Curso de difusão: Hannah Arendt, leitora de Maquiavel, Montesquieu e Kant

Ministrante: Dr.ª Adriana Novaes [Pós-doutoranda do Depto. de Filosofia | usp]
23/AGO A 04/OUT/2019 - das 19h às 21h

Apresentaremos a interpretação feita por Hannah Arendt das obras de Maquiavel, Montesquieu e Kant, destacando sua relevância para o pensamento político da autora. Um dos primeiros cursos ministrados por Arendt após a publicação de Origens do Totalitarismo foi “História da Teoria Política”, na Universidade da Califórnia, Berkeley, em 1955. Neste curso, Arendt interpreta as obras de dez autores modernos. A avaliação de suas contribuições no contexto do pós-guerra aprofunda a compreensão do pensamento político da autora e também auxilia o entendimento de nosso contexto, herdeiros que somos das perplexidades decorrentes do colapso moral e dos desafios do século XX. Trataremos da interpretação feita por Arendt das obras de Nicolau Maquiavel, Montesquieu e Immanuel Kant.

Cartaz e Programação do evento
Prof. Dr. Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros [Depto. Filosofia usp]
Endereço
Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP