Programa de Pós-graduação em Filosofia

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que atualmente tem avaliação 7 da Capes, possui cursos de mestrado e de doutorado, com uma única área de concentração, Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa: Estética e Filosofia da Arte; Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas; História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências. No curso de mestrado o prazo para conclusão é de 42 meses, no curso de doutorado, 54 meses, e no curso de doutorado direto, 66 meses.


Todos os professores do Departamento de Filosofia fazem parte do quadro de orientadores plenos, sendo 06 titulares, 18 livre-docentes, 08 doutores e 20 professores aposentados. Completam ainda o quadro de orientadores plenos mais 2 professores da Faculdade de Educação e 1 professor da Faculdade de Economia e Administração da USP. O Programa conta assim com 53 orientadores, sendo 40 membros permanentes e 13 colaboradores.
 
O processo de seleção para ingresso em seus cursos de mestrado e de doutorado tem recebido cerca de 200 inscrições por ano. Os candidatos se submetem a duas provas – uma prova específica de filosofia e outra de língua estrangeira, no caso do mestrado, ou duas línguas estrangeiras, no caso do doutorado – e a uma arguição na qual são avaliados o Curriculum Vitae e o projeto de pesquisa. Ingressam em seus cursos cerca de 70 novos alunos por ano.
 
Em média, o Programa tem cerca de 260 alunos matriculados. Em dez anos (2010-2020), o seu corpo discente produziu 237 dissertações de mestrado e 217 teses de doutorado, totalizando 454 trabalhos de conclusão de curso. Isto significa em média mais de 23 dissertações de mestrado e mais de 21 teses de doutorado defendidas por ano.
Uma das características mais marcantes do Programa é a sua capacidade de formar pessoal docente altamente qualificado. O programa logrou preparar professores para integrar seu próprio corpo docente já em cinco sucessivas gerações acadêmicas, bem como tem sido também a escola formadora de grande parte dos professores de filosofia de diversas outras universidades. Para ter uma ideia de seu impacto no meio acadêmico, mais de 300 de seus egressos ingressaram na carreira docente de diversas instituições de ensino superior do país e do estrangeiro.

Objetivos

O Programa é voltado principalmente para a pesquisa, desenvolvida em duas direções: como trabalho individual de investigação filosófica em uma das linhas de pesquisa; e como trabalho em grupos de pesquisa.
 
As disciplinas oferecidas pelas linhas de pesquisa visam contribuir para a formação básica do estudante, preparando-o para o trabalho individual de investigação. O pós-graduando é estimulado a escolher e cursar, em um leque de disciplinas oferecidas, aquelas que podem contribuir com maior relevância para seu trabalho de pesquisa. As disciplinas normalmente possuem 8 créditos, o que significa que o aluno deve cursar 3 disciplinas para o mestrado, 1 disciplina para o doutorado ou 4 disciplinas para o doutorado direto. O reduzido número de disciplinas supõe, em contrapartida, um trabalho efetivamente intenso no âmbito das atividades programadas, por meio das quais se processa o desenvolvimento da pesquisa inicialmente planejada. Estas atividades consistem principalmente em leitura e interpretação de textos clássicos bem como em trabalhos de exposição e discussão, aferidos em seminários e colóquios regularmente organizados pelos orientadores.
 
A participação em grupos de pesquisa, por ser um instrumento relevante na formação dos pós-graduandos e um meio excelente de promover um maior equilíbrio entre o ensino e a pesquisa, é fortemente estimulada. Esta participação tem produzido resultados satisfatórios tanto no que concerne a autonomia e a maturidade intelectual dos pós-graduandos, como no que diz respeito aos padrões de rigor exigidos por uma investigação filosófica consistente. O Programa abriga atualmente em torno de 20 grupos de pesquisa e de estudo, além de 2 laboratórios: laboratório de licenciatura; e laboratório de teoria social, filosofia e psicanálise.
 
Talvez o que possa dar uma ideia mais clara do trabalho desenvolvido no Programa seja a produção intelectual de seus professores e alunos. Entre 2013 e 2020, o corpo docente e discente do Programa publicou mais de 2000 trabalhos bibliográficos, divididos, entre outros, em 706 livros e capítulos de livros, 1133 artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais, 59 traduções e 90 artigos em jornais e revistas, sem contar a publicação de resenhas, organização de livros etc. Vale ressaltar que esta produção só vem a lume após longa discussão e amadurecimento, somada, no caso da produção discente, à aprovação por parte do orientador ou, em alguns casos, de um bom número de professores ligados à área respectiva da produção. Se, por um lado, isto aumenta o tempo para a produção desses trabalhos, por outro acentua o caráter fortemente formador que o Programa impõe a toda a sua produção.

