Evan Robert Keeling

Moeda de prata Tetradrachm emitida por Atenas, cerca de 480–420 AC: coruja, ramo de oliva e lua crescente com a inscrição ΑΘΕ.
Afiliação acadêmica
Professor Associado (Livre-docente)
Especialização
História da Filosofia Antiga
evan@usp.br

Histórico Acadêmico

• 2015 Professor Doutor em Filosofia da Universidade de São Paulo
  • 2011-2015 Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo
  • 2011 Doutorado em Filosofia pela University of Virginia
    Título do Trabalho: “Aristotle on Perception, Phantasia and Skepticism”
    Orientador: Daniel Devereux
  • 2006 Mestrado em Filosofia pela University of Virginia
    Título do Trabalho: “Unity in Aristotle’s Metaphysics H.6”
  • 2002 Graduação por West Virginia Wesleyan College

Pesquisa em desenvolvimento

Atualmente desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre as cores em Aristóteles. O projeto tem como objetivo o entendimento da teoria aristotélica das cores como objetos naturais e como objetos percebidos. Entre os tópicos contemplados estão: a realidade das cores; a significação da ideia de que as cores prismáticas estão entre o branco e o preto e de que o branco é a forma da cor, e o preto a privação; as cores como proporções; os termos para as cores; as cores do arco-íris; e o papel da transparência na visão e na produção das cores.

Pesquisas anteriores

Estou desenvolvendo dois projetos de pesquisa. No primeiro, busco uma compreensão geral da filosofia de Protágoras, a partir do Teeteto de Platão e da Metafísica IV de Aristóteles. O principal foco é nas visões epistemológicas de Protágoras, mas também envolve questões da ética e da metafísica. Dado que nossas melhores fontes para a filosofia de Protágoras são filósofos que não aceitam uma grande parte das suas visões, é necessário que uma parte do projeto consista em entender e avaliar os argumentos dados por Platão e Aristóteles contra Protágoras.

Um segundo projeto tem como objetivo um entendimento do papel da percepção e da fantasia (imaginação) na epistemologia de Aristóteles. Para Aristóteles, a percepção é, de modo geral, verdadeira mas, ao mesmo tempo, certas percepções são falsas—aparentemente por causa da presença da fantasia nelas. O projeto busca uma compreensão geral das condições em que percepção é verdadeira ou falsa e uma resposta à questão do papel da percepção para a obtenção de conhecimento.

Orientações em andamento