Processo Seletivo PPG-Fil 2023

Cronograma

Cronograma - Processo Seletivo PPG-Fil 2023

Todas as etapas e informações referentes ao processo seletivo serão divulgadas na página do Departamento de Filosofia, sempre no endereço eletrônico http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo, conforme a seguinte previsão:

 

CRONOGRAMA

ETAPAS DA SELEÇÃO

25 e 26 de julho

- Período de solicitação de dispensa de pagamento de taxa de inscrição. Informações: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo#outros

01 a 05 de agosto

- Período de inscrições on-line:

22 de agosto

- Divulgação do deferimento das inscrições e dispensa de provas.

24 de agosto

- Recebimento de recursos.

  • Início: 24/08/2022, 08h.
  • Encerramento: 24/08/2022, 18h.

01 de setembro

- Divulgação do resultado dos Recursos;

- Divulgação da lista final das Inscrições e Dispensas das Provas.

- Prazo máximo para a comunicação de instruções prévias para a realização online das Provas

05 de setembro

-Horário para a realização da Prova de Proficiência em Língua Estrangeira:

05/09/2022

  • Para os candidatos que realizarão a prova em apenas uma língua: das 14h até 17h, do Horário de Brasília.
  • Para os candidatos que realizarão a prova em duas línguas: das 14h até 20h30, do Horário de Brasília.

06 de setembro

- Horário para a realização da Prova de Filosofia:

06/09/2022 das14h até 18h, do Horário de Brasília.

30 de setembro

- Divulgação do resultado das provas de Filosofia e de Proficiência em Língua Estrangeira.

03 de outubro

-Recebimento de recursos.

  • Início: 03/10/2022, 08h.
  • Encerramento: 03/10/2022, 18h.

21 de outubro

- Divulgação do Resultado dos Recursos e do Resultado Final das provas de Filosofia e de Proficiência em Língua Estrangeira.

- Divulgação da composição das Bancas Examinadoras.

- Divulgação das orientações sobre a realização das arguições.

25 de outubro a 18 de novembro

- Realização das arguições.

30 de novembro

- Divulgação do Resultado das arguições.

02 de dezembro

- Recebimento de recursos.

  • Início: 02/12/2022, 08h
  • Encerramento: 02/12/2022, 18h.

23 de dezembro

- Divulgação do Resultado Final.

O Prazo limite para a entrega da declaração de interesse em matrícula, bem como a entrega de documentação pendente conforme disposto na ETAPA 3, item 1, previsto para o 1º semestre de 2023, será comunicado pela Secretaria do PPG-Fil aos candidatos aprovados com a devida antecedência

 

Contato

Fale conosco: http://filosofia.fflch.usp.br/faleconosco. Assunto: “Pós-graduação: processo seletivo (ingresso)”.

E-mail: inscr.posdf@usp.br

Edital

Edital - Processo Seletivo PPG-Fil 2023

Baixar edital

O Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPG-Fil) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo comunica a abertura do Processo Seletivo PPG-Fil 2023 para ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Filosofia para ano de 2023. Além dos requisitos gerais do Regimento da Pós-Graduação da USP e das Normas e Procedimentos da Pós-Graduação na FFLCH (http://pos.fflch.usp.br), o PPG-Fil faz exigências próprias especificadas no presente Edital, homologado pela Comissão Coordenadora do Programa.

O processo seletivo compreende três etapas: inscrição, seleção e matrícula.

 

ETAPA 1: DA INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser feita somente por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo/inscricao/2…, iniciando às 08:00 de 01/08/2022 e encerrando às 18:00 de 05/08/2022 do horário de Brasília.

 

Atenção:

  • Recomenda-se o envio da inscrição com antecedência, o PPG-Fil não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos.
  • Não serão aceitas inscrições realizadas fora do prazo estipulado.

 

1. Das vagas:

Nesta seleção será disponibilizado um total de 57 (cinquenta e sete) vagas para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Ao inscrever-se, o candidato indicará a linha de pesquisa e, quando for o caso, a especialidade na qual pretende realizar sua pesquisa, com base na relação do ANEXO 1 ao final deste Edital.

