Histórico Acadêmico
- 2019 Chercheur Invité Postdoctorant - Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne
- 2013 Livre-Docente em Filosofia pela Universidade de São Paulo.
Título do trabalho: Republicanismo inglês: a liberdade em John Milton, Marchamont Nedham e James Harrington - 2013 Visiting Researcher no Institute of Historical Research - University of London
- 2009 Visiting Researcher no Royal Holloway College - University of London
- 1999 Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
Título do trabalho: Direito e Poder em Jean Bodin
Orientação: Prof. Dr. Rolf Nelson Kuntz - 1992 Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
Título do trabalho: A teoria da soberania em Jean Bodin
Orientação: Prof. Dr. Rolf Nelson Kuntz - 1988 Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo
- 1984 Graduação em Administração pela Faculdade de Administração de São Paulo
Pesquisas em desenvolvimento
2022 – Atual - Neorrepublicanismo e Democracia: o modelo de democracia contestatória
Descrição: Na retomada do pensamento republicano, observada nas últimas décadas, um dos aspectos mais relevantes e inovadores tem sido a proposta de Philip Pettit de um modelo de democracia capaz de efetivar o ideal de liberdade como ausência de dominação, princípio normativo central de sua teoria política, e de assegurar ao povo o controle sobre o governo, finalidade considerada vital de um regime democrático. A pesquisa pretende examinar este modelo, denominado de democracia contestatória, e investigar se ele evita os inconvenientes apontados em outros modelos de democracia, em particular nos modelos de democracia procedimental, democracia direta e democracia deliberativa. A intenção é discutir também a contribuição do modelo de democracia contestatória na teoria política contemporânea.
2018 – 2021 – A concepção neorrepublicana de liberdade política
Descrição: A pesquisa pretende avaliar a concepção de liberdade política proposta pelos dois principais expoentes do neorrepublicanismo: Quentin Skinner e Philip Pettit. Esta concepção tem sido apresentada por ambos como proveniente da tradição republicana e como alternativa à dicotomia entre liberdade negativa e positiva, dominante no debate político contemporâneo. A intenção é discutir se esta concepção corresponde ao significado que o republicanismo historicamente atribuiu ao conceito de liberdade e se ela realmente se diferencia da liberdade negativa e da liberdade positiva. A hipótese é de que ela se distancia de tal modo de algumas matrizes do republicanismo moderno que perde seu vínculo com uma parte relevante da tradição republicana. Ao fazê-lo, ela deixa de ser uma alternativa e torna-se uma modalidade de liberdade negativa, aproximando-se demasiadamente da concepção liberal..
2013 – 2017 – A liberdade republicana: Sidney e a liberdade como ausência de dominação
Descrição: A pesquisa tem a intenção de analisar a concepção republicana de liberdade encontrada nos escritos políticos de Algernon Sidney, comparando-a com as concepções de liberdade encontradas nos escritos políticos de Thomas Hobbes e John Locke. Pretende também discutir se esta concepção de liberdade republicana escapa da dicotomia consagrada pelo pensamento liberal entre liberdade negativa e liberdade positiva ou se ela é apenas uma variação de uma delas..
Principais Publicações
1. Liberdade Política. São Paulo: Editora Almedina/Discurso Editorial, 2020.
2. O Conceito de Soberania na Filosofia Moderna. São Paulo: Editora Almedina/Discurso Editorial, 2019.
3. Republicanismo Inglês: Sidney e a semântica da liberdade. São Paulo: Discurso/Fapesp, 2018.
4. Ensaios sobre o republicanismo inglês: a liberdade no pensamento político moderno. Saarbrucken: Nova Edições Acadêmicas, 2017.
5. Republicanismo Inglês: uma teoria da liberdade. São Paulo: Discurso/Fapesp, 2015.
6. Dez Lições sobre Bodin. Petrópolis: Vozes, 2011.
7. A Teoria da Soberania de Jean Bodin. São Paulo: Unimarco Editora/Fapesp, 2001.