Pesquisadores principais: Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Terra (USP/CEBRAP), Profa. Dra. Marisa Lopes (UFSCar)
Pesquisadores: Prof. Dr. Bruno Nadai (UFABC), Prof. Dr. Fernando Costa Mattos (UFABC/CEBRAP), Prof. Dr. João Geraldo Cunha Martins (UFLA), Prof. Dr. Maurício Cardoso Keinert (USP), Profa. Dra. Monique Hulshof (UFABC), Nathalie de Almeida Bressiani (DR-USP), Prof. Dr. Rurion Soares Melo (USP/CEBRAP), Profa. Dra. Yara Frateschi (UNICAMP)
O Grupo de Pesquisa Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM) reúne um grupo de professores e estudantes que, ao longo de sua formação acadêmica, estiveram direta ou indiretamente ligados ao Grupo de Filosofia Alemã, da Universidade de São Paulo. Esse grupo se reúne regularmente desde 1994, tendo fundado e mantido em funcionamento, em 1996, os Cadernos de Filosofia Alemã, publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP [...].
De um tempo para cá, contudo, o grupo passou a sentir a necessidade de, por um lado, ampliar a sua abrangência temática, tendo em vista a participação de pesquisadores especializados em outras áreas da filosofia, e de, por outro lado, assumir como fio condutor de suas pesquisas e discussões aquilo que já vinha sendo, na prática, o nosso objeto de estudo: a modernidade, compreendida desde o ponto de vista da filosofia crítica.
Nesse sentido, reformulamos o escopo de nossa publicação, os Cadernos de Filosofia Alemã, que passarão a ter por subtítulo, a partir do número 17, “Crítica e Modernidade”, e decidimos reformular a configuração do grupo, tornando-o um grupo inter-universitário (tendo em vista o ingresso de vários dos seus membros em diferentes universidades do país) e cujo fio condutor passaria a ser essa reflexão sobre a modernidade a partir de um quadro teórico fornecido pela filosofia crítica.
Dentre os objetivos atuais do grupo, estão a manutenção de nossas reuniões periódicas, a administração dos Cadernos de Filosofia Alemã, o subsídio às pautas de pesquisa dos membros do grupo e de seus orientandos, bem como a produção e publicação dos resultados, diretos ou indiretos, dessas atividades conjuntas.
-
FILOSOFIA POLÍTICA: Reatualizando os clássicos frente aos problemas da modernidade
O objetivo desta linha é pesquisar temas políticos contemporâneos à luz de autores clássicos da filosofia política. Com isso, abrem-se diversas possibilidades de reflexão seja na leitura rigorosa de textos dessa tradição, seja no diálogo com perspectivas dominantes na discussão de questões políticas atuais.
Pesquisadores responsáveis: Bruno Nadai, Marisa Lopes, Ricardo Terra, Rúrion Melo, Yara Frateschi.
-
FILOSOFIA ALEMÃ: Rupturas e continuidades
O objetivo desta linha é pesquisar autores da filosofia alemã, notadamente após Kant, refletindo sobre o modo como se relacionam com a tradição filosófica ocidental, uns apontando para a necessidade de uma ruptura em relação à mesma, outros insistindo na pertinência do projeto moderno e na necessidade de leva-lo adiante.
Pesquisadores responsáveis: Fernando Costa Mattos, João Geraldo Cunha, Maurício Keinert, Monique Hulshof.
1996 -