Observação:

  1. Apenas os professores relacionados no já mencionado ANEXO 1 participam deste Edital. Eventuais contatos prévios com potenciais orientadores não têm nenhum valor para este processo seletivo.
  2. O preenchimento total ou parcial das vagas disponibilizadas por este Edital dependerá do número de candidatos inscritos e aprovados. Em nenhuma hipótese o Programa estará obrigado ao preenchimento total das vagas ofertadas.

 

2. Documentos exigidos para a inscrição: Os seguintes documentos deverão ser digitalizados em formato PDF (FRENTE e VERSO no mesmo documento) de até 2MB por arquivo de forma legível, sem cortes, borrões, distorções ou partes desfocadas:

2.1. Comprovantes da Graduação:

  1. Diploma ou, na falta deste, o Certificado de Conclusão do Curso Superior, com data de colação de Grau;
  2. Histórico Escolar de Graduação com data de colação de grau ou documento equivalente para quem ainda não colou grau.

Observações:

  • O diplomado somente em curso de curta duração, ou em cursos livres, não terá direito à inscrição;
  • O candidato que não tiver concluído o Curso Superior até a inscrição para este processo seletivo, deverá, em caso de aprovação nesta seleção, ter colado grau (se aluno da USP) ou apresentar documento comprobatório de colação de grau (se aluno externo à USP) até o último dia reservado à matrícula de ingressantes

 

2.2. Projeto de Pesquisa. Deverá ter entre 15 e 25 páginas (fontes: Arial, Calibri ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5). Os itens do projeto que serão avaliados são: objetivos, problemática, justificativa, fundamentação teórico-metodológica da investigação e bibliografia.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Na capa do projeto/plano de pesquisa deverá constar somente o nome do candidato, título do projeto, linha de pesquisa e, quando for o caso, especialidade na qual pretende realizar sua pesquisa (vide modelo em ANEXO 2 ao final deste Edital).
  • Os projetos e planos de trabalho somente serão avaliados pelas Bancas Examinadoras quando da aprovação do candidato nas provas de Filosofia e de proficiência em língua estrangeira. Projetos submetidos fora das normas apontadas em 2.2, inclusive quanto à capa, serão desclassificados.
  • Exclusivamente para candidatos ao mestrado da linha de pesquisa de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem, permite-se a apresentação, em vez de um projeto de pesquisa, de um plano de trabalho que indique seus estudos prévios na linha de pesquisa e discorra sobre temas e/ou problemas que o interessaram especialmente e sobre os quais pretende desenvolver estudo aprofundado.

 

2.3. Curriculum Vitae (sem comprovantes) – preferencialmente o Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/), ou similar para estrangeiro.

 

2.4. Cópia de documento de identidade

2.4.1. Carteira de Identidade:

Para brasileiros: RG e CPF ou CNH.

Para estrangeiros:

  • Não residentes: cópia do passaporte. Em caso de aprovação, é obrigatória a apresentação, no período da matrícula, do RNE ou da CRNM, com data válida e CPF.
  • Residentes: Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), com data válida e CPF.

 

2.5. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição. A emissão do respectivo boleto estará disponível durante o período de inscrição no endereço eletrônico http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo/boleto.

2.5.1. O candidato que necessitar de isenção da taxa de inscrição, poderá solicitá-la no período indicado no Cronograma que encerra este Edital.

2.6. Comprovante de Mestrado (somente para inscrição para o Doutorado)

  1. Diploma do Mestrado/Ata de defesa/Declaração de provável Mestre No diploma é obrigatório constar do verso a Portaria de Credenciamento da CAPES.
  2. Histórico do Mestrado ou, na falta deste, documento equivalente.

