Roberto Bolzani Filho

Afiliação acadêmica
Professor Associado (Livre-docente)
Especialização
História da Filosofia Antiga
E-mail
robertof@usp.br

Histórico Acadêmico

  • 2013 Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 
    Título: Ensaios sobre Platão
  • 2003 Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientação: Prof. Dr. Oswaldo Porchat de Assis Pereira da Silva 
    Título do trabalho: O Ceticismo acadêmico e a idéia de subjetividade
  • 1992 Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo
    Orientação: Prof. Dr. Oswaldo Porchat de Assis Pereira da Silva
    Título do trabalho: O ceticismo Pirrônico na obra de Sexto Empírico
  • 1987 Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo
  • 1985 Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo

Pesquisa em desenvolvimento

O Ceticismo Acadêmico e a ideia de subjetividade

Objetivo: Trata-se de analisar as semelhanças e diferenças entre as duas tradicionais correntes do ceticismo grego, com dois objetivos básicos: 1) mostrar que, ao contrário do que afirmam os céticos pirrônicos, os acadêmicos sustentam uma posição cética genuína; 2) estabelecer, na crítica dos acadêmicos à teoria estóica da representação, a presença de um enfoque analítico que prenuncia características fundamentais da concepção moderna de subjetividade.. 

 

O sentido da refutação nos diálogos socráticos de Platão
Resumo: Trata-se de analisar, nos diálogos platônicos ditos socráticos, as principais características do procedimento de Sócrates em face de seus interlocutores, tomando como ponto de partida alguns tópicos: 1. Em que medida se confirmaria o julgamento aristotélico de que a interrogação socrática visa à descoberta de definições, mediante processos indutivos? 2. Levando-se em conta esses aspectos atribuídos ao procedimento de Sócrates, pode-se descobrir um padrão único de refutação, que se repeteria nos diferentes diálogos? 3. Tais procedimentos são compatíveis com aquilo que, mais tarde, no diálogo Teeteto, Platão chamará de maiêutica?".

Orientações em andamento