Considerado um pensador racionalista, Leibniz não deixa de também demonstrar um grande interesse pelas questões teológicas de seu tempo, como também incorpora, em muitos de seus escritos, conceitos e doutrinas da Teologia Revelada. Apesar da ausência de um texto do pensador em que suas posições teológicas sejam explícita e sistematicamente expostas, o volume destes escritos propriamente teológicos e a menção frequente dessas doutrinas mesmo nos textos filosóficos de Leibniz conduz à pergunta sobre a presença e o papel da Teologia Revelada no pensamento de Leibniz e a relação de sua filosofia com suas posições teológicas, bem como o estatuto epistemológico das verdades reveladas e a relevância dos problemas e das soluções filosóficas que delas emergem, especialmente se levarmos em conta a presença de conceitos teológicos no universo das discussões filosóficas, que demandam por uma justificação racional. Nesse sentido, ao lado da Lógica – campo em que Leibniz foi pioneiro –, o Direito assume um papel de destaque, seja através do recurso aos métodos dos juristas e à analogia com os processos conduzidos nos tribunais judiciais, visando fundamentar certa presunção de veracidade da Revelação; seja na defesa da justiça divina, em face das dificuldades que emergem do conteúdo das verdades reveladas, a partir de uma jurisprudência universal, cujo fundamento nas verdades eternas do entendimento divino enseja também a defesa de uma visão jusnaturalista do Direito. Assim, mais do que um interesse nas questões teológicas propriamente ditas, pretendemos que o percurso aqui realizado traga alguma luz sobre a epistemologia de Leibniz e sobre sua concepção de racionalidade, nos dando a oportunidade de evidenciar os métodos legítimos de justificação racional num sentido geral no interior da filosofia leibniziana.
CRISTIAN VASCONCELLOS PAOLETTI
Curso
Doutorado
Título da pesquisa
Racionalidade e mistério: a presença da teologia na filosofia de Leibniz
Resumo da pesquisa
Orientador
Luís César Guimarães Oliva
Data da defesa
17/11/2025