Observação:

O candidato que no ato da inscrição não apresentar o Diploma do Mestrado, em caso de aprovação nesta seleção, terá até o último dia reservado à matrícula de ingressantes para:

 

2.7. Comprovante de Proficiência em Língua estrangeira (se houver). Poderão ser aceitos exames externos com validade de 05 (cinco) anos até a data de inscrição desta seleção. Somente serão aceitos os certificados de língua alemã e/ou francesa e/ou inglesa e/ou italiana apontados no ANEXO 3 ao final deste Edital. O Programa não validará qualquer certificado que não atenda expressamente a essas exigências.

Observações:

  1. O candidato que deseja solicitar a dispensa de Prova Específica de Filosofia ou de Proficiência em Língua Estrangeira (vide ETAPA 2), conforme o previsto no Regulamento do Programa de Pós-graduação em Filosofia, disponível em: http://filosofia.fflch.usp.br/sites/filosofia.fflch.usp.br/files/posgra…, deverá fazê-lo no ato da inscrição, indicando a(s) prova(s) em que foi aprovado em Processos Seletivos anteriores deste Programa e a(s) data(s) de tais provas;
  2. A dispensa ou não das provas será divulgada concomitantemente à lista de deferimento das inscrições, conforme cronograma que encerra este Edital;
  3. Candidatos portadores de título de Mestre e/ou de Doutor podem ser dispensados de uma ou duas das línguas exigidas na prova de proficiência em língua estrangeira. Para isso, devem apresentar, no ato da inscrição, seja no Histórico Escolar do Mestrado e/ou do Doutorado, seja em documento equivalente emitido pelo Programa de Pós-Graduação de origem, a comprovação de aprovação em exame de proficiência em uma ou mais das línguas exigidas por este Edital, a saber, alemão, francês, inglês ou italiano. Não serão dispensados os candidatos com título de Mestre e Doutor que não apresentarem essa comprovação ou que tenham feito a proficiência numa língua diversa das apontadas.

 

3. Outros Pré-requisitos:

Todo o Processo da Etapa 2 será realizado online. Para viabilizar sua inscrição e participação, o candidato será responsável por garantir seu acesso à tecnologia necessária para a participação no Processo Seletivo, devendo comprometer-se a dispor de:

  1. Acesso à internet;
  2. Equipamento compatível com programas e/ou plataformas de videoconferência adequadas para reuniões virtuais que se valem de recursos de texto, áudio e vídeo, como computadores ou celulares com câmera, microfone e acesso à internet;
  3. Editor de texto capaz de gerar arquivos no formato .pdf.

Ao efetuar a inscrição sob essas condições, considera-se que o candidato está ciente de que é responsável por garantir seu acesso à tecnologia necessária para a participação no Processo Seletivo regido por este Edital.

 

ETAPA 2: DA SELEÇÃO

1. Das provas de caráter eliminatório:

1.1. Prova de proficiência em idioma estrangeiro:

a. Como informado no item 3 da Etapa 1, a Prova de Proficiência em idioma estrangeiro, sobre a qual versa este Edital, será realizada de forma virtual.

b. As orientações e/ou questões para a realização e entrega da Prova de Proficiência em idioma estrangeiro serão devidamente disponibilizadas online no dia e horário marcados para a realização dessa Prova.

c. Para a prova de proficiência o candidato deverá compreender e traduzir um texto filosófico na língua original;

d. A prova terá a duração de 3 horas para uma única proficiência. Caso o candidato necessite realizar duas proficiências, esse período será estendido para 6 horas, sendo 3 horas para cada idioma aplicado na mesma data;

e. São aceitas somente as línguas inglesa, francesa, alemã e italiana, previamente indicada(s) na etapa de inscrição.

Observações:

a. Para os candidatos ao curso de Mestrado é exigida a proficiência em uma única língua estrangeira;

b. Para os candidatos ao curso de Doutorado é exigida a proficiência em uma língua diversa da que consta na titulação do mestrado - quando esta constar dentre as línguas exigidas pelo Programa (alemão, francês, inglês ou italiano) - ou em duas destas línguas;

c. Para os candidatos ao curso de Doutorado Direto é exigida a proficiência em duas línguas;

d. Espera-se, do candidato com inscrição na linha de pesquisa de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem, bons conhecimentos de língua inglesa independentemente da língua escolhida para a prova de proficiência.

