtenção da aprovação da Equivalência do Título junto à USP é o último dia do período reservado à matrícula dos alunos ingressantes previsto no Calendário Escolar (informações em http://pos.fflch.usp.br/node/13261).
  5. A partir da data da primeira matrícula, o candidato aprovado terá 12 meses para entregar o Diploma de Mestre (cópia frente e verso na mesma folha) junto à CPG. 

2.7. Comprovante de Proficiência em Língua estrangeira (se houver). Poderão ser aceitos exames externos com validade de 05 (cinco) anos até a data de inscrição do estudante no exame de proficiência aplicado pelo Programa. Somente serão aceitos certificados nas línguas alemã, francesa, inglesa e italiana conforme tabela de equivalência de certificados aceitos no ANEXO 3 ao final deste edital. Outros exames e respectivas notas mínimas poderão ser analisados pela Comissão Coordenadora do Programa mediante solicitação do candidato no ato da inscrição. 

Observações:

  1. O candidato poderá solicitar dispensa de Prova Específica de Filosofia ou de Proficiência em Língua Estrangeira (vide ETAPA 2), caso tenha sido aprovado em prova anterior, bastando indicar, no ato da inscrição, se foi aprovado em prova anterior e a data do processo seletivo.
  2. A aprovação na prova específica de filosofia tem validade de 3 anos;
  3. A aprovação na prova de língua estrangeira tem validade de 5 anos;
  4. dispensa ou não das provas será divulgada concomitante com lista de deferimento das inscrições conforme cronograma deste edital.

 

ETAPA 2: DA SELEÇÃO

1.     Das provas de caráter eliminatório:

1.1. Prova de proficiência em idioma estrangeiro:

  1. Para a prova de proficiência o candidato deverá compreender e traduzir um texto filosófico na língua original.
  2. A prova terá a duração de 3 horas para uma única proficiência. Caso o candidato necessite aplicar para duas proficiências, esse período será estendido para 6 horas, sendo 3 horas para cada idioma aplicado na mesma data;
  3. São aceitas somente as línguas inglesa, francesa, alemã e italiana, previamente indicada(s) na etapa de inscrição.
  4. Para a prova o candidato poderá utilizar dicionários impressos.

Observações:

  1. Para os candidatos ao curso de Mestrado é exigida a proficiência em uma única língua estrangeira;
  2. Para os candidatos ao curso de Doutorado é exigida proficiência em uma língua diversa da que consta na titulação do mestrado;
  3. Para os candidatos ao curso de Doutorado Direto é exigida a comprovação de proficiência em duas línguas;
  4. A Comissão Coordenadora do Programa não emite certificado de proficiência da língua prestada na prova;
  5. Espera-se do candidato à área de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem bons conhecimentos de língua inglesa, independentemente da língua escolhida para a prova de proficiência.

1.2. Prova dissertativa de avaliação de conhecimentos em filosofia:

  1. Na prova específica de filosofia, será aferido o domínio do candidato em analisar problemas filosóficos. Não haverá bibliografia específica para esta prova, à exceção da área de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência (consultar abaixo os requisitos específicos);
  2. A prova terá a duração de 4 horas;
  3. O candidato deverá escolher um entre cinco pontos propostos no momento da prova, com exceção dos candidatos das Áreas de Lógica e de Teoria do Conhecimento que deverão responder o ponto específico proposto por essas áreas (consultar abaixo os requisitos específicos);
  4. O candidato não poderá realizar consultas a nenhum tipo de publicação ou anotações.

Requisitos específicos para as provas de conhecimento em filosofia

  1. Área de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

As leituras preparatórias para a prova de filosofia da área de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência são:

  • Duhem, Pierre. A teoria física: seu objeto e sua estrutura. Trad. R.S. Costa. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014. Ler parte II, caps. 4-7, pp. 183-317.
  • Hacking, Ian. Representar e intervir. Trad. P. Rocha. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2012.
  • Kuhn, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. N. Boeira. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2013.
  • Popper, Karl R. Textos escolhidos. Org. D. Miller. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto / Ed. PUC-Rio, 2010. Ler partes I e II, caps. 1-15, pp. 25-203.
  1. Área Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem:

Sobre a prova de conhecimento (mestrado e doutorado): os candidatos à área de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem devem obrigatoriamente responder às questões específicas da área.

1.3. Considerações gerais:

  1. As provas deverão ser escritas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul;
  2. Não será permitida a comunicação com outro candidato durante a prova;
  3. Não serão permitidos o manuseio de quaisquer equipamentos eletrônicos (inclusive relógio digital), devendo os mesmos permanecer desligados;
  4. Se algum candidato fizer uso de equipamento eletrônico ou o mesmo emitir sinal sonoro/vibratório durante as provas, ele será desclassificado do processo seletivo.

2.     Da arguição da banca examinadora:

O candidato aprovado nas provas deverá participar de arguição realizada por uma banca examinadora.

2.1. Da banca examinadora:

A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) nomeará tanto os professores responsáveis pela preparação e correção das provas, como as Bancas Examinadoras por área de concentração. As Bancas Examinadoras serão divulgadas no mesmo dia da divulgação do resultado das provas de filosofia e de proficiência em língua estrangeira. Elas são responsáveis pela leitura e arguição dos projetos de pesquisa, currículos, históricos escolares e outros documentos pertinentes, para o julgamento da aptidão dos candidatos.

