RENATO COSTA LEANDRO

Curso
Mestrado
Título de la investigación
A direção estética do "Wilhelm Meister" de Goethe: Schiller e "Os anos de aprendizado"
Resumo da pesquisa

Este trabalho analisa, sob o ponto de vista estético-filosófico, a interpretação e crítica de Friedrich Schiller acerca do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (Wilhelm Meisters Lehrjahre), publicado por Goethe entre 1795 e 1796, a partir da troca de correspondências entre os dois autores, com especial atenção às cartas trocadas no período de 1794 a 1797. As cartas de Schiller e Goethe, além de deixarem antever a atmosfera filosófica de sua época, a saber, o kantismo e o nascente idealismo, constituem um importante documento sobre a redação e interpretação do romance em questão, cuja análise crítica, quando aplicada ao que se encontra no percurso narrativo da obra, pode contribuir decisivamente para a compreensão de seus movimentos internos, na medida em que tais cartas dão início ao debate sobre a significação estética da obra, ao apresentarem em linguagem especulativa alguns de seus possíveis sentidos. Desse modo, buscaremos apresentar aquilo que Schiller entende pela direção estética (ästhetische Richtung) do romance, isto é, um complexo de categorias estéticas, as quais, alinhadas com a disposição criativa de Goethe, apontam para uma determinada significação filosófica da obra. Essa investigação servirá não só como um estudo interpretativo do romance, mas também de parte da correspondência entre Goethe e Schiller, iluminando assim as principais análises e críticas sobre o Meister operadas pelo dito Goethezeit, como as de Christian Körner, Wilhelm von Humboldt, Primeiro Romantismo de Jena, Schelling, Hegel e pela fortuna crítica contemporânea, como Franco Moretti e György Lukács.

Orientador
Marco Aurélio Werle
Fomento
Fapesp
Data da defesa
17/02/2025