 

1.2. Prova dissertativa de avaliação de conhecimentos em Filosofia:

a. Como informado no item 3 da Etapa 1, em caráter excepcional, tendo em vista as recomendações oficiais de isolamento social no Brasil e as normativas da Universidade de São Paulo a esse respeito, a Prova dissertativa de avaliação de conhecimentos em Filosofia, sobre a qual versa este Edital, será realizada de forma virtual.

b. As orientações e/ou questões para a realização e entrega da Prova dissertativa de avaliação de conhecimentos em Filosofia serão devidamente disponibilizadas online no dia e horário marcados para a realização dessa Prova.

c. A prova dissertativa deverá ter uma extensão máxima de 12.000 (doze mil) caracteres com espaços, incluindo cabeçalho.

d. Na prova específica de Filosofia, será aferido o domínio do candidato em analisar problemas filosóficos. Não haverá bibliografia específica para esta prova, à exceção da linha de pesquisa de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência (consultar abaixo os requisitos específicos);

e. A prova terá a duração de 4 horas;

f. O candidato deverá escolher um dentre os cinco pontos que serão propostos no momento da prova, exceto se inscrito nas linhas de pesquisa de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem e de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência, devendo, então, responder o ponto específico proposto por essas linhas de pesquisa (consultar abaixo os requisitos específicos);

 

- Requisitos específicos para as provas de conhecimento em Filosofia:

  1. Linha de pesquisa de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência:

As leituras preparatórias para a prova de Filosofia dos candidatos com inscrição na linha de pesquisa de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência são:

  • Duhem, Pierre. Ensaios de filosofia da ciência. Trad. F. R. Leite. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia, 2019.
  • Hacking, Ian. Representar e intervir. Trad. P. Rocha. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2012.
  • Kuhn, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. N. Boeira. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2013.
  • Popper, Karl R. Textos escolhidos. Org. D. Miller. Trad. V. Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto / Ed. PUC-Rio, 2010. Ler partes I e II, caps. 1-15, pp. 25-203.

 

  1. Linha de pesquisa de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem:

Sobre a prova de conhecimento (mestrado e doutorado): os candidatos com inscrição na linha de pesquisa de Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem devem obrigatoriamente responder às questões específicas da linha de pesquisa.

1.3. Considerações gerais:

a. A Prova Dissertativa de avaliação de conhecimentos em Filosofia deve apresentar um texto original do candidato. Eventuais reproduções de trechos de terceiros ou citações devem ser devidamente apontadas, permitindo a adequada identificação da fonte da citação ou reprodução;

b. A Prova de Proficiência em idioma estrangeiro deve apresentar, conforme for requerida, uma tradução original do candidato.

Observação:

  • A Comissão Coordenadora do Programa não emite certificado nem declaração de proficiência da língua prestada na prova; também não emite certificado nem declaração sobre o resultado da prova ou aprovação do candidato.

 

2. Da arguição da banca examinadora:

O candidato aprovado nas provas deverá participar de arguição realizada por uma banca examinadora, que também será realizada de maneira remota, como informado no item 3 da Etapa 1. O candidato deve se comprometer a seguir as orientações que lhe serão previamente comunicadas para a realização da arguição, conforme indicação no Cronograma que encerra este Edital, sob pena de desclassificação em caso de não cumprimento. A arguição poderá ser gravada pelo Programa.

2.1. Da banca examinadora:

A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) nomeará tanto os professores responsáveis pela preparação e correção das provas, como as Bancas Examinadoras, divididas por linhas de pesquisa. As Bancas Examinadoras serão divulgadas conforme a previsão em Cronograma que encerra este Edital. Elas são responsáveis pela leitura e arguição dos projetos de pesquisa, currículos, históricos escolares e outros documentos pertinentes para o julgamento da aptidão dos candidatos.