2.2. Dos critérios de avaliação pela banca examinadora:

2.2.1.   Com base no Curriculum Vitae, serão avaliadas:

  1. as atividades profissionais;
  2. as participações em eventos de natureza acadêmica; e
  3. as publicações do candidato, a cada item correspondendo um máximo de 5 pontos; 

2.2.2.   Com base no projeto de pesquisa apresentado, serão avaliados:

  1. o tema proposto;
  2. o domínio demonstrado pelo candidato para o tratamento do tema proposto; e
  3. a relevância do tema proposto para sua formação em filosofia, a cada item correspondendo um máximo de 5 pontos.

2.2.3.   Serão ainda avaliados:

  1. os trabalhos anteriores; e
  2. as pesquisas em que se encontra atualmente engajado o candidato, a cada item correspondendo um máximo de 10 pontos. 

2.3. Dos requisitos específicos para aprovação na seleção:

2.3.1.   Para o curso de Mestrado, o candidato deverá:

  1. ser aprovado em prova específica de filosofia, de caráter eliminatório, com duração de 4 horas, para a qual o candidato deve escolher um entre cinco pontos propostos no momento da prova. Nesta prova, busca-se aferir a capacidade de analisar problemas filosóficos. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em uma escala de 0 a 10. A aprovação na prova específica de filosofia tem validade de 3 anos;
  2. ser aprovado no exame de proficiência em uma língua estrangeira, com duração de 3 horas, aplicada pelo próprio programa, de caráter eliminatório. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em uma escala de 0 a 10.
  3. ser aprovado na arguição realizada pela Banca Examinadora da área de concentração escolhida, caso tenha sido previamente aprovado nas provas específicas de filosofia e de proficiência em língua estrangeira. O candidato que obtiver pelo menos 25 pontos na arguição estará apto a ser designado pela Comissão Coordenadora do Programa como novo membro discente do programa.  

2.3.2.   Para o curso de Doutorado, com título de Mestre, o candidato deverá:

  1. ser aprovado em prova específica de filosofia, de caráter eliminatório, com duração de 4 horas, para a qual o candidato deve escolher um entre cinco pontos propostos no momento da prova. Nesta prova, busca-se aferir a capacidade de analisar problemas filosóficos. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) em uma escala de 0 a 10. A aprovação na prova específica de filosofia tem validade de 3 anos;
  2. ser aprovado no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, com duração de 3 horas, aplicada pelo próprio programa, de caráter eliminatório. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) em uma escala de 0 a 10. A aprovação na prova de língua estrangeira tem validade de 5 anos;
  3. ser aprovado na arguição realizada pela Banca Examinadora da área de concentração escolhida, caso tenha sido previamente aprovado nas provas específicas de filosofia e de proficiência em língua estrangeira. O candidato que obtiver pelo menos 35 pontos na arguição estará apto a ser designado pela Comissão Coordenadora do Programa como novo membro discente do programa.

2.3.3.   Para o curso de Doutorado Direto, sem título de Mestre, o candidato deverá:

  1. ser aprovado em prova específica de filosofia, de caráter eliminatório, com duração de 4 horas, para a qual o candidato deve escolher um entre cinco pontos propostos no momento da prova. Nesta prova, busca-se aferir a capacidade de analisar problemas filosóficos. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) em uma escala de 0 a 10;
  2. ser aprovado no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, com duração de 3 horas, aplicada pelo próprio programa, de caráter eliminatório. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) em uma escala de 0 a 10. A aprovação na prova de língua estrangeira tem validade de 5 anos;
  3. ser aprovado na arguição realizada pela banca examinadora da área de concentração escolhida, caso tenha sido previamente aprovado nas provas específicas de filosofia e de proficiência em língua estrangeira. O candidato que obtiver pelo menos 40 pontos na arguição estará apto a ser designado pela Comissão Coordenadora do Programa como novo membro discente do programa.

 

3.     Da designação dos candidatos:

3.1. A Comissão Coordenadora do Programa, em reunião específica, reunirá os resultados das bancas examinadoras, para proceder à designação dos novos membros discentes.

3.2. Caso o número de candidatos aptos seja igual ou inferior ao número de vagas disponíveis, todos os candidatos aptos serão designados.

3.3. Caso o número de candidatos aptos seja superior ao número de vagas disponíveis, a Comissão Coordenadora do Programa realizará uma classificação, considerando sucessivamente a arguição, a nota da prova de filosofia e a nota da prova de proficiência em língua estrangeira. Serão selecionados os candidatos mais bem colocados.

 

ETAPA 3: DA MATRÍCULA

  1. Fica estabelecido o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação para a entrega de documentos pendentes previsto no Calendário Escolar do Programa de Pós-graduação, a ser divulgado pelo endereço eletrônico: http://pos.fflch.usp.br
  2. É condição básica, para matrícula no Curso de Pós-Graduação da FFLCH – Área de Filosofia, a conclusão do curso de Graduação.
  3. Os candidatos inscritos para Doutorado, cujos títulos de Mestre foram obtidos em Universidades estrangeiras, deverão ter seus títulos reconhecidos até o último dia do período reservado para matrícula dos alunos ingressantes, conforme Calendário Escolar.
  4. Os candidatos que obtiveram seu título de Mestre em Universidades brasileiras (exceto a USP) deverão apresentar o respectivo Diploma até o último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário Escolar.
  5. Os candidatos que não apresentarem o Diploma de Mestre (de Universidades brasileiras, exceto a USP) ou o resultado de Processo de equivalência de título ou reconhecimento de Diploma (se o título foi obtido em universidade estrangeira) até último dia de matrícula para alunos ingressantes, previsto no Calendário, serão desclassificados.
  6. Os candidatos estrangeiros devem apresentar situação regular de visto e/ou documento de residência no momento da matrícula.
  7. Os candidatos estrangeiros deverão demonstrar proficiência em língua portuguesa, conforme critérios estabelecidos nas normas da Pós-Graduação da FFLCH, aprovadas pela CPG, a saber:
    1. Apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), no nível intermediário, fornecido pela Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação do Brasil, ou
    2. Exame de proficiência em português, aplicado pelo Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH USP, sendo a nota mínima exigida igual a 07 (sete).

