VÍTOR BEGHINI BARROS

Curso
Mestrado
Título de la investigación
Arte e verdade em Theodor Adorno: autonomia artística, negatividade, utopia
Resumo da pesquisa

Um dos núcleos do pensamento estético de Theodor Adorno – e mesmo um pressuposto de toda a sua experiência filosófica – é a ideia de que as obras de arte autônomas possuem uma relação profunda e complexa com a verdade, constituindo um modo de conhecimento crítico análogo à teoria. A pesquisa buscará investigar um modelo de compreensão desta ideia. Partiremos de um exame da noção adorniana de autonomia da arte, centrada na mediação com a empiria e na antinomia do caráter de aparência da obra; estas se revelarão condições dialéticas de seu “teor de verdade”, que será abordado em suas dimensões de negatividade crítica, utopia, e enigma. A obra de Samuel Beckett será tomada detidamente como caso paradigmático à Teoria Estética, acompanhada de reflexões sobre Kafka, Celan, e o fim da arte. Por fim, se abordará o nexo elementar entre arte e filosofia em Adorno, de modo a pensar a possibilidade e os sentidos de uma filosofia da arte.

Orientador
Ricardo Nascimento Fabbrini