 

2.2. Dos critérios de avaliação pela banca examinadora:

2.2.1. Com base no Curriculum Vitae, serão avaliadas:

i. as atividades profissionais;

ii. as participações em eventos de natureza acadêmica;

iii. as publicações do candidato.

A cada item corresponderá um máximo de 5 pontos.

 

2.2.2. Com base no projeto de pesquisa apresentado, serão avaliados:

i. o tema proposto;

ii. o domínio demonstrado pelo candidato para o tratamento do tema proposto;

iii. a relevância do tema proposto para sua formação em Filosofia.

A cada item corresponderá um máximo de 5 pontos.

 

2.2.3. Serão ainda avaliados:

i. os trabalhos anteriores;

ii. as pesquisas em que se encontra atualmente engajado o candidato.

A cada item corresponderá um máximo de 10 pontos.

 

2.3. Dos requisitos específicos para aprovação na seleção:

2.3.1. Para o curso de Mestrado, o candidato deverá:

a. ser aprovado em prova específica de Filosofia, de caráter eliminatório, com duração de 4 horas, para a qual o candidato deve escolher um entre cinco pontos propostos no momento da prova, em conformidade com o informado no item 1.2 da ETAPA 2. Nesta prova, busca-se aferir a capacidade de analisar problemas filosóficos. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em uma escala de 0 a 10;

b. quando não dispensado em razão do item 2.7 da ETAPA 1, ser aprovado no exame de proficiência em uma língua estrangeira, com duração de 3 horas, aplicada pelo próprio Programa, de caráter eliminatório. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) em uma escala de 0 a 10;

c.ser aprovado na arguição realizada pela Banca Examinadora da linha de pesquisa escolhida, caso tenha sido previamente aprovado nas provas específicas de Filosofia e de proficiência em língua estrangeira. O candidato que obtiver pelo menos 25 pontos na arguição estará apto a ser designado pela Comissão Coordenadora do Programa como novo membro discente do Programa.

 

2.3.2. Para o curso de Doutorado, com título de Mestre, o candidato deverá:

a. ser aprovado em prova específica de Filosofia, de caráter eliminatório, com duração de 4 horas, para a qual o candidato deve escolher um entre cinco pontos propostos no momento da prova, em conformidade com o informado no item 1.2 da ETAPA 2. Nesta prova, busca-se aferir a capacidade de analisar problemas filosóficos. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) em uma escala de 0 a 10;

b. quando não dispensado em razão do item 2.7 da ETAPA 1, ser aprovado no exame de proficiência em uma língua estrangeira diversa da que consta na titulação do mestrado- quando esta constar dentre as línguas exigidas pelo Programa (alemão, francês, inglês ou italiano) - ou em duas destas línguas, com duração de 3 horas, aplicada pelo próprio Programa, de caráter eliminatório. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) em uma escala de 0 a 10;

c. ser aprovado na arguição realizada pela Banca Examinadora da linha de pesquisa escolhida, caso tenha sido previamente aprovado nas provas específicas de Filosofia e de proficiência em língua estrangeira. O candidato que obtiver pelo menos 35 pontos na arguição estará apto a ser designado pela Comissão Coordenadora do Programa como novo membro discente do Programa.

 

2.3.3. Para o curso de Doutorado Direto, sem título de Mestre, o candidato deverá:

a. ser aprovado em prova específica de Filosofia, de caráter eliminatório, com duração de 4 horas, para a qual o candidato deve escolher um entre cinco pontos propostos no momento da prova, em conformidade com o informado no item 1.2 da ETAPA 2. Nesta prova, busca-se aferir a capacidade de analisar problemas filosóficos. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) em uma escala de 0 a 10;

b. quando não dispensado em razão do item 2.7 da ETAPA 1, ser aprovado no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, com duração de 3 horas cada, aplicada pelo próprio Programa, de caráter eliminatório. Será aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) em uma escala de 0 a 10.

c. ser aprovado na arguição realizada pela Banca Examinadora da linha de pesquisa escolhida, caso tenha sido previamente aprovado nas provas específicas de Filosofia e de proficiência em língua estrangeira. O candidato que obtiver pelo menos 40 pontos na arguição estará apto a ser designado pela Comissão Coordenadora do Programa como novo membro discente do Programa.