Observação: A apresentação da documentação que comprove a proficiência deverá ocorrer em até 365 dias após o início da contagem de prazo do aluno no curso de Mestrado ou de Doutorado. Outros exames poderão ser analisados pela Comissão Coordenadora do Programa mediante solicitação do estudante. 

  1. Será solicitada aos candidatos designados uma declaração de interesse de matrícula.
  2. A matrícula no programa dos candidatos designados será efetuada pela Comissão de Pós-graduação com base em informações da Comissão Coordenadora do Programa.
  3. A matrícula em disciplina deverá ser feita pelo aluno ingressante através do Sistema Janus (https://uspdigital.usp.br/janus) obedecendo ao Calendário Escolar do Programa de Pós-Graduação.
 

DIVULGAÇÃO, CRONOGRAMA E LOCAL DE PROVAS: 

Todas as etapas do processo seletivo serão divulgadas na página do Departamento de Filosofia no endereço eletrônico http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo, conforme previsto no cronograma que segue abaixo:  

06 a 10 de agosto de 2018

Período de inscrições on-line

20 de agosto de 2018

Divulgação do deferimento das inscrições e dispensa de provas

21 e 22 de agosto de 2018

Período de solicitação de apresentação de recursos

27 de agosto de 2018

Divulgação da lista final de deferimento das inscrições e dispensas das provas

04 de setembro de 2018

Prova de Proficiência em Língua Estrangeira

  • - Horário: às 14h
  • - Local: salas 111 (Mestrado) e 117 (Doutorado)

05 de setembro de 2018

Prova de Filosofia

  • - Horário: às 14h
  • - Local: salas 111 (Mestrado) e 117 (Doutorado)

05 de outubro de 2018

Divulgação do resultado das provas de filosofia e de proficiência em língua estrangeira
Divulgação da composição das Bancas Examinadoras de cada área de concentração.

08 a 09 de outubro de 2018

Período de recebimento de recursos e pedidos de reavaliação

15 de outubro de 2018

Resposta aos recursos e pedidos de reavaliação

29 de outubro a 09 de novembro de 2018

Período das arguições pelas Bancas Examinadoras

06 de dezembro de 2018

Divulgação do resultado

05 e 06 de dezembro de 2018

Período de recebimento de recursos e pedido de revisão de pontuação da arguição

11 de dezembro de 2018

Divulgação resultado final

LOCAL DAS PROVAS:

As provas serão aplicadas no Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária – São Paulo – SP, CEP 05508-010.

  • CANDIDATOS AO MESTRADO: SALA 111
  • CANDIDATOS AO DOUTORADO: SALA 117
  • CANDIDATOS AO DOUTORADO DIRETO: a definir no dia, quando houver.

HORÁRIO DAS PROVAS:

ÀS 14 HORAS DE ACORDO COM HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA.

Outras considerações:

Bolsas de estudo: O Programa não garante bolsa de estudos para os candidatos selecionados. A oferta de bolsas dependerá da disponibilidade das agências financiadoras; e sua alocação obedecerá edital específico.

Maiores informações:

Processo seletivo: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo

Fale conosco: http://filosofia.fflch.usp.br/faleconosco. Assunto: “Informações sobre ingresso na Pós-graduação”

Departamento de Filosofia, Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, sala 1007. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária – São Paulo – SP, CEP 05508-010. Horário de atendimento: das 11h00 às 20h00. 

 

ANEXO 1

Relação de áreas e orientadores que participam deste edital:

História da Filosofia Antiga

Luiz Henrique Lopes dos Santos
Marco Antonio de Avila Zingano
Mario Miranda Filho 

História da Filosofia Medieval

Carlos Eduardo de Oliveira
Jose Carlos Estêvão
Lorenzo Mammi
Moacyr Ayres Novaes Filho 

História da Filosofia Moderna I

Homero Silveira Santiago
Luís César Guimarães Oliva
Luiz Henrique Lopes dos Santos 

História da Filosofia Moderna II

Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola
Maurício Cardoso Keinert
Pedro Paulo Garrido Pimenta 

História da Filosofia Contemporânea

Alex de Campos Moura
Carlos Alberto Ribeiro de Moura
Eduardo Brandão
Marcus Sacrini Ayres Ferraz 

Estética

Leon Kossovitch
Luiz Fernando Batista Franklin de Matos
Márcio Suzuki
Marco Aurélio Werle
Oliver Tolle 

Ética e Filosofia Política

Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros
Maria das Graças de Souza
Milton Meira do Nascimento
Olgária Chain Feres Matos
Renato Janine Ribeiro
Rolf Nelson Kuntz
Sérgio Cardoso
Silvana de Souza Ramos 

Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem

Edelcio Gonçalves de Souza
João Vergílio Gallerani Cuter
Rodrigo Bacellar da Costa e Silva
Andreia Loparic 

Teoria das Ciências Humanas

Luiz Sérgio Repa
Ricardo Ribeiro Terra
Vladimir Pinheiro Safatle 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

