FELIPE CATALANI

Título de la investigación
O inimigo do apocalipse: técnica, política e história em Günther Anders
Resumo da pesquisa

Em 1959, Günther Anders elabora, como material de discussão para um grupo de estudantes da Universidade Livre de Berlim, uma série de teses curtas, que serão publicadas posteriormente como “Teses para a Era Atômica”. De forma sintética, Anders aborda nessas teses aspectos centrais de toda sua obra relativos à reflexão sobre a técnica, sobre a mutação das formas da ação e do trabalho, sobre a experiência da história e sobre a moral. O cerne do presente trabalho (presente na “Parte I”) consiste na tradução e comentário dessas “Teses”, a fim de explicitar o contexto teórico geral no qual se insere cada uma delas. A Parte II, subdividida em duas partes, é dedicada à discussão do conceito de “discrepância prometeica” e das relações entre técnica e história. A Parte III traz uma introdução e a tradução de três ensaios de Anders, que fazem parte de seus escritos de antropologia filosófica, nos quais se evidenciam algo do “método” e dos pressupostos filosóficos da obra andersiana.

Orientador
Paulo Eduardo Arantes