Histórico Acadêmico
- 2000 Livre-docência pela Universidade de São Paulo
Título do trabalho: Racionalidade e Crise - 2008 Pós-doutorado pela Ecole Normale Superieure de Paris, França
- 1994 Pós-doutorado peloua Université de Provence, França
- 1982 Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
Orientação: Profa Dra Marilena de Souza Chaui
Título do trabalho: Crítica da Razão na Fenomenologia - 1972 Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo
Linha de Pesquisa
História da Filosofia Contemporânea
Pesquisa em desenvolvimento
História da Filosofia
Resumo: Análise da gênese e da significação do idealismo transcendental em Husserl, através da investigação dos impasses a que era conduzida a sua crítica da razão, tal como esta se constituía na primeira filosofia do autor. .
Fenomenologia e Ontologia
Resumo: Análise da transformação da fenomenologia, enquanto modelo de filosofia de inspiração kantiana e a-doutrinal, dedicada a investigar apenas a questão crítica da possibilidade do conhecimento, em um discurso sobre o mundo , em uma ontologia, tal como esta se desdobra na última filosofia de Merleau-Ponty.
O transcendental e o empírico em Edmund Husserl
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar o sentido da subjetividade transcendental na fenomenologia, tomando como fio condutor a sua apresentação como uma "Irrealität". A hipótese de trabalho a ser perseguida é que essa caracterização só ganha seu sentido no plano da consciência constituinte do tempo. O que permitirá tratar de maneira adequada diversos problemas internos à fenomenologia, visto que o próprio Husserl reconhece que é neste plano da temporalidade que se situam as questões mais importantes de sua filosofia.