Caetano Ernesto Plastino
José Raymundo Novaes Chiappin
Marcos Barbosa de Oliveira
Osvaldo Frota Pessoa Júnior
Pablo Rubén Mariconda
Valter Alnis Bezerra

 

ANEXO 2

Modelo para a capa do projeto de pesquisa:

 

NOME:

ÁREA:

TÍTULO DO PROJETO:

 

 

 

 

 

 

 

MODELO

 

 

ANEXO 3

 

Tabela de equivalência para o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas:

Língua

Tipo

Nível mínimo exigido

(CEFR level B2)

alemão

Goethe-Institut

Goethe-Zertifikat B2
Zertifikat Deutsch für den Beruf (ZDfB)

alemão

TestDaF

TDN 3—TDN 4

inglês

IELTS

5.5 a 6.5 (5.5 é a margem)

inglês

TOEIC

400 - 485 (listening) 385 - 450 (reading)

inglês

TOEFL (IBT)

72-94 (total)
18-23 (reading)
17-21 (listening)
20-24 (speaking)
17-23 (writing)

inglês

TOEFL (ITP)

543

inglês

Cambridge exam

FCE (GRADE B/C); CEA (Level B2);

francês

CIEP Alliance française diplomas

TCF B2 (B2: Intermediário avançado (400 a 499 pontos)/ DELF B2

italiano

CELI

CELI3

italiano

CILS

CILS Dois B2(CILS DUE – B2)

italiano

PLIDA (Dante Alighieri Society diplomas)

PLIDA B2

 

 

 

 

Errata do Edital para o processo seletivo de ingresso na Pós-graduação

Baixar errata: PDF

A Comissão Coordenadora do Programa de Filosofia para o Processo Seletivo para INGRESSO NO ANO DE 2019 nos cursos de Mestrado e de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, comunica a todos quantos virem o presente Edital ou dele tiverem conhecimento as seguintes ERRATAS:

 

Onde se lê: a) O candidato que estiver concluindo o curso de Mestrado, deverá, no ato da inscrição, dar ciência e aceitação de termo de compromisso, pelo qual se compromete a ter defendido (se aluno da USP) ou apresentar documento comprobatório (ata) de defesa (se aluno externo à USP) até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar a ser divulgado no endereço eletrônico: http://pos.fflch.usp.br.

Leia-se: a) O candidato que estiver concluindo o curso de Mestrado, deverá, no ato da inscrição, dar ciência e aceitação de termo de compromisso, pelo qual se compromete a ter defendido até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar a ser divulgado no endereço eletrônico: http://pos.fflch.usp.br.

 

Onde se lê: b) O candidato que estiver concluindo o curso de Mestrado fora da USP e que ainda não possui o Diploma deverá anexar uma declaração (conforme modelo: http://pos.fflch.usp.br/node/317) a ser obtida junto à Universidade de origem do candidato.  Na falta deste, se aprovado em seleção, o documento deverá ser entregue até o último dia previsto no Calendário Escolar, para a matrícula dos alunos ingressantes, pessoalmente no Serviço de Pós-graduação ou através do e-mail posfflch@usp.br.

Leia-se: b) O candidato que tiver concluído o curso de Mestrado fora da USP e que ainda não possui o Diploma deverá anexar uma declaração (conforme modelo: http://pos.fflch.usp.br/node/317) a ser obtida junto à Universidade de origem do candidato.  Na falta deste, se aprovado em seleção, o documento deverá ser entregue até o último dia previsto no Calendário Escolar para a matrícula dos alunos ingressantes, pessoalmente no Serviço de Pós-graduação ou através do e-mail posfflch@usp.br.

 

Comissão Coordenadora do Programa
São Paulo, 31 de julho de 2019

Deferimento das inscrições para ingresso no programa de Pós-graduação em 2019

LISTA PROVISÓRIA DE DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES

Processo seletivo de Pós-graduação em Filosofia para ingresso em 2019

Prezados candidatos,

estará disponível dias 21 e 22 de agosto de 2018, formulário para solicitação de recurso de indeferimento e/ou correção de divergência de informações no endereço eletrônico http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo/recursos, consulte abaixo e certifique-se das informações prestadas:

Atenção: as inscrições INDEFERIDAS se encontram em tabela abaixo das inscrições deferidas.

 

Inscrições DEFERIDAS:

ID

Nome completo

Curso

Prova de Proficiência em Língua Estrangeira

Prova de Filosofia

Área Pretendida

6885

Adriana Aparecida das Virgens

ME

INGLÊS

 

Estética

6734

Adriana Chimenez Aviles de Lima

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Moderna I

6966

Adriana Pereira Matos

DO

ITALIANO

DISPENSADO: Seleção de  06/09/2016  7,0 (sete)

Teoria das Ciências Humanas

6753

Aduilson Alves Costa

ME

DISPENSADO: seleção de 08/09/2015 ITALIANO 5,0 (cinco)

DISPENSADO: seleção de 06/09/2016 5,75 (cinco e setenta e cinco)

Estética

6914

Ailton Luiz Pereira Takayama

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6748

Alex Antônio Rosa Costa

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

6837

Alexandre Chaves Filho

ME

DISPENSADO conforme certificado TOEFL ITP 663 (Inglês)

 

Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem

6958

Alexssandro Santos de Souza

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6918

Aline Dainez da Costa

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Medieval

6839

Alisson Ramos de Souza

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

6832

Alvaro Hadad Filho

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: seleção de 06/09/2016 6,5 (seis e cinco)

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6993

Álvaro Lazzarotto de Almeida

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2016 6,25 (seis e vinte e cinco)

