Avisos da Pós-graduação

Recurso para as provas do processo seletivo de ingresso na Pós-graduação 2018

Prezadas(os) candidatas(os),

Recursos ao resultado das provas do processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação podem ser apresentados mediante   formulário anexo, ou uma mensagem eletrônica. Nos dois casos, o pedido deve ser enviado para o endereço eletrônico inscr.posdf@usp.br, com a seguinte linha de assuntoRECURSO FILOSOFIA 2018.

Período de recebimento de recursos: 04 a 06 de outubro de 2017

Resultado das provas, calendário das bancas examinadoras e recursos - Pós-graduação 2018

Resultado das provashttp://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/resultadoprovas
Calendário das bancas examinadoras: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/arguicao

Prezadas(os) candidatas(os),

Recursos ao resultado das provas do processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação podem ser apresentados mediante   formulário anexo, ou uma mensagem eletrônica. Nos dois casos, o pedido deve ser enviado para o endereço eletrônico inscr.posdf@usp.br, com a seguinte linha de assuntoRECURSO FILOSOFIA 2018.

Período de recebimento de recursos: 04 a 06 de outubro de 2017

Concessão de cota para Passe Escolar da Pós-graduação

Os alunos da Pós-graduação que desejarem solicitar concessão de cota para Passe Escolar deverão apresentar, junto ao SAS, o Atestado de Matrícula com disciplinas ou a Declaração de Matrícula simples (caso não estejam mais cursando disciplinas) e Declaração de frequência semanal à Universidade, conforme documento em anexo, assinada pelo orientador e carimbado pela Secretaria do Departamento de Filosofia.

 Declaração de frequência semanal (2017)

Para saber como proceder para enviar essas documentações, acesse: http://sites.usp.br/sas/passe-escolar/

Resultado do Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Filosofia pelo Convênio de Doutorado Interinstitucional CAPES/DINTER entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Federal do Acre

Código

Nome completo

Nível Pretendido

Prova de Proficiência em Língua Estrangeira

Prova Específica de Filosofia

Pontuação da Arguição

Resultado Final

Orientador Designado

ID:3934

Aristides Moreira Filho

DO

8,0

7,0

35

Aprovado

Caetano Ernesto Plastino

ID:3936

Carlos Paula de Moraes

DO

9,0

7,0

35

Aprovado

Carlos Eduardo de Oliveira

ID:3939

Eduardo Antônio Pitt

DO

7,0

7,0

36

Aprovado

João Vergilio Gallerani Cuter

ID:3937

Guilherme da Silva Cunha

DO

6,0

6,0

40

Aprovado

Oliver Tolle

ID:3941

Hélio Camilo Rosa

DO

6,0

4,0

28

Reprovado

-

ID:3927

Joel Bezerra Lima

DO

6,5

4,5

30

Reprovado

-

ID:3940

Leidan Rogério Cronossgoldbberger Oliveira

DD

7,0 – 7,0

7,0

40

Aprovado

Maurício Cardoso Keinert

ID:3944

Manoel Coracy Saboia Dias

DD

7,5 – 7,0

7,0

41

Aprovado

Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros

ID:3938

Maria Ivanilda Souza da Silva

DO

6,0

6,5

35

Aprovado

Mário Miranda Filho

Realocação de disciplina e Inscrição para Aluno Especial

FLF5227 – Teoria das Ciências Humanas (Lacan: Psicanálise, Política e Ontologia) (REMANEJADA)
Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle

DISCIPLINA Remanejada para o Instituto de Psicologia:

FLF5227 – Teoria das Ciências Humanas (Lacan: Psicanálise, Política e Ontologia)
Prof. Dr. Vladimir Safatle

Texto do email recebido na secretaria do Departamento:

"Prezados Senhores,

A pedido do Prof. Nelson da Silva Júnior e do Prof. Vladimir Safatle, gostaria de solicitar a transferência dos alunos da Disciplina FLF5227 Teoria das Ciências Humanas (Lacan: Psicanálise, Política e Ontologia) para a disciplina PST5909 Lacan: Psicanálise, Política e Ontologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do IPUSP cancelando assim a disciplina da FLF5227.
Atenciosamente,
Teresa Peres"

A referida disciplina já ia ser ministrada no Instituto de Psicologia, mas somente agora foi credenciada pelo Programa de Psicologia Social do IP/USP. 
Os alunos matriculados serão remanejados para a disciplina da Psicologia.
Portanto, passa ser responsabilidade do Instituto de Psicologia a inscrição para Estudante Especial. A data da inscrição está no link abaixo. Não haverá mais inscrição pelo site do Departamento de Filosofia

Disciplina: PST5909 - 1: Lacan: psicanálise, política e ontologia
Data inicial: 17/08/2017 - Data final: 08/11/2017
Horário: 5as. das 14 às 17h
Local: Instituto de Psicologia

Estudantes Especiais: Critério de seleção: Interessados: as inscrições para aluno especial serão até 26 de julho com envio de carta de intenção e currículo para ccppsicologiasocial@usp.br

USP/Universidade Federal do Acre - CAPES/DINTER

USP/Universidade Federal do Acre
CAPES/DINTER

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu, na última semana (11 a 14/07), a visita do coordenador do DINTER do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo, Alberto Ribeiro. O professor veio ao Acre participar do processo que seleciona candidatos para o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Filosofia fruto de uma parceria entre as duas instituições.

Na ocasião, Ribeiro reuniu-se com a vice-reitora da instituição, Guida Aquino, com o pró-reitor de pesquisa e pós graduação, Josimar Batista, e com o coordenador do Dinter Filosofia na Ufac, João Lima, para tratar de detalhes do andamento do projeto.

O Dinter em Filosofia foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em novembro do ano passado com o objetivo de qualificar, por meio de titulação, docentes efetivos da Ufac e fixar doutores na Amazônia.

Ao todo, estão sendo selecionados oito futuros doutorandos, com projetos de pesquisas que contemplem uma das seguintes linhas de pesquisa: História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências; Estética e Filosofia da Arte; e Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas.

Os professores aprovados terão a oportunidade de participar do mais antigo Programa de Pós-Graduação em Filosofia do país, com avaliação máxima da Capes. “Historicamente, o Programa de Pós Graduação em Filosofia da USP tem o compromisso de auxiliar na formação de professores de universidades públicas fora do eixo sul-sudeste”, justificou Ribeiro.

Para João Lima, além da qualificação dos professores, o Dinter possibilitará a consolidação de grupos institucionais de pesquisas na área. “Esse grupo que retornará do Dinter terá um importante papel no processo de fortalecimento do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e nas ações de ensino, pesquisa e extensão na área de Filosofia no Estado”.

Atualmente, o quadro total de docentes efetivos da Ufac conta 325 professores doutores, 264 mestres e 77 especialistas. “Além de qualificar nosso quadro efetivo, estaremos consolidando novas pesquisas na região e nos preparando para, no futuro, propor uma pós-graduação na área aqui mesmo na nossa região”, ponderou Josimar Batista.

Páginas