 

3. Da designação dos candidatos a um orientador:

3.1. A Comissão Coordenadora do Programa, em reunião específica, reunirá os resultados das bancas examinadoras, para proceder à designação dos novos membros discentes.

3.2. Caso o número de candidatos aptos seja igual ou inferior ao número de vagas disponíveis, todos os candidatos aptos serão designados.

3.3. Caso o número de candidatos aptos seja superior ao número de vagas disponíveis, a Comissão Coordenadora do Programa realizará uma classificação, considerando sucessivamente a arguição, a nota da prova de filosofia e a nota da prova de proficiência em língua estrangeira. Serão selecionados os candidatos mais bem colocados.

Observação:

  • Em conformidade com o já apontado em ETAPA 1, item 1, observações, o preenchimento total ou parcial das vagas disponibilizadas por este Edital dependerá do número de candidatos inscritos e aprovados. Em nenhuma hipótese o Programa estará obrigado ao preenchimento total das vagas ofertadas.

 

ETAPA 3: DA MATRÍCULA

  1. Fica estabelecido, para a entrega de documentos pendentes em conformidade com as situações previstas neste Edital, sob pena de DESCLASSIFICAÇÃO, o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação a ser comunicado pelo PPG-Fil;
  2. Os candidatos estrangeiros devem apresentar situação regular de visto e/ou documento de residência no momento da matrícula.
  3. Será solicitada aos candidatos designados uma declaração de interesse de matrícula.
  4. A matrícula no programa dos candidatos designados será efetuada com base nas informações e documentações fornecida pelo candidato no ato da inscrição.
  5. A matrícula em disciplina deverá ser feita pelo aluno ingressante por meio do Sistema Janus (https://uspdigital.usp.br/janus), obedecendo ao Calendário Escolar do Programa de Pós-Graduação.

 

CRONOGRAMA E OBSERVAÇÕES FINAIS

Todas as etapas e informações referentes ao processo seletivo serão divulgadas na página do Departamento de Filosofia, sempre no endereço eletrônico: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo, conforme a seguinte previsão:

CRONOGRAMA

ETAPAS DA SELEÇÃO

25 e 26 de julho

- Período de solicitação de dispensa de pagamento de taxa de inscrição. Informações: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo#outros

01 a 05 de agosto

- Período de inscrições on-line.

  • Início: 01/08/2022, 08h do Horário de Brasília.
  • Encerramento: 05/08/2022, 18h do Horário de Brasília.

22 de agosto

- Divulgação do deferimento das inscrições e dispensa de provas.

24 de agosto

- Recebimento de recursos.

  • Início: 24/08/2022, 08h.
  • Encerramento: 24/08/2022, 18h.

01 de setembro

- Divulgação do resultado dos Recursos;

- Divulgação da lista final das Inscrições e Dispensas das Provas.

- Prazo máximo para a comunicação de instruções prévias para a realização online das Provas

05 de setembro

-Horário para a realização da Prova de Proficiência em Língua Estrangeira:

05/09/2022

  • Para os candidatos que realizarão a prova em apenas uma língua: das 14h até 17h, do Horário de Brasília.
  • Para os candidatos que realizarão a prova em duas línguas: das 14h até 20h30, do Horário de Brasília.

06 de setembro

- Horário para a realização da Prova de Filosofia:

06/09/2022 das14h até 18h, do Horário de Brasília.

30 de setembro

- Divulgação do resultado das provas de Filosofia e de Proficiência em Língua Estrangeira.

03 de outubro

-Recebimento de recursos.