Ética e Filosofia Política

6980

Ana Beatriz Barbosa de Carvalho e Silva

DO

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 7,0 (sete)

História da Filosofia Antiga

6964

Ana Carolina Dias Silva

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6926

André Adriano do Nascimento da Silva

DO

ITALIANO

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6759

André Aureliano Fernandes

ME

INGLÊS

 

Estética

6894

André Gomes Quirino

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Antiga

6864

Andre Kviatkovski

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6751

André Luiz Avelino

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 FRANCÊS 8,0 (oito)

DISPENSADO: seleção de 06/09/2016 7,5 (sete e cinco)

História da Filosofia Contemporânea

6984

André Rodrigues Ferreira Perez

DO

ALEMÃO

 

História da Filosofia Moderna II

6928

Anna Paula Marques Haddad Basso

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

6995

Antonio de Azambuja Melo

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6969

Artur Augusto Abdalla Renzo

ME

INGLÊS

 

Estética

6806

Beatriz Laporta

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/17  FRANCÊS 7,5 (sete e cinco)

 

História da Filosofia Moderna I

6937

Bruna Neves Barbosa

ME

DISPENSADO: Seleção em 09/09/2013 INGLÊS 6,0 (seis)

 

Ética e Filosofia Política

6803

Bruno de Figueiredo Alonso

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Antiga

6959

Bruno Gonçalves Moreira

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Moderna I

6905

Caio Felix dos Santos

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6973

Carine Gomes Cardim Laser

DO

DISPENSADA: Seleção em 05//09/2017 ALEMÃO 6,25 (seis e vinte e cinco)

DISPENSADA: seleção de 06/09/2016 7,5 (sete e cinco)

Teoria das Ciências Humanas

6846

Carlos Alberto Guzzo

ME

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6957

Carlos Henrique Benigno Pazetto

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6857

Carolina Bernardini Antoniazzi

ME

DISPENSADO conforme certificado TOEFL ITP 577 (Inglês)

DISPENSADA: Seleção em 06/09/2017 7,0 (sete)

Ética e Filosofia Política

6829

Carolina Dias Bezerra Nobrega

ME

DISPENSADA: Seleção de 07/04/2014 INGLÊS 8,0 (oito)

 

Teoria das Ciências Humanas

6856

Chaianne Maria da Silva Faria

DO

ITALIANO

 

História da Filosofia Moderna I

6920

Christian Athayde das Chagas

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Antiga

6912

Christian Marrcel de Amorim Perret Gentil Dit Maillard

DO

FRANCÊS

 

Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem

6817

Clêmie Ferreira Blaud

DO

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6916

Crislaine Vanessa dos Santos Alves

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6843

Cristian Vasconcellos Paoletti

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Moderna I

6838

Cristine Reis Oittica

DO

INGLÊS

 

História da Filosofia Moderna I

6765

Dani Barki Minkovicius

ME

Dispensado conforme certificado République Française (Alliance Française) DELF B2 (Francês)

 

História da Filosofia Contemporânea

6756

Daniel Ballester Marques

DO

DISPENSADO: Seleção de 30/03/2015 FRANCÊS  9,5 (nove e cinco)

 

História da Filosofia Contemporânea

6801

Daniel Chiaretti

DO

ITALIANO

 

Ética e Filosofia Política

6766

Daniel Peluso Guilhermino

DO

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 FRANCÊS 9,5 (nove e cinco)

DISPENSADO: seleção 09/09/2015 7,5(sete e cinco)

História da Filosofia Contemporânea

6799

Daniel Rodrigues da Costa

DO

INGLÊS

 

História da Filosofia Medieval

6897

Daniel Valente Pedroso de Siqueira

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção em 06/09/2017 6,0 (seis)

Teoria das Ciências Humanas

6917

Daniela Cunha Blanco

DO

FRANCÊS

 

Estética

6777

Danilo Miranda Rodrigues

ME

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção em 06/09/2017 5,0 (cinco)

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6941

Danilo Montingelli

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6757

Dario Cintra de Negreiros Ribeiro

DO

INGLÊS

 

História da Filosofia Moderna I

6821

Denis Blum Ratis e Silva

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Moderna I

6840

Diego Mantoanelli Silva

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6933

Diemmenson Miguel Maria dos Santos

ME

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção em 06/09/2017 5,0 (cinco)

Ética e Filosofia Política

7003

Dirceu Luiz Hermann

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6874

Duanne de Oliveira Ribeiro

DO

FRANCÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6811

Durval Santos Gentil

ME

INGLÊS

 

Estética

6989

Edilene Alves Bezerra

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: seleção de 09/09/2015 6,0 (seis)

História da Filosofia Moderna I

6782

Eduardo Francisco de Oliveira Junior

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6963

Edvan Aragão Santos

DO

DISPENSADO: Seleção em 05/09/2017 FRANCÊS 8,0 (oito)

DISPENSADO: Seleção em 06/09/2017 7,0 (sete)

Estética

6960

Elis Joyce Gunella

DO

INGLÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

6901

Euclides Torres Ometto Stolf

ME

INGLÊS

 

Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem

6886

Fábio Morales Namura

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 INGLÊS 6,0 (seis)

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6762

Felipe Catalani

DO

DISPENSADO conforme certificado TestDaF TDN5 (Alemão)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 7,25 (sete e vinte e cinco)

História da Filosofia Contemporânea

6879

Felipe Fernandes Fagundes de Carvalho

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 7,5 (sete e cinco)

