Laboratório de pesquisa interdisciplinar que investiga várias expressões epistemológicas históricas de problemas, temas e conceitos presentes em uma série de culturas científicas dedicadas ao conhecimento da vida, do organismo e da morfologia. As principais metas do grupo são: (1) oferecer ambiente, formação e meios para a realização de pesquisas rigorosas por equipes interdisciplinares orientadas pelo estilo de pensamento, pela heurística e pelo método epistemohistorico; (2) criar um espaço institucional especificamente e exclusivamente dedicado à pesquisa interdisciplinar. Por interdisciplinar entendemos uma investigação prática que anule a disciplinaridade independentemente de teorias, conceitos e distinções preestabelecidos acerca de possibilidades de relações entre disciplinas (interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade etc.). A pesquisa em equipe é feita participando de projetos cuja concepção, desenvolvimento e publicação de resultados são preferencialmente feitos por mais de um autor. Investigar problemas, temas e conceitos tende, em nosso método, a afastar-se de estudos específicos de autores (um ou mais), de escolas ou doutrinas (uma ou mais) e de períodos cronológicos (de qualquer amplitude). O estudo no interior de culturas científicas inclui componentes tradicionalmente eliminados da ciência, como os mitos e as ideologias. Utilizar a abordagem epistemohistorica não é adotar uma escola epistemológica histórica (francesa ou de outra nacionalidade), mas um estilo de pensamento, uma heurística e um método de investigação cujas características principais são (i) a manutenção permanente de uma relação dialética entre epistemologia e história em todos os momentos da investigação; (ii) realizar estudos sobre o desenvolvimento de conceitos e não de teorias; (iii) combinar interesses filosóficos e históricos a interesses científicos que envolva o conhecimento dos fenômenos; (iv) não adotar (1) a ideia de precursor, (2) o critério de demarcação entre ciência e não ciência, (3) a distinção entre história interna e externa e (4) a distinção entre contexto de descoberta e contexto de justificação. A abordagem epistemohistorica contrasta com a tradição analítica em filosofia e história da ciência. Por fim, o grupo estimula o trabalho autoral e coletivo, o espírito científico e almeja contribuir para a aproximação crescente entre as áreas e subáreas do conhecimento.
2006 -