  • Início: 03/10/2022, 08h.
  • Encerramento: 03/10/2022, 18h.

21 de outubro

- Divulgação do Resultado dos Recursos e do Resultado Final das provas de Filosofia e de Proficiência em Língua Estrangeira.

- Divulgação da composição das Bancas Examinadoras.

- Divulgação das orientações sobre a realização das arguições.

25 de outubro a 18 de novembro

- Realização das arguições.

30 de novembro

- Divulgação do Resultado das arguições.

02 de dezembro

- Recebimento de recursos.

  • Início: 02/12/2022, 08h
  • Encerramento: 02/12/2022, 18h.

23 de dezembro

- Divulgação do Resultado Final.

O Prazo limite para a entrega da declaração de interesse em matrícula, bem como a entrega de documentação pendente conforme disposto na ETAPA 3, item 1, previsto para o 1º semestre de 2023, será comunicado pela Secretaria do PPG-Fil aos candidatos aprovados com a devida antecedência

 

ATENÇÃO: TODOS OS HORÁRIOS APONTADOS NESSE EDITAL E NOS AVISOS OFICIAIS EMITIDOS OU A SEREM EMITIDOS PELO PPG-FIL REFERENTES A ESSE PROCESSO SELETIVO, INCLUINDO O HORÁRIO INDICADO PARA A REALIZAÇÃO DE PROVAS E ARGUIÇÕES, SÃO SEMPRE REFERENTES AO HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA.

 

Outras considerações:

Bolsas de estudo: O Programa não garante bolsa de estudos para os candidatos selecionados. A oferta de bolsas dependerá da disponibilidade das agências financiadoras e sua alocação obedecerá a Edital específico.

 

Maiores informações:

Processo seletivo: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo

Fale conosco: http://filosofia.fflch.usp.br/faleconosco. Assunto: “Pós-graduação: processo seletivo (ingresso)”.

E-mail: inscr.posdf@usp.br

 

Disposição geral:

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (CCP) da FFLCH/USP reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.



 

ANEXO 1

Relação de linhas de pesquisa (com indicação de especialidade quando for o caso) e orientadores que participam deste Edital:

Linha de pesquisa: 1. História da Filosofia:

Especialidade: História da Filosofia Antiga

Evan Robert Keeling

Luiz Henrique Lopes dos Santos

Marco Antonio de Avila Zingano

Patricio Tierno

 

Especialidade: História da Filosofia Medieval

Carlos Eduardo de Oliveira

Jose Carlos Estêvão

Moacyr Ayres Novaes Filho

 

Especialidade: História da Filosofia Moderna I

Homero Silveira Santiago

Luís César Guimarães Oliva

Tessa Moura Lacerda

 

Especialidade: História da Filosofia Moderna II

Maria Lucia Mello e Oliveira Cacciola

 

Especialidade: História da Filosofia Contemporânea

Alex de Campos Moura

Marcus Sacrini Ayres Ferraz

Eduardo Brandão

 

Linha de pesquisa: 2. Estética e Filosofia da Arte:

Leon Kossovitch

Marco Aurélio Werle

Ricardo Nascimento Fabbrini

 

Linha de pesquisa: 3. Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas:

Especialidade: Ética e Filosofia Política

Cícero Romão Resende de Araujo

Maria das Graças de Souza

Olgária Chain Féres Matos

Rolf Nelson Kuntz

Sérgio Cardoso

Silvana de Souza Ramos

 

Especialidade: Teoria das Ciências Humanas

Luiz Sérgio Repa

 

Linha de pesquisa: 4. Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências:

Especialidade: Lógica, Filosofia da Lógica e Filosofia da Linguagem

Edelcio Gonçalves de Souza

João Vergílio Gallerani Cuter

Rodrigo Bacellar da Costa e Silva

 

Especialidade: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência

Caetano Ernesto Plastino

José Raymundo Novaes Chiappin

Maurício de Carvalho Ramos

Osvaldo Frota Pessoa Júnior

Valter Alnis Bezerra

 