Teoria das Ciências Humanas

6948

Felipe Maia da Silva

DO

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 8,5 (oito e cinco)

História da Filosofia Contemporânea

6932

Felipe Sarkis Frank do Vale

ME

INGLÊS

 

Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem

6876

Filipe José Macêdo de Barros

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6956

Flávio Roberto Naval Machado

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6915

Francis Armando dos Santos

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6904

Frederico de Souza Queiroz Thompson

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6991

Gabriel da Costa

DO

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de  09/09/2015 8,5 (oito e cinco)

Estética

6827

Gabriel Ferri Bichir

DO

FRANCÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6955

Gerson Vasconcelos Luz

DO

ITALIANO

 

Ética e Filosofia Política

6974

Guilherme Antoinio Medeiros de Oliveira

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6744

Guilherme Grané Diniz

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

6954

Guilherme Kasmanas Godinho

ME

DISPENSADO conforme certificado Idioma sem Fronteiras (TOEFL ITP) C1 (Inglês)

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6810

Gustavo de Azevedo Torrecilha

ME

DISPENSADO conforme certificado TOELFL iBT 103 (Inglês)

 

Estética

6998

Gustavo Santana de Morais

ME

FRANCÊS

 

Estética

6962

Gustavo Sarti Mozelli

DO

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2016 INGLÊS 6,0 (seis)

DISPENSADO: Seleção 06/09/2016 8,0 (oito)

Teoria das Ciências Humanas

6774

Jefferson de Oliveira Rodrigues

ME

ITALIANO

 

História da Filosofia Antiga

6895

João Batista Magalhães Prates

ME

DISPENSADO conforme certificado TOELFL ITP 603 (Inglês)

 

Ética e Filosofia Política

6972

João Gabriel da Silva Pinto Filho

DO

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6833

João Paulo Rodrigues

DO

DISPENSADO: seleção de 05/09/2016 ALEMÃO 7,0 (sete)

DISPENSADO: seleção de 06/09/2016 6,5 (seis e cinco)

Teoria das Ciências Humanas

7001

João Pedro da Luz Neto

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Medieval

6797

Jonas Leito Siqueira

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Medieval

7058

José Augusto Cereijido Altran

DO

DISPENSADO: Seleção de 30/03/2015 FRANCÊS 6,0 (seis)

 

Ética e Filosofia Política

6872

José Feres Sabino

DO

ALEMÃO

 

Estética

6815

José Franco dos Santos Junior

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6935

Jose luiz Machado de Souza Sobrinho

ME

INGLÊS

 

Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem

6947

Juan Diego Pulido Gomez

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 INGLÊS 5,0 (cinco)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 7,75 (sete e setenta e cinco)

Estética

6921

Juan Sebastian Peralta Ricci

DO

INGLÊS

 

Estética

6868

Júlia Aschermann Mendes de Almeida

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Moderna II

6761

Juliano Bonamigo Ferreira de Souza

DO

DISPENSADO conforme certificado IELTS C1 (Inglês) / Diplôme Approfondi de Langue Française DALF C1 (Francês)

 

História da Filosofia Contemporânea

6822

Julio de Souza Comparini

DO

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 FRANCÊS 9,0 (nove)

 

História da Filosofia Antiga

6946

Kaique Polino Ruvollo

ME

DISPENSADO conforme certificado FCE - Cambridge ESOL Level 1 Certificate (First) Grade B (B2) (Inglês)

 

História da Filosofia Moderna I

6990

Kaique Sousa Silva

ME

FRANCÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

7000

LEANDRO GOMES DA SILVA

ME

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6813

Letícia Ferruzzi Sacchetin

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6945

Lucas Batista Axt

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017  FRANCÊS 9,0 (nove)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 8,0 (oito)

Teoria das Ciências Humanas

6893

Lucas Casemiro Brizon

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6845

Lucas de Oliveira Maciel

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6789

Lucas Melo Souza

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6778

Lucas Paolo Sanches Vilalta

DO

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6978

Luciana Previtalli Alves de Mello

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6830

Luciano André Palm

DO

ITALIANO

 

História da Filosofia Antiga

6888

Luís Fábio Guerra Spira

DO

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6844

Luiz Fernando Pereira de Aguiar

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015  8,0 (oito)

História da Filosofia Medieval

6738

Luiz Gonzaga Camargo Nascimento

DO

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 7,0 (sete)

História da Filosofia Moderna II

6891

Lutti Mira Salineiro

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6981

Lyzia Gabirobertz Pimenta

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6968

Maisa Lovo Pilla

ME

DISPENSADA: Seleção de 05/09/2017 INGLÊS 7,0 (sete)

DISPENSADA: Seleção de 06/09/2017 5,0 (cinco)

Estética

6755

Marcela Ravagnani Donadi

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6855

Marcello Cavichioli Junior

ME

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 5,0 (cinco)

História da Filosofia Medieval

6883

Marcos Fernandes d´Aguiar

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6871

Marcus Vinicius da Conceição Felizardo

ME

FRANCÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6869

Maria Isabel Gonçalves de Souza Nogueira da Silva

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Medieval

6873

Mariana Cavichioli Gomes Almeida

ME

INGLÊS

 

Estética

6863

Mariana Di Stella Piazzolla

ME

DISPENSADO: Seleção de 08/09/2015 INGLÊS 6,0 (seis)

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 7,25 (sete e vinte e cinco)

Ética e Filosofia Política

6769

Mario Antunes Marino

DO

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 INGLÊS 8,0 (oito)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 8,0 (oito)

