
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que atualmente tem avaliação 7 da Capes, possui cursos de mestrado e de doutorado, com uma única área de concentração, Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas; História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências. No curso de mestrado o prazo para conclusão é de 42 meses, no curso de doutorado, 54 meses, e no curso de doutorado direto, 66 meses.
Todos os professores do Departamento de Filosofia fazem parte do quadro de orientadores plenos, sendo 07 titulares, 20 livre-docentes, 06 doutores e 15 professores seniores. Completam ainda o quadro de orientadores plenos mais 1 professores da Faculdade de Educação, 1 professora do Departamento de Ciência Política e 1 professor da Faculdade de Economia e Administração da USP. O Programa conta assim com 52 orientadores, sendo 44 membros permanentes e 08 colaboradores.
O processo de seleção para ingresso em 2026 em seus cursos de mestrado e de doutorado recebeu 262 inscrições. O edital com as informações sobre o processo se encontra destacado no endereço eletrônico: https://filosofia.fflch.usp.br/processoseletivopos. Ingressam em seus cursos cerca de 70 novos alunos por ano.
Em média, o Programa tem cerca de 260 alunos matriculados. Em dez anos (2015-2024), o seu corpo discente produziu 258 dissertações de mestrado e 217 teses de doutorado, totalizando 493 trabalhos de conclusão de curso. Isto significa em média mais de 25 dissertações de mestrado e mais de 21 teses de doutorado defendidas por ano. Uma das características mais marcantes do Programa é a sua capacidade de formar pessoal docente altamente qualificado. O programa logrou preparar professores para integrar seu próprio corpo docente já em cinco sucessivas gerações acadêmicas, bem como tem sido também a escola formadora de grande parte dos professores de filosofia de diversas outras universidades.
Objetivos
O Programa é voltado principalmente para a pesquisa, desenvolvida em duas direções: como trabalho individual de investigação filosófica em uma das linhas de pesquisa; e como trabalho em grupos de pesquisa.
As disciplinas oferecidas pelas linhas de pesquisa visam contribuir para a formação básica do estudante, preparando-o para o trabalho individual de investigação. O pós-graduando é estimulado a escolher e cursar, em um leque de disciplinas oferecidas, aquelas que podem contribuir com maior relevância para seu trabalho de pesquisa. As disciplinas normalmente possuem 8 créditos, o que significa que o aluno deve cursar 3 disciplinas para o mestrado, 1 disciplina para o doutorado ou 4 disciplinas para o doutorado direto. O reduzido número de disciplinas supõe, em contrapartida, um trabalho efetivamente intenso no âmbito das atividades programadas, por meio das quais se processa o desenvolvimento da pesquisa inicialmente planejada. Estas atividades consistem principalmente em leitura e interpretação de textos clássicos bem como em trabalhos de exposição e discussão, aferidos em seminários e colóquios regularmente organizados pelos orientadores.
A participação em grupos de pesquisa, por ser um instrumento relevante na formação dos pós-graduandos e um meio excelente de promover um maior equilíbrio entre o ensino e a pesquisa, é fortemente estimulada. Esta participação tem produzido resultados satisfatórios tanto no que concerne a autonomia e a maturidade intelectual dos pós-graduandos, como no que diz respeito aos padrões de rigor exigidos por uma investigação filosófica consistente. O programa abriga atualmente mais de 20 grupos pesquisas, além de convênios, laboratórios e projetos temáticos.
Talvez o que possa dar uma ideia mais clara do trabalho desenvolvido no Programa seja a produção intelectual de seus professores e alunos. Entre 2015 e 2024, o corpo docente e discente do Programa publicou mais de 2884 trabalhos bibliográficos, divididos, entre outros, em 808 livros e capítulos de livros, 1640 artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais, 113 traduções e 323 artigos em jornais, revistas e artigos em sites, sem contar a publicação de resenhas, organização de livros etc. Vale ressaltar que esta produção só vem a lume após longa discussão e amadurecimento, somada, no caso da produção discente, à aprovação por parte do orientador ou, em alguns casos, de um bom número de professores ligados à área respectiva da produção. Se, por um lado, isto aumenta o tempo para a produção desses trabalhos, por outro acentua o caráter fortemente formador que o Programa impõe a toda a sua produção.