ANEXO 2

Modelo para a capa do projeto de pesquisa:

NOME: MEU NOME

LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA DA FILOSOFIA

ESPECIALIDADE: HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

TÍTULO DO PROJETO: MINHA PESQUISA SOBRE FILOSOFIA

 

 

MODELO

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 3

Tabela de equivalência para o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas:

Língua

Tipo

Nível mínimo exigido

(CEFR level B2)

alemão

Goethe-Institut

Goethe-Zertifikat B2

Zertifikat Deutsch für den Beruf (ZDfB)

alemão

TestDaF

TDN 3—TDN 4

inglês

IELTS

5.5 a 7

inglês

TOEIC

400 - 485 (listening)

385 - 450 (reading)

inglês

TOEFL (IBT)

72-94 (total)

18-23 (reading)

17-21 (listening)

20-24 (speaking)

17-23 (writing)

inglês

TOEFL (ITP)

543

inglês

Cambridge exam

B2 First (FCE)

francês

CIEP / Alliance française

TCF B2 / DELF B2 / Diplôme de Langue

italiano

CELI

CELI3

italiano

CILS

CILS Dois B2(CILS DUE – B2)

italiano

PLIDA (Dante Alighieri Society diplomas)

PLIDA B2

 

 

 

Outros

Deferimento de isenção taxa de inscrição do Processo Seletivo PPG-Fil 2023

Pedidos deferidos:

  • Ágatha Victória Cavallari Ferreira
  • Alex nascimento andrade dos santos
  • Ana Paula Leitão Barreira
  • Carla Dos Santos Custodio
  • Daniel Soares da Silva
  • Daniela Fernandes Cruz
  • Edinaldo dos Santos Araújo
  • Ennzo Mour Silverio Ribeiro
  • Felipe Alves da Silva
  • Felipe Luiz
  • Higor Lima da Silva
  • João Carlos Soares dos Santos
  • José Henrique de Jesus Silva
  • Josué da Silva Fernandes
  • Júlia Bessada Rodrigues
  • Kauana Brito Niz
  • Lis Macedo de Barros
  • Lucas André Marques Pereira
  • Luis Filipe de Lima Andrade
  • Malaquias Augusto Lopes
  • Matheus Marques Rodrigues da Costa
  • Michel Aires de Souza Dias
  • Milena Duper Barone
  • Natalia Galvao Azevedo Silva
  • Natália Pereira Ribeiro da silva
  • Ndeilengar Jean Tog Hadoumadji
  • Paulo Henrique Reis de Sena
  • Pedro Henrique Manenti da Silva
  • Pedro Henrique Marques Silva Mauad
  • Rafael de Oliveira Sousa Jardim
  • Rafaela Alves Fernandes
  • Rafaela dos Santos Oliveira
  • Ramon Ordonhes Adriano Ribeiro
  • Renata de Oliveira Silva
  • Rodrigo Rodrigues Rosa
  • Tainan Conrado de Sousa
  • Thiago de Souza Salvio
  • Tiago Marques de Oliveira
  • Victor Schittini Taniguti
  • Willi Roger Sousa da Silva
  • Willy Nogueira da Camara
     

Período de solicitação: 25 e 26/07/2022

Formulário de solicitação: https://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao/processoseletivo#outros (disponível nesta mesma página)

 

De acordo com a DELIBERAÇÃO/CPG/01/17, de 12 de dezembro de 2017:
 

  1. Estão isentos de pagamento das taxas, funcionários da USP, UNESP  e UNICAMP e professores da rede pública do Estado de São Paulo.
  2. Pedidos de isenção devido a dificuldade econômica serão analisados caso a caso. 

Os pedidos deverão vir acompanhados de um dos seguintes documentos:

  1. Declaração da instituição da qual é servidor;
  2. Comprovantes de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  3. Comprovante de desemprego (Carteira Profissional ou cópia do Seguro Desemprego);
  4. Comprovante de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (valor do salário mínimo federal).
Formulário