A hipótese de trabalho deste projeto de tese diz respeito à atualidade da crítica de Paulo Emílio Sales Gomes. Trata-se de recuperar os conceitos de ocupantes e ocupados, contextualizá-los no interior da obra do autor e dos debates da época (anos 1960 e 1970) para determinar seu sentido com maior precisão. Tais ideias descrevem uma situação tanto social quanto político ideológica, se referindo, portanto, ao mesmo tempo à estrutura social do cinema brasileiro e às obras que nele são produzidas e consumidas. Uma das premissas básicas é a de que, salvo mudanças formais e de certos agentes políticos, a estrutura social e o problema central nos quais a crítica do autor se baseava permanecem presentes, a saber, a situação de dependência econômica que promove o estado de subdesenvolvimento e a presença massiva dos filmes estrangeiros que ocupam o mercado. A princípio, então, os conceitos parecem ainda ter poder descritivo. Resta saber se continuam tendo validade crítico-analítica na abordagem das obras que são consumidas nos cinemas brasileiros. Para verificar, faremos uma investigação, em um conjunto de filmes contemporâneos tomando os conceitos de ocupantes e ocupados como referência.
JAILSON RAMOS DE OLIVEIRA JUNIOR
Curso
Doutorado
Título de la investigación
OCUPANTES E OCUPADOS: A ATUALIDADE DA CRÍTICA DE PAULO EMÍLIO SALES GOMES
Resumo da pesquisa
Orientador
Paulo Eduardo Arantes