Programa de Iniciação Científica

Objetivos e descrição

A Iniciação Científica é uma atividade de graduação cuja principal característica é o trabalho orientado por um professor, tendo em vista especificamente a elaboração de uma monografia como instrumento de aprendizagem dos procedimentos de pesquisa. Como nas demais situações de orientação, o vínculo entre o orientador e o orientando é pessoal e pode ser estabelecido por iniciativa de ambos, inclusive com solicitação de bolsa às Agências de Fomento com o aval do orientador.

O Programa de Iniciação Científica do Departamento de Filosofia, por sua vez, tem como objetivo facilitar o acesso dos estudantes à orientação por meio de um processo de seleção específico. Em geral, participam da Banca de Seleção, além do Coordenador de Iniciação Científica e do Tutor do PET, professores representantes das quatro grandes áreas do Departamento de Filosofia: História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências; Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas.

Deste modo, não é necessário qualquer contato prévio entre os candidatos e possíveis orientadores, uma vez que, no momento do Curso em que se inscrevem para Iniciação (preferencialmente, entre o 3º e o 5º semestres de graduação para o Programa de Iniciação Científica, e, para o Programa de Educação Tutorial, exclusivamente o 3º semestre da graduação), os estudantes dificilmente conhecem a totalidade do quadro docente; o que não significa que esteja vedada a possibilidade de algum contato prévio. Tampouco é preciso que os alunos candidatos ao programa se apresentem com um projeto já amadurecido e completamente estruturado, bastando uma primeira indicação do tema e da área de interesse por meio da apresentação de um pré-projeto de pesquisa, geralmente indicado no edital de seleção como tendo no máximo 03 páginas que contemplem: Introdução, Objetivo, Metodologia e Referências.

Cabe à Banca estabelecer o contato entre o estudante e o professor, procurando atender tanto a demanda do estudante quanto a disponibilidade do possível orientador. Assim como a ampla publicidade dada ao Processo de Seleção aumenta muito o interesse dos estudantes pela Iniciação Científica, o caráter coletivo da seleção tem permitido que a totalidade dos professores do Departamento assumam orientandos na Graduação. Além disso, o Programa nucleia os estudantes orientados em atividades conjuntas, especialmente por meio da realização de Seminários obrigatórios.

O PET, por outro lado, é um Programa de Tutoria: envolve o acompanhamento global e personalizado das atividades escolares e da formação intelectual, em sentido amplo, de um grupo de estudantes. Ambos os Programas, além do que é previsto em seus objetivos específicos, têm como resultado comum um melhor aproveitamento das disciplinas em geral, auxiliando inclusive na elevação do nível de trabalho discente em sala de aula.

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Atividades discentes

Além da elaboração de uma monografia, durante pelo menos quatro semestres de sua participação, os estudantes terão o dever de frequentar os seminários organizados pelo PIC ou pelo PET e, a critério do tutor ou do orientador, poderão ser direcionados a também participar de seminários especializados (a exemplo dos Grupos de Pesquisa e de Estudo mantidos pelo Departamento) e de atividades extraordinárias pertinentes, como conferências, colóquios etc. Ainda a critério do orientador, os estudantes devem dedicar-se ao estudo de línguas estrangeiras.

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Sugestão de cronograma para a elaboração da monografia de Iniciação Científica

I semestre de Iniciação Científica

  1. elaboração de um primeiro projeto de trabalho, sob a direção de um orientador indicado pelo Programa.
  2. apresentação de projeto em forma de comunicação no Seminário de Iniciação Científica da USP (SIICUSP).

II semestre de Iniciação Científica

  1. elaboração do trabalho.
  2. apresentação de relatório de trabalho.
  3. apresentação de comunicação no Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia.
  4. neste momento, é recomendada a elaboração, com base no trabalho anterior, de um projeto de solicitação de bolsa à FAPESP.

III semestre de Iniciação Científica

  1. elaboração do trabalho.
  2. envio de relatório semestral.
  3. apresentação de comunicação no SICUSP.

IV semestre de Iniciação Científica

  1. elaboração e conclusão do trabalho.
  2. envio de relatório final.
  3. apresentação de comunicação no Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia.

