NEUSA MONTEIRO

Curso
Doutorado
Título de la investigación
Hegel e a escultura clássica nos Cursos de estética: a figura ideal do espírito incorporada na matéria
Resumo da pesquisa

Este projeto é sobre a escultura clássica como a unidade perfeita entre a Idea, a Forma e o Conteúdo do espírito segundo Hegel nos Cursos de Estética. A problemática gira em torno da significação das obras de arte ou, como diz Hegel, da apreensão de seus conteúdos de forma “concreta”. E mais especificamente, no caso desta pesquisa, da incorporação do ideal do espírito na matéria dura, fria e inerte da escultura clássica. Das teses que envolvem este projeto, duas merecem destaque. A primeira diz respeito ao predomínio do inteligível sobre o sensível na experiência estética. A segunda, a crença de Hegel de que a visão e a audição são os únicos sentidos que levam à contemplação, ou reflexão teórica, das obras de arte. O objetivo principal é fazer uma crítica dessas teses com base no “Sistema das artes particulares” de Hegel (CE, vol. III, p. 13 e ss.), e como resultado, um levantamento teórico, histórico e crítico da estatuária.

Orientador
Oliver Tolle