Horário de atendimento ao público da secretaria do Departamento de Filosofia no período de férias

De 18 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019: das 09h às 18h.


Avisos da Pós-graduação

Informações essenciais aos ingressantes da Pós-graduação

Informações essenciais aos ingressantes da Pós-graduação:

  1. Os novos pós-graduandos deverão entregar até o dia 11/01/2019[1] pessoalmente ou e-mail (inscr.posdf@usp.br ) o  formulário de confirmação de matrícula
    [1] Em decorrencia do processo de seleção de bolsas, retificamos que a data limite para confirmação de matrícula foi adiantada para o 11/01/2018. 
  2. Os novos pós-graduandos deverão entrar em contato pessoalmente ou por e-mail (consultar a página dos professores em filosofia.fflch.usp.br/docentes) com os orientadores designados para tratar de assuntos relacionados a sua vida acadêmica;
  3. Informar-se no site do departamento sobre o regimento da Pós-graduaçãoregulamento do programa, e as informações sobre entrega de relatório e produção.
  4. A homologação das matrículas dos ingressantes é feita pela Comissão de Pós-graduação da FFLCH. Para matrícula, bilhete único, carteira estudantil, calendário, dentre outras informações, consulte o endereço eletrônico http://pos.fflch.usp.br .
  5. Pedidos de recurso ou de revisão de pontuação em caso de reprovação deverão ser solitados por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado nos dias 07 e 08 de dezembro 2018 em http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo
  6. ORIENTAÇÃO ACADÊMICA - Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo - Capítulo IV Dos Orientadores - Seção I Das Normas Gerais:

    Artigo 76 – Os alunos ingressantes podem permanecer inicialmente sob a orientação acadêmica do Coordenador de Programa.

    Parágrafo único – Esse tipo de orientação deverá ser limitado ao prazo máximo de cento e oitenta dias e não será considerada no limite máximo de alunos do Coordenador de Programa, conforme o disposto no § 2º do art. 77.

    § 2º do art. 77.

    § 2º – Em caráter excepcional, caberá ao Coordenador de Programa de Pós-Graduação assumir a orientação do aluno, a qual não será considerada no seu limite máximo de alunos por orientador, conforme o disposto no parágrafo único do art. 76.

    Obs.: Os alunos ingressantes nesta modalidade deverão realizar todos os procedimentos de ingresso e aguardar parecer da Coordenação do Programa para a quanto à redefinição de orientador.

Relatório Científico Anual 2018

Prezada(o) aluna(o),

 
estará aberto até dia 15 de dezembro de 2018 o formulário para submissão do Relatório Científico Anual referente ao ano de 2018.  Lembramos que o relatório científico anual é obrigatório a todos os estudantes pós-graduandos em filosofia e deverá ter o aval do orientador. As orientações estão disponíveis no endereço eletrônico:

Comunicado

A chefia do Departamento de Filosofia comunica que, em virtude do falecimento do professor Mário Miranda Filho, estão suspensas as atividades didáticas, de pesquisa e administrativas no dia 13/11/2018. 
 
Reiteramos nosso profundo pesar diante do falecimento de nosso tão estimado professor, pesquisador e colega.  

PORTARIA PARA BOLSISTAS CAPES (Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES)

Prezados Alunos Bolsistas CAPES,

Informamos que foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria CAPES n° 206, de 4 de setembro de 2018 (disponível em: http://www.imprensanacional.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39729251/do1-
2018-09-05-portaria-n-206-de-4-de-setembro-de-2018-39729135
), que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES nos trabalhos realizados com apoio financeiro da CAPES:

PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018

Dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES

O PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 26 do (a) Estatuto, aprovado (a) pelo Decreto nº 8977, de 30/01/2017, e

CONSIDERANDO o indicado nos Editais da CAPES, nos Termos de Compromisso de Bolsista, nos regulamentos de bolsas no exterior e de bolsas no país, no Manual de AUXPE, e no termo de adesão ao Portal de Periódicos;

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo nº 23038.013648/2018-51, resolve:

Art. 1º Os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES, deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido.

Art. 2º Para fins de identificação da fonte de financiamento fica autorizada a utilização do código 001 para todos os financiamentos recebidos.

Art. 3º Deverão ser usadas as seguintes expressões, no idioma do trabalho:

"O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

"This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001"

Art. 4º Fica o pró-reitor de pós-graduação ou congênere, responsável pela divulgação e aplicação da regra dentro das Instituições de Ensino Superior que recebem apoio da CAPES.

Art. 5º A falha em obedecer esta norma implicará em mudanças eventuais nos apoios da CAPES para as instituições e pesquisadores envolvidos, a partir de 2020.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ABILIO A. BAETA NEVES

 Ofício referente à Portaria Portaria CAPES no 206, de 4 de setembro de 2018.
 Portaria Portaria CAPES Nº 206, de 4 de setembro de 2018 que dispõe sobre a obrigatoriedade de citação da CAPES nos trabalhos realizados com apoio financeiro da CAPES
 Portaria Portaria CAPES Nº 206, de 4 de setembro de 2018 (VERSÃO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO)

Esclarecemos ainda, que quaisquer informações referente à bolsa deve ser consultada no endereço eletrônico: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/bolsas

Edital PAE

Prezados alunos,

Estarão abertas, de 22/10/2018 a 12/11/2018 as inscrições para o preenchimento de vagas destinadas à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (online) do PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO - PAE, referentes ao 1º semestre de 2019.
O período de avalização dos ministrantes/orientadores será de 22/10 a 18/11
 
Para maiores informações sobre o PAE, acesse pos.fflch.usp.br/node/153

Aviso sobre aula

FLF5235 – Ética e Filosofia Política
Profa. Dra. Silvana de Souza Ramos
Caros alunos,
Não haverá aula no dia 02/10/2018. FLF5235 – Ética e Filosofia Política (A democracia e o poder do não) ministrada pela Profa. Dra. Silvana de Souza Ramos.  Na semana seguinte haverá aula normalmente, e será marcada a reposição da aula dessa semana.

Páginas