Estrutura
Todos os professores do Programa se dedicam a, pelo menos, um projeto de pesquisa e a muitos deles fomentados ou através de bolsas de pesquisa, ou através de financiamentos específicos da Fapesp, CAPES e CNPq.
O Programa promove periodicamente diversos eventos nacionais e internacionais de grande relevância para a área. Alguns eventos refletem iniciativas pontuais de grupos de pesquisa e de estudo; outros acontecem regularmente. Além desses eventos de maior duração e maior número de pessoas envolvidas, são organizadas com frequência conferências, jornadas e seminários.
O Programa apoia também a publicação de 06 periódicos, distribuídos em revistas especializadas, como Discurso, Revista de Filosofia Antiga, Cadernos de Filosofia Alemã, Cadernos de Ética e Filosofia Política, Cadernos Espinosanos e Rapsódia.
Desde sua criação, o Programa jamais deixou de criar redes de pesquisa e ensino com outras universidades. Graças aos diversos projetos de pesquisa, financiados pela Fapesp, CNPq e CAPES, mantém relações constantes com diversas instituições de ensino do país e do exterior em programas de cooperação em ensino e pesquisa com universidades e centros emergentes.
A capacidade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da USP de reunir pesquisadores/as pode ser aquilatada pela alta frequência de pesquisadores/as docentes e discentes das mais diversas universidades do país nos vários eventos e grupos de pesquisa constantemente promovidos, além do elevado número de pós-doutorandos e pesquisadores visitantes atraídos pelo Programa. O Programa tem também desenvolvido uma política de internacionalização centrada no contínuo intercâmbio de professores e estudantes. Além das relações de pesquisa e ensino de seus docentes com centros reputados fora do país, bem como da participação de seus professores em comitês editoriais de periódicos internacionais e em grupos de pesquisa internacionais, destaca-se: a presença cada vez mais frequente de professores estrangeiros nas bancas de doutorado e mestrado; a ida de alunos de doutorado em eventos realizados fora do país, para apresentação de trabalho e contatos de pesquisa; a organização de colóquios no exterior em parceria com universidades estrangeiras; a celebração de acordos de cooperação de ensino e pesquisa internacionais.
A internacionalização do Programa é uma realidade atestada pela intensa circulação de professores estrangeiros em suas atividades. No último quadriênio de avaliação da CAPES (2021-2024), o Programa recebeu mais de 181 pesquisadores/as docentes estrangeiros, um bom número dos quais tendo ministrado cursos intensivos, além de conferências e de participações em bancas de mestrado e de doutorado. Ao mesmo tempo, os alunos são incentivados a passar um período de estudo e pesquisa fora do país. No doutorado, as cotutelas com universidades estrangeiras têm sido uma prática cada vez mais frequente. Nestes casos, o diploma vale igualmente no Brasil e no país da universidade estrangeira.
Coordenação
- Prof. Dr. Edelcio Gonçalves de Souza
- Prof. Dr. Luiz Sérgio Repa
Linhas de pesquisa
O curso possui uma única área de concentração: Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa:
- História da Filosofia – História e análise dos sistemas filosóficos. Estudo de diferentes tópicos das doutrinas filosóficas, bem como aspectos da constituição e lógica interna das mesmas. Abordagem de autores e sistemas inserindo-os no contexto histórico-cultural. Estudo comparado das filosofias e reconstituição dos eixos diretores a partir dos grandes autores inaugurais, de acordo com as articulações cronológicas que dividem a História da Filosofia em Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.
- Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências – Investigação lógica de sistemas formais, sua fundamentação filosófica e desenvolvimento histórico. Análise das linguagens formais e ordinárias e seu emprego no estudo de questões filosóficas. Pesquisa da natureza e dinâmica do conhecimento científico em seus aspectos epistemológicos e historiográficos. Exame das perspectivas e do impacto da ciência na sociedade, sua aplicabilidade tecnológica e sua organização institucional.
- Estética e Filosofia da Arte – Estudo dos diferentes lugares atribuídos à Beleza pela Filosofia e de questões postas especificamente pela História das Artes. Exposição e comentário das teorias clássicas acerca da obra de arte, tendo em vista promover uma reavaliação de seus conceitos fundamentais. Abordagem teórica e consideração do fenômeno artístico, visando delineamentos de uma ontologia da obra de arte. Consideração histórico-crítica da arte moderna e contemporânea.
- Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas – Os trabalhos de pesquisa nesta área abrangem a questão da crítica das ciências humanas e do discurso político e ideológico ao longo da história da filosofia. Procuram abordar, neste sentido, as relações entre teoria e filosofia da história, as concepções do poder, os grandes problemas da filosofia moral e política desde a Antigüidade até a época contemporânea.
Secretaria e infraestrutura
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 11h00 às 12h30 e das 13h30 às 20h00
Telefone: (11)3091.0078
Site: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao
e-mail: informações gerais da pós-graduação: ppgdf@usp.br
Coordenação do Programa
- Prof. Dr. Edelcio Gonçalves de Souza
- Prof. Dr. Luiz Sérgio Repa
CCP – Comissão Coordenadora do Programa (Biênio 2023/2025)
Titulares
- Edelcio Gonçalves de Souza
- Luiz Sérgio Repa
- Eduardo Brandão
- Alex de Campos Moura
- Oliver Tolle
- André Rodrigo Ferreira Coggiola (Representante Discente)
Suplentes
- Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros
- Carlos Eduardo de Oliveira
- Evan Robert Keeling
- Luís César Oliva
- Isabel Coelho Fragelli
- Eliakim Ferreira Oliveira (Representante Discente)
Equipe
- Antonia de Lourdes dos Santos
(Secretária de Departamento de Ensino) - Lucas Martins de Castro Neto (auxiliar acadêmico)
- Layla Zelada (estagiária)
- Nicole Mendes (analista acadêmica)
- Rubén Sosa Cabrera Júnior (técnico acadêmico)
- Susan Thiery Satake (suporte técnico)
Infraestrutura aos pós-graduandos
O Programa de pós-graduação tem melhorado consideravelmente as condições materiais de ensino com as verbas disponíveis, adquirindo computadores de alta performance, e equipamentos de videoconferência entre outros instrumentos de trabalho com o propósito de oferecer a seus pós-graduandos uma estrutura que contribua para o desenvolvimento de sua pesquisa:desenvolvimento de sua pesquisa:
- O programa possui salas para seminários e laboratórios de pesquisa com computadores, impressora, equipamentos de som, áudio, multimídia, antenas wireless, comunicação em rede, com possibilidade de atender a diversas demandas. Os pós-graduandos contam ainda com apoio de Assistentes nas áreas de Informática, Acadêmica, Financeira, Administrativa e com o Escritório Técnico da FAPESP para apoio a Prestação de Contas entre outras necessidades.
- Para acesso aos computadores da sala 114, basta manter matrícula com foto atualizada no sistema Janus. Para fazer uso das salas para reuniões dos grupos de pesquisa, é necessário se dirigir a secretaria do departamento ou encaminhar e-mail solicitando reserva do espaço.
Legislação: Normas e Regimentos
Regimento de Pós-Graduação da faculdade
| Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo 2018 (RESOLUÇÃO Nº 7493, DE 27 DE MARÇO DE 2018 - ATUAL) |
| Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo 2013 (ANTIGO) |
| RESOLUÇÃO Nº 7028, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2014 |
Regulamento do Programa de Pós-graduação em Filosofia