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Seminários

Organizados pelo Programa, os Seminários de Iniciação Científica têm um duplo objetivo: evitar a tendência à especialização precoce e permitir a nucleação inicial do grupo de novos pesquisadores (particularmente importante num curso em que o caráter necessariamente não-seriado da graduação tende a dispersar os estudantes).

O tema geral é História da Filosofia e a programação dura quatro semestres. A participação em pelo menos um seminário semestral indicado pelo programa é obrigatória para os participantes do PIBIC. A participação é facultativa para aqueles que já tenham passado por quatro semestres de seminários. Os estudantes do PET participam, ainda, de um seminário de estudos específico.

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Avaliação

A avaliação é feita através de relatórios (parciais e finais) e de apresentações públicas e publicações.  As correções de percurso ficam por conta dos tutores e orientadores, assim como a avaliação geral do trabalho nos Programas. Assessores externos participam da avaliação, seja através da presença de representantes do CNPq no SICUSP anual, seja por assessores ad hoc da FAPESP, segundo o procedimento habitual.

São motivo de desligamento a insuficiência de desempenho (a critério do tutor ou orientador), a ausência não justificada aos seminários e demais atividades programadas, assim como o não cumprimento dos prazos de apresentação de relatórios ou comunicações.

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Comunicações

Os estudantes com bolsa de IC devem apresentar ao menos uma comunicação por ano durante dois anos.
O Seminário de Iniciação Científica da USP (SICUSP), promovido pelo PIBIC-USP/CNPq, é de participação obrigatória para os bolsistas do PIBIC.

O tempo disponível para apresentação é de 15 minutos (o que corresponde aproximadamente a um texto de 10.000 caracteres). Tem sido programado para ocorrer no começo de outubro. Entende-se que a primeira comunicação não vai além da apresentação do projeto de trabalho. A segunda, ao contrário, deve refletir substancialmente o relatório anual.

O Encontro de Iniciação à Pesquisa em Filosofia, promovido pelo Departamento, é de participação facultativa. O tempo de exposição é mais extenso: 20 minutos. Ocorre em meados de maio. Há grande elasticidade quanto ao formato das comunicações: de projetos de iniciação a projetos de mestrado, passado por exposições pontuais ou acerca de trabalhos em andamento. As comunicações serão publicadas na revista PrimeirosEscritos.

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Professores orientadores

  • História da Filosofia Antiga
    • Prof. Dr. Evan Robert Keeling
    • Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho
    • Prof. Dr. Marco Zingano 
       
  • História da Filosofia Medieval
    • Prof. Dr. Carlos Eduardo de Oliveira
    • Prof. Dr. José Carlos Estêvão
    • Prof. Dr. Lorenzo Mammì
    • Prof. Dr. Moacyr Novaes
       
  • História da Filosofia Moderna
    • Prof. Dr. Homero Silveira Santiago
    • Profa. Dra. Isabel Coelho Fragelli
    • Prof. Dr. Luís César G. Oliva
    • Prof. Dr. Maurício Cardoso Keinert
    • Prof. Dr. Pedro Paulo Garrido Pimenta
    • Profª. Drª. Tessa de Moura Lacerda
       
  • História da Filosofia Contemporânea
    • Prof. Dr. Alex de Campos Moura
    • Prof. Dr. Eduardo Brandão
    • Prof. Dr. Marcus Sacrini Ayres Ferraz
       
  • Estética
    • Prof. Dr. Marco Aurélio Werle
    • Prof. Dr. Oliver Tolle
    • Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini
       
  • Ética e Filosofia Política
    • Prof. Dr. Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros
    • Prof. Dr. Ricardo Terra
    • Prof. Dr. Sérgio Cardoso
    • Profª. Drª. Silvana de Souza Ramos
       
  • Lógica e Filosofia das Ciências
    • Prof. Dr. Caetano Ernesto Plastino
    • Prof. Dr. Edélcio Gonçalves de Souza
    • Prof. Dr. João Vergílio Cuter
    • Prof. Dr. Maurício de Carvalho Ramos
    • Prof. Dr. Osvaldo Frota Pessoa
    • Prof. Dr. Pablo Mariconda
    • Prof. Dr. Rodrigo Bacellar 
    • Prof. Dr. Valer Alnis Bezerra
       
  • Teoria das Ciências Humanas
    • Prof. Dr. Luiz Sérgio Repa
    • Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Terra
    • Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle

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