Informações Sobre a Licenciatura

A licenciatura no Departamento de Filosofia foi concebida como um conjunto de atividades que representam não apenas uma introdução ao universo da docência no ensino médio como, também, o início da reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem que posteriormente serão teoricamente e praticamente aprofundados nas atividades específicas da Faculdade de Educação. Ou seja, trata-se de pensar as atividades no Departamento de Filosofia e na Faculdade de Educação em estreita continuidade.

Nesse sentido, desde o começo da graduação em filosofia, as Práticas como Componente Curricular (PCC) estão presentes, distribuindo-se ao longo de todas as disciplinas obrigatórias e da disciplina “Questões de Ensino de Filosofia”. Esta disciplina, aliás, constitui um momento importante da articulação entre o Departamento de Filosofia e a Faculdade de Educação, uma vez que aborda filósofos que refletiram sobre a questão da educação de maneira geral e do ensino de filosofia em particular (Platão, Rousseau, Fichte, Adorno, entre outros) – portanto em estreita articulação, embora com outra perspectiva, com a disciplina “Introdução aos Estudos da Educação: enfoque filosófico”, oferecida pela Faculdade de Educação. Além disso, a disciplina “Questões de Ensino de Filosofia”, do Departamento de Filosofia, introduz a leitura e a análise de textos de filósofos contemporâneos brasileiros (tais como Celso Favaretto, Marilena Chauí, Bento Prado Júnior, Franklin Leopoldo e Silva, Ricardo Fabbrini, Silvio Gallo, Geraldo Horn, entre outros) que refletiram especificamente sobre a filosofia no ensino médio no Brasil.

No que se refere ao Estágio Supervisionado de Licenciatura, também privilegiou-se a articulação sem sobreposição excessiva com as atividades de estágio desenvolvidas na Faculdade de Educação. As atividades de estágio no Departamento de Filosofia foram concebidas no âmbito da COC-Licenciatura em Filosofia, em estreita colaboração com o Prof. Amaury Cesar Moraes, professor de Metodologia do Ensino na FE. Assim, foram estabelecidas para o referido estágio no Departamento de Filosofia as seguintes atividades:

  • Análise crítica de livros didáticos de ensino de filosofia para o ensino médio, localizando problemas concretos de sua aplicação.
  • Avaliação de problemas de ensino de filosofia no ensino médio a partir da experiência de graduandos que já lecionam.
  • Discussão das dificuldades na adequação dos conteúdos ministrados em cursos regulares ao ensino médio.
  • Preparação de textos didáticos e planos de aula, além da preparação efetiva das aulas.

Por fim, a realização das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA)[1] pelos licenciandos em filosofia é supervisionada e avaliada pela COC – Licenciatura de Filosofia que, vale lembrar, inclui professores do Departamento de Filosofia, Sociologia e da Faculdade de Educação.

  Grade curricular do curso de Licenciatura 

 

Coordenação

  • Marcus Sacrini Ayres Ferraz
  • Rodrigo Bacellar

 

[1] Atendendo a RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 do Conselho Nacional do Ministério da Educação que "define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação  inicial  em  nível  superior [...] e para a formação continuada", as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC) passaram a ser denominadas Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA).

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) são atividades diversificadas que tem por fim ampliar o universo cultural dos acadêmicos e o enriquecimento curricular necessário à atuação profissional.