Carlos Eduardo de Oliveira

• 2014  Professor Doutor em Filosofia na Universidade de São Paulo
  • 2006  Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientador: José Carlos Estêvão
    Título: A Realidade e seus Signos: as proposições sobre o futuro contingente e a predestinação divina na lógica de Guilherme de Ockham
  • 2001 Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientador: José Carlos Estêvão
    Título: Intuição e Verdade em Guilherme de Ockham. Sobre a notícia evidente na Primeira Questão do Prólogo da 'Ordinatio'
  • 1996 Licenciatura Plena em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga

Pesquisa em desenvolvimento

Fundamentos da intelecção direta do singular

Resumo: Desenvolvidas principalmente entre os séculos XIII e XIV, as discussões a respeito da intelecção direta do singular põe em xeque teses basilares do aristotelismo medieval, principalmente quanto às mediações entre a teoria da intelecção e a metafísica. Trata-se de tema nuclear que envolve um arco amplo de interesses, estendendo-se da lógica à política medievais.

Orientações em andamento