Colóquio Internacional: A filosofia contemporânea e seus arquivos. Quiasmas envolvendo Brasil e França

22, 23 e 24.SET.2025
 - IEB e FFLCH/USP

O Colóquio Internacional “A Filosofia contemporânea e seus arquivos – quiasmas envolvendo Brasil e França” pretende reunir em São Paulo pesquisadores em filosofia e literatura cuja característica comum é a pesquisa em arquivos. 
No caso francês, interessa principalmente a instituição dos Arquivos Husserl de Paris, lugar que se tornou um âmbito de fomento e de circulação do pensamento europeu contemporâneo. Nas palavras de Emmanuel de Saint Aubert, pesquisador que estará presente no evento: “os Arquivos Husserl de Paris são há muito tempo o centro de pesquisa fenomenológica mais importante da França e se beneficiam de uma forte difusão internacional” . Os pesquisadores presentes no colóquio (o próprio Saint Aubert, além de Benedetta Zaccarello, Masanori Tsukamoto e Franck Robert) têm elaborado um trabalho rigoroso e original de pesquisa nesse e em outros arquivos, tendo em vista especialmente a interpretação das obras de Merleau-Ponty e de Valéry. 
Do outro lado do Atlântico, em São Paulo, os estudos realizados por Silvana de Souza Ramos, Marcos Antonio de Moraes, Flavia Camargo Toni e por outros pesquisadores brasileiros no Fundo Gilda de Mello e Souza e no acervo de Mário de Andrade, depositados no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), abrangem a recepção da fenomenologia francesa no Brasil, seus ecos e desdobramentos no interior das reflexões de diversos autores e autoras brasileiras, ao mesmo tempo em que abarcam importantes documentos acerca da passagem de Claude Lévi-Strauss, Jean Maugüé e Roger Bastide pela Universidade de São Paulo, nos idos de 1930 - 1940.  
Esses diferentes trabalhos de pesquisa, sediados em diversos arquivos, dialogam com o estudo e a publicação do monumental acervo de manuscritos deixados por Merleau-Ponty depois de sua morte, em 1961, e depositados na Bibliothèque nationale de France (BnF), os quais são um poderoso testemunho da fecundidade do pensamento do filósofo e uma fonte inestimável de pesquisa sobre o liame ainda pouco considerado entre a geração existencialista e as gerações subsequentes, de estruturalistas e pós-estruturalistas franceses, assim como ajudam a pensar seu diálogo com outras experiências intelectuais, a exemplo da brasileira. 
O desafio genético de contextualizar essas fontes e seus trânsitos, inserindo-as no cenário de produção de autoras e autoras, mas também segundo sua circulação em determinado período, adiciona à discussão metodológica novas questões. Afinal, a institucionalização do arquivo tem um papel fundamental na própria instituição da memória cultural, mas também na sua transformação. Pois, ao mesmo tempo em que certas instituições se estabelecem como seletores e guardiões de documentos de um determinado país, elas acabam por se transformar em focos internacionais de pesquisa, funcionando como pontos de circulação de culturas e saberes. Pensamentos em trânsito se desenham em razão da circulação desses documentos e dos próprios pesquisadores e pesquisadoras, provenientes de diferentes países e culturas.
O colóquio tem por primeiro objetivo explicitar as características das instituições de arquivo envolvidas, assim como as metodologias desenvolvidas no trabalho concreto de exegese dos documentos visados. Em segundo lugar, trata-se de apresentar e de discutir os resultados dessas pesquisas, dando ênfase aos processos de trânsito e de circulação de ideias e de matrizes simbólicas que podem ser detectados por meio do estudo de determinados conjuntos documentais. Isso significa que o propósito do colóquio é tomar a produção de ideias e a constituição da memória cultural em termos transnacionais, em seus quiasmas, mais do que pensar influências unilaterais.

 

Programação
22/09

Auditório 08 DF/FFLCH/USP

14h30 Abertura Oficial do Evento

15h – 16h: Sur l'écriture de Gilda de Mello e Souza : une plongée dans les archives de l'IEB/USP
Silvana de Souza Ramos (DF e IEB/USP)

Mediação: Lívia Pacito (DF e IEB/USP)

16h30 – 17h30: Le corps de l’esprit — les transformations de la notion d’implexe chez Valéry et chez Merleau-Ponty (online)
Masanori Tsukamoto (Universidade de Tóquio)

Mediação: Benedetta Zaccarello (CNRS/ENS)

18h – 19h: Qu’est-ce que les manuscrits des ‘Recherches sur l’usage littéraire du langage’ peuvent nous apprendre ?
Benedetta Zaccarello (CNRS/ENS)

Mediação: Silvana de Souza Ramos
 

23/09

10h – 12h Visita guiada ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) 
Responsável: Elisabeth Marin Ribas (IEB/USP)

Mesas no Auditório 08 FFLCH/DF/USP:

14h30 – 15h30 A moda em Gilda de Mello e Souza: da caligrafia à bricolagem
Brunno de Almeida Maia (FAU/USP)

15h30 – 16h30 Merleau-Ponty e Valèry nas Recherches sur l’usage littéraire du langage
Iracy Ferreira dos Santos Júnior (DF/USP)

Mediação: Silvana de Souza Ramos (DF e IEB/USP)

17h – 18h De um arquivo a outro: olhares sobre o fichário analítico de Mário de Andrade
Flavia Camargo Toni (IEB/USP)

18h – 19h A correspondência de Mário de Andrade depositada no IEB/USP: uma reflexão metodológica e crítica
Marcos Antonio de Moraes (IEB/USP)

Mediação: Elisabeth Marin Ribas (IEB/USP)
 

24/09

14h – 15h Sessão audiovisual no auditório do IEB/USP

Vídeo: “Arquivos audiovisuais da missão francesa no Brasil” (Bricolagem de depoimentos e documentos dos professores da Missão Francesa na USP)

“Diana” Film by Clêmie Blaud and Silvana Ramos (Canada, Brazil), 2022, 28 minutes, colour, sound, Portuguese, French, English, with English subtitles. International Merleau-Ponty Circle.

Mediação: Clêmie Blaud (DF/USP) e Simony Campello (DF/USP)

15h – 17h Atividade guiada no IEB/USP 
Coordenação: Bianca Dettino(IEB/USP)

18h – 19h Conferência de Encerramento:
Auditório 08 FFLCH/DF/USP

Passer de l’autre côté de la scène éditoriale. Singularité et fécondité des manuscrits de Merleau-Ponty
Emmanuel de Saint Aubert (CNRS/ENS)

Mediação: Silvana de Souza Ramos (DF/USP)
 

Transmissão: 
22/09: https://youtube.com/live/PoVaQ0IY0lk

Cartaz e Programação do evento

Comissão organizadora: 
Elisabeth Marin Ribas (IEB/USP), Iracy Ferreira dos Santos Júnior, Lívia Pacito, Clêmie Blaud, Simony Campello (DF/USP)

Coordenação
Silvana de Souza Ramos (DF/USP)
Apoio
Grupo de Estudos Política & Subjetividades, IEB, Pós IEB Culturas e Identidades Brasileiras, ENS PSL, PPG-Fil/FFLCH, USP, CAPES PROAP / PROEX
Local
IEB e FFLCH/USP
Endereço
Av. Prof. Luciano Gualberto n.78 (IEB) e n.315 (FFLCH). Cidade Universitária, São Paulo - SP.