Centenário Imre Lakatos: matemática e ciência

Imre Lakatos Centennial: Mathematics and science
07/11 a 11/11/2022

– Centenário Imre Lakatos: matemática e ciência   |   Imre Lakatos Centennial: Mathematics and science –

A relevância do filósofo húngaro Imre Lakatos para a chamada “virada historicista” ou “nova filosofia da ciência” a partir dos anos 1960, é inegável. Não se poderia negligenciá-lo sem com isso relegar capítulo importante do desenvolvimento da disciplina de História e Filosofia da Ciência no séc. XX. A contribuição de Lakatos a Filosofia da Matemática também é instigante, o que alçou o alcance de sua obra não apenas entre filósofos, mas também entre matemáticos e pesquisadores de campos científicos diversos, voltados, respectivamente, às áreas de Educação Matemática e Ensino de Ciências, sobretudo.

Contando com convidados como John Worrall (LSE), Brendon Larvor (University of Hertfordshire (UOH)) e com pesquisadores brasileiros e argentinos nos campos da Filosofia, da Matemática, da Física e da Química –, o Depto. de Filosofia da Universidade de São Paulo – USP convida para este evento internacional que, entre os dias 07/11 a 11/11/2022, celebrará o centenário de Imre Lakatos.

Local: Departamento de Filosofia | FFLCH. Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315,  sala 8, Conj. Didático de Fil. e Ciências Sociais, Cidade Universitária, São Paulo – SP.

Segunda-feira, 07/11

10h.-12h. – Minicurso: “Temas centrais da filosofia da matemática de Lakatos”

Virgínia C. Cardoso (UFABC) & Henrique M. Carvalho (IFSP)

18h.-20h. – Minicurso: “A filosofia da ciência de Lakatos: uma introdução”

Miguel A. Flach (USP)
LOCAL: AUDITÓRIO 118

Terça-feira, 08/11

10h.-12h. – Minicurso: “Temas centrais da filosofia da matemática de Lakatos”

Virgínia C. Cardoso (UFABC) & Henrique M. Carvalho (IFSP)

15h30-17h.: Bate-papo com Miguel Flach sobre sua participação no Imre Lakatos Centenary Conference, na London School of Economics (LSE)

18h.-20h. – Minicurso: “A filosofia da ciência de Lakatos: uma introdução”

Miguel A. Flach (USP)

Quarta-feira, 09/11

Comunicações, sessão 1:

10h-10h30:  Danilo Miranda Rodrigues (USP): “Reconstrução racional da cosmologia científica”

10h30-11h: Eveline O. Batista (UNIFESP/IFSP): “A crítica na filosofia da matemática de Lakatos para a construção do conhecimento matemático”

11h.-11h30: Ana Paula Teles de Oliveira (UESB): “A influência de Lakatos na formação de professores de matemática”

11h30-12h.: Valdeir Francisco Oliveira Filho & Débora Coimbra (UFU): “O entendimento do caixeiro viajante, à luz da epistemologia de Imre Lakatos”

14h.-16h30. – Mesa-redonda: Provas e Refutações: o desenvolvimento do conhecimento matemático em perspectiva epistemológica

Henrique Marins de Carvalho (IFSP): “Provas matemáticas: como são construídas e que histórias contam?”

Tiago Tranjan (UNIFESP): “Lakatos e a depuração da linguagem matemática”

Jorge Alberto Molina (UERGS/UFBA): Lakatos e a reconstrução racional da história da matemática”

17h.-18h30 – Conferência de Abertura Oficial (transmitida online para o auditório)

Brendan Larvor (U. Hertfordshire):

“Unlikely bedfellows or unholy alliance?”

Quinta-feira, 10/11

Comunicações, sessão 2:

10h-10h30: Fernando Pereira da Silva (UNIFESP): “Questões filosóficas para uma linguagem exata”

10h30-11h: Elaine Caire & Virgínia Cardia Cardoso (UFABC): “A curva normal: uma possível reconstrução histórica, conforme Imre Lakatos”

11h-11h30: Susete F.R. Machado (UFRGS), Michelle C. Pizzato (IFRS), José C. Del Pino (UFRGS), André L.S. da Silva (Unipampa) & Paulo R.G. de Moura (UFES): “Apresentação de uma convergência epistemológica entre Gaston Bachelard e Imre Lakatos como subsídio teórico para discussões no âmbito da Didática das Ciências”

11h30-12h: Jojomar Lucena da Silva (USP): “Termodinâmica: campo de reflexão sobre a relação entre hard core e heurística positiva”

14h.-16h30. – Mesa-redonda: Ecos de Lakatos na Educação Matemática e no Ensino de Ciências

Virgínia Cardia Cardoso (UFABC): “Contribuições de Lakatos para a Educação em Ciências e Matemática”

Antonio José Lopes (Vunesp): “Lakatos na sala de aula: características de produções de alunos em um ambiente de inspiração lakatosiana”

Simone Martorano (UNIFESP): “As ideias de Imre Lakatos no Ensino de Ciências”

17h.-19h30. – Mesa-redonda: A Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica aplicada a estudos de caso em ciências: possibilidades e limites I

Rodolfo Gaeta (UBA): “La filosofía de las matemáticas de Imre Lakatos y la metodología de los programas de investigación”

Alexandre Bagdonas (UF Lavras): “A favor e contra o método: controvérsias entre Lakatos e Feyerabend no ensino de cosmologia”

Bruno Borge (UBA / Conicet): “Verdade e realismo epistêmico na metodologia dos programas de pesquisa científica”

Sexta-feira, 11/11

14h.-16h30. – Mesa-redonda: A Metodologia dos Programas de Pesquisa Científica aplicada a estudos de caso em ciências: possibilidades e limites

Carolina Leister (Unifesp): “Os programas de pesquisa da Economia de bem-estar social, social choice e public choice

Valter Alnis Bezerra (USP): “Sobre a aplicação de imagens filosóficas de ciência a estudos de caso em história da ciência”

Pablo Lorenzano (UN Quilmes): “What is Bateson’s Mendelism, the first scientific research program in genetics?”

17h.-18h30 – Conferência de encerramento (transmitida online para o auditório)

John Worrall (London School of Economics):

“A look back at the ‘Popper-Kuhn-Lakatos debate’”

Comissão Organizadora:

Prof. Dr. Osvaldo Frota Pessoa Jr. (USP)

Dndo. Miguel Ângelo Flach (USP)

Profa. Dra. Virgínia Cardia Cardoso (UFABC)

Prof. Dr. Henrique Marins de Carvalho (IFSP)

Prof. Dr. Caetano Ernesto Plastino (USP)

Comissão Organizadora:

Osvaldo Frota Pessoa Jr. (DF-USP)
Miguel Ângelo Flach (Dndo. DF-USP)