Ética e Filosofia Política

7002

Martina Ribeiro Florêncio

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6862

Mateus Gonçalves de Medeiros

DO

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6986

Mateus Perez Jorge

ME

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2013  INGLÊS  5,0 (cinco)

 

História da Filosofia Contemporânea

6985

Matheus Gabriel Giusti Fernandes

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6889

Matheus Romero de Morais

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Moderna I

6736

Mbaidiguim Djkoldigam

ME

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6802

Melissa Tami Otsuka

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6826

Michel Amary Neto

DO

DISPENSADO: Seleção 08/09/2015 INGLÊS 6,5 (seis e cinco)

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 7,5 (sete e cinco)

Ética e Filosofia Política

6867

Michele Regina Bora

ME

FRANCÊS

 

Estética

6784

Natali Amaral Azevedo

ME

INGLÊS

 

Estética

6816

Nelson José de Camargo

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Antiga

6861

Neusa Monteiro

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2016 INGLÊS 7,0 (sete)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2016 5,0 (cinco)

Estética

6890

Nicolau Spadoni

ME

FRANCÊS

 

Estética

6760

Nina Clarice Montoto

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 INGLÊS 5,0 (cinco)

 

História da Filosofia Medieval

6979

Pablo Souto Maior Harduin

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015  9,0 (nove)

História da Filosofia Antiga

6898

Paula de Toledo Ordonhes

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6820

Paula Feijó de Medeiros

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

6977

Paulo Fernando Silva Amaral

ME

DISPENSADO conforme certificado Diplôme Approfondi de Langue Française  DELF B2 (Francês)

 

Teoria das Ciências Humanas

6953

Paulo Jorge Barreia Leandro

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

6909

Paulo Ricardo Vidal

ME

INGLÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6773

Pedro Bravo de Souza

DO

DISPENSADO conforme certificado TOELFL ITP 553 (Inglês)

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6908

Pedro de Carvalho Naletto

ME

INGLÊS

 

Estética

6870

Pedro Ivan Moreira de Sampaio

DO

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 FRANCÊS 7,0 (sete)

 

História da Filosofia Contemporânea

6794

Pedro Luiz Stevolo

ME

INGLÊS

 

Estética

6975

PEDRO MATEO BÀEZ KRITSKI

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 6,0 (seis)

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6878

Pedro Moreira Graça

DO

FRANCÊS

 

Estética

6965

Priscila Aragão Zaninetti

DO

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6934

Rafael Augusto da Silva

ME

INGLÊS

 

Estética

6899

Rafael dos Santos Molinari

ME

DISPENSADO: seleção de 07/04/2014 FRANCÊS 6,0 (seis)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 7,0 (sete)

História da Filosofia Antiga

6971

Rafael Lopes do Valle

ME

DISPENSADO conforme certificado Idioma sem Fronteiras B2 (TOEFL ITP) (Inglês)

 

Estética

6805

Rafael Molina

ME

DISPENSADO: Seleção de 04/2014 INGLÊS 9,0 (nove)

 

História da Filosofia Contemporânea

6752

Rafael Teruel Coelho

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 INGLÊS 6,0 (seis)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2016 8,25 (oito e vinte cinco)

História da Filosofia Moderna I

6997

Rebeca Santos de Oliveira

ME

INGLÊS

DISPENSADA: Seleção de 06/09/2017  6,75 (seis e setenta e cinco)

Estética

6910

Renê Hamilton Dini Filho

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 6,5 (seis e cinco)

História da Filosofia Contemporânea

6943

Ricardo Fernandes dos Santos

ME

DISPENSADO conforme certificado Diplôme Approfondi de Langue Française DALF C1 (Francês)

 

História da Filosofia Contemporânea

6860

Ricardo Jose de Almeida

ME

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2016 5,0 (cinco)

Ética e Filosofia Política

6783

Ricardo Polidoro Mendes

ME

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

6961

Roberta Castrioto Browne

DO

FRANCÊS

 

Estética

6770

Rodney Ferreira

ME

INGLÊS

 

Estética

6939

Rodolfo Teixeira Martins

ME

DISPENSADO conforme certificado TOEFL ITP 623 (Inglês)

 

História da Filosofia Contemporânea

6919

Rodrigo Camilo Camargo

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Medieval

6793

Rodrigo Morales Bertucci

ME

DISPENSADO: Seleção de 30/03/2015 FRANCÊS 8,0 (oito)

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 6,0 (seis)

Teoria das Ciências Humanas

6853

Rogério Bettin

DO

FRANCÊS

 

Teoria das Ciências Humanas

6818

Roney Lopes Brito

DO

DISPENSADO conforme certificado Exame de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira - COPESE - UFPI 78,5 (Francês)

DISPENSADO: Seleção 06/09/2017   6,5 (seis e cinco)

História da Filosofia Contemporânea

6865

Sabrina Acosta

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6992

Samuel Santos da Silva

ME

FRANCÊS

 

História da Filosofia Medieval

6987

Saulo Lance Reis

ME

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2016 FRANCÊS 9,5 (nove e cinco)

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2016 8,5 (oito e cinco)

Teoria das Ciências Humanas

6927

Sergio da Costa Oggioni

DO

ITALIANO

 

História da Filosofia Moderna II

6929

Shirlei Maria Horta

ME

DISPENSADA: Seleção 05/09/2017 INGLÊS 6,0 (seis)

 

História da Filosofia Antiga

6880

Silvia Feola Gomes de Almeida

DO

FRANCÊS

 

