Este projeto se dedica ao debate ensejado a partir da exposição L’Empreinte, realizada em 1997, no Centro Georges Pompidou, em Paris. Trata-se da primeira exposição curada pelo filósofo, crítico e historiador da arte, Georges Didi-Huberman, ainda não abordada integralmente por estudos acadêmicos, na qual o filósofo propõe uma reavaliação de objetos artísticos e não-artísticos a partir da técnica da impressão, problematizando certa tradição mimética da história da arte. A tese visa compreender como esse debate oferece as bases para a crítica epistemológica do autor, assim como para o exame da materialidade das imagens e de sua temporalidade anacrônica. Propõe-se verificar a hipótese de uma crítica à ontologia da imagem, localizando o filósofo dentro de certa tradição francesa desenvolvida no quadro de investigação teórica da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Assim, busca-se elucidar uma afinidade ainda pouco explorada por pesquisas acadêmicas, complementando aquela já autodeclarada em relação a intelectuais de língua alemã. Nesse sentido, a pesquisa também visa contribuir para o processo ainda incipiente de historicização da obra de Didi-Huberman.
MARCELLA NICOLI SOUSA IMPARATO
Curso
Doutorado
Título de la investigación
A imagem como empreinte, a partir de Georges Didi-Huberman
Resumo da pesquisa
Orientador
Ricardo Nascimento Fabbrini