História da Filosofia Antiga

6834

Sizinio Lucas Ferreira de Almeida

DO

DISPENSADO conforme certificado Exame de Proficiência em Língua Estrangeira da Posgrap - UFS 7,0 (Inglês)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017  7,0 (sete)

Ética e Filosofia Política

6982

Tatiana Aparecida Picosque

DO

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6970

Thiago Luiz de Sousa

DO

FRANCÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2016 6,0 (seis)

História da Filosofia Contemporânea

6788

Thiago Silvério Barbosa

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6911

Tiago de Jesus Sousa

DO

ITALIANO

 

História da Filosofia Contemporânea

6812

Tiago Nunes Soares

DO

DISPENSADO: Seleção de 05/09/2017 FRANCÊS 8,0 (oito)

DISPENSADO: Seleçaõ de 06/09/2017  8,5 (oito e cinco)

História da Filosofia Contemporânea

6779

Tito Botelho de Faria

ME

DISPENSADO: Seleção de 08/09/2015 INGLÊS 5,0 (cinco)

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015  8,0 (oito)

Teoria das Ciências Humanas

6988

Victor Cezar Ferreira

ME

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017  7,5 (sete e cinco)

Estética

6983

Victor Danilo Bessa Roque de Moraes

ME

DISPENSADO: Seleção 05/09/2017 INGLÊS 7,0 (sete)

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 5,0 (cinco)

História da Filosofia Antiga

6884

Victor Gonçalves de Sousa

DO

ALEMÃO

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015  8,0 (oito)

História da Filosofia Antiga

6922

Victor Nicolau Sholl de Freitas Lima

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6900

Vinícius da Silva Gonçalves

ME

FRANCÊS

 

História da Filosofia Medieval

6923

Vinicius Jose Fecchio Gueraldo

DO

FRANCÊS

 

Estética

6775

Viviane Cristina Rodrigues Carnizelo

ME

DISPENSADO: Seleção de 08/09/2015  INGLÊS 8,0 (oito)

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 8,5 (oito e cinco)

História da Filosofia Moderna II

6828

Waldir Moreira de Sousa

ME

INGLÊS

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

6866

Wanda Rodrigues Marques

ME

DISPENSADA: Seleção de 08/09/2015 INGLÊS 7,0 (sete)

 DISPENSADA: Seleção  de 09/09/2015  7,0 (sete)

Estética

6858

Willi Perri da Silva

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

6902

William de Jesus Teixeira

ME

DISPENSADO conforme certificado TOEFL ITP 563 (Inglês)

 

História da Filosofia Moderna I

6776

Willian Cardoso

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Antiga

6842

Yasmin Afshar Fernandes Abdollahyan

DO

ALEMÃO

 

Teoria das Ciências Humanas

6951

YASMIN CAMPOS NIGRI

DO

ALEMÃO

 

Estética

 

Inscrições INDEFERIDAS:

Prezados candidatos,

estará disponível dias 21 e 22 de agosto de 2018, formulário para solicitação de recurso de indeferimento e/ou correção de divergência de informações no endereço eletrônico http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo/recursos, consulte abaixo e certifique-se das informações prestadas:

ID

Nome completo

Curso

Prova de Proficiência em Língua Estrangeira

Prova de Filosofia

Área Pretendida

Motivo do indeferimento da inscrição

6949

Caroline Scotti Vilain

DO

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

O arquivo do projeto de pesquisa corrompido

6877

Flavio Nunes De Paula

ME

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 09/09/2015 6,75 (seis e setenta e cinco)

História da Filosofia Moderna I

O arquivo do projeto pede senha para abrir. Histórico sem data de colação e diploma sem o verso.

6999

Francisco Silva Neto

ME

INGLÊS

DISPENSADO: Seleção de 06/09/2017 5,75 (cinco e setenta e cinco)

Estética

Falta o histórico escolar da Graduação compatível com o Diploma apresentado.

6768

João José de Santana

ME

ITALIANO

 

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

Comprovante pagamento e diploma da graduação ilegíveis

6936

Juliana Marques Saraiva

DO

FRANCÊS

 

Ética e Filosofia Política

Histórico escolar da Graduação incompleto

6944

Juliano Rabello

DO

ALEMÃO

 

Estética

Curriculum ilegível

6786

Lucas Secanechia Pereira

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

RG incompleto

6930

Luiz Fernando de Oliveira Proença

DO

INGLÊS

 

História da Filosofia Contemporânea

Histórico escolar incompleto e Diploma ilegível.

6804

Matheus Ichimaru Bedendo

DO

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

Capa do Projeto não segue o padrão do edital

6952

Natália Acurcio Cardoso

ME

DISPENSADO conforme certificado Diplôme Approfondi de Langue Française DALF C1 (Francês)

 

Estética

Capa do Projeto não segue o padrão do edital

6976

Ricardo Malheiros Pinto

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

Falta o histórico escolar da Graduação compatível com o Diploma apresentado.

6854

Rodrigo Galente

ME

INGLÊS

 

História da Filosofia Moderna I

Histórico Escolar incompleto

6996

Talita Siqueira Cavaignac

DO

ALEMÃO

DISPENSADA: Seleção de 06/09/2016 8,0 (oito)

História da Filosofia Moderna II

Histórico faltando data da colação de grau

6913

Thais Alves De Brito Lazzari

ME

INGLÊS

 

Ética e Filosofia Política

Capa do Projeto não segue o padrão do edital (não é possível apresentar projeto para duas áreas)

 

Resultado do Processo Seletivo de Ingresso na Pós-graduação em 2019

 

A ser divulgado conforme cronograma de Edital.