Estrutura

Todos os professores do Programa se dedicam a, pelo menos, um projeto de pesquisa e a maioria desses projetos é financiada ou através de bolsas de pesquisa, ou através de financiamentos específicos da Fapesp, CAPES e CNPq.
 
O Programa promove periodicamente diversos eventos nacionais e internacionais de grande relevância para a área. Alguns eventos refletem iniciativas pontuais de grupos de pesquisa e de estudo; outros acontecem regularmente. Além desses eventos de maior duração e maior número de pessoas envolvidas, são organizadas com frequência conferências, jornadas e seminários.
 
O Programa apoia também a publicação de 07 periódicos, distribuídos em revistas especializadas, como Discurso, Revista de Filosofia Antiga, Scientiae Studia, Cadernos de Filosofia Alemã, Cadernos de Ética e Filosofia Política, Cadernos Espinosanos e Rapsódia.
 
Desde sua criação, o Programa jamais deixou de criar redes de pesquisa e ensino com outras universidades. Graças aos diversos projetos de pesquisa, financiados pela Fapesp, CNPq e CAPES, mantém relações constantes com diversas instituições de ensino do país e do exterior, sendo protagonista de programas de cooperação em ensino e pesquisa com universidades e centros emergentes. Atualmente mantém um convênio DINTER (Doutorado Interinstitucional) de capacitação de docentes com a Universidade Federal do Acre e participa, junto com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Sergipe, do PROMOB (Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior de Sergipe), que prevê estágios de curta duração de alunos e de professores da UFS na USP e cursos ministrados por professores da USP na UFS.
 
A capacidade do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da USP de reunir pesquisadores/as pode ser aquilatada pela alta frequência de pesquisadores/as docentes e discentes das mais diversas universidades do país nos vários eventos e grupos de pesquisa constantemente promovidos, além do elevado número de pós-doutorandos e pesquisadores visitantes atraídos pelo Programa. O Programa tem também desenvolvido uma política de internacionalização centrada no contínuo intercâmbio de professores e estudantes. Além das relações de pesquisa e ensino de seus docentes com centros reputados fora do país, bem como da participação de seus professores em comitês editoriais de periódicos internacionais e em grupos de pesquisa internacionais, destaca-se: a presença cada vez mais frequente de professores estrangeiros nas bancas de doutorado e mestrado; a ida de alunos de doutorado em eventos realizados fora do país, para apresentação de trabalho e contatos de pesquisa; a organização de colóquios no exterior em parceria com universidades estrangeiras; a celebração de acordos de cooperação de ensino e pesquisa internacionais.
 
A internacionalização do Programa é uma realidade atestada pela intensa circulação de professores estrangeiros em suas atividades. No último triênio de avaliação da CAPES (2017-2020), o Programa recebeu mais de 160 pesquisadores/as docentes estrangeiros, um bom número dos quais tendo ministrado cursos intensivos, além de conferências e de participações em bancas de mestrado e de doutorado. Ao mesmo tempo, os alunos são incentivados a passar um período de estudo e pesquisa fora do país. No doutorado, as cotutelas com universidades estrangeiras têm sido uma prática cada vez mais frequente. Nestes casos, o diploma vale igualmente no Brasil e no país da universidade estrangeira.

Linhas de pesquisa

O curso possui uma única área de concentração: Filosofia, organizada em 4 linhas de pesquisa:

  • História da Filosofia – História e análise dos sistemas filosóficos. Estudo de diferentes tópicos das doutrinas filosóficas, bem como aspectos da constituição e lógica interna das mesmas. Abordagem de autores e sistemas inserindo-os no contexto histórico-cultural. Estudo comparado das filosofias e reconstituição dos eixos diretores a partir dos grandes autores inaugurais, de acordo com as articulações cronológicas que dividem a História da Filosofia em Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. 
     
  • Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências – Investigação lógica de sistemas formais, sua fundamentação filosófica e desenvolvimento histórico. Análise das linguagens formais e ordinárias e seu emprego no estudo de questões filosóficas. Pesquisa da natureza e dinâmica do conhecimento científico em seus aspectos epistemológicos e historiográficos. Exame das perspectivas e do impacto da ciência na sociedade, sua aplicabilidade tecnológica e sua organização institucional. 
     
  • Estética e Filosofia da Arte – Estudo dos diferentes lugares atribuídos à Beleza pela Filosofia e de questões postas especificamente pela História das Artes. Exposição e comentário das teorias clássicas acerca da obra de arte, tendo em vista promover uma reavaliação de seus conceitos fundamentais. Abordagem teórica e consideração do fenômeno artístico, visando delineamentos de uma ontologia da obra de arte. Consideração histórico-crítica da arte moderna e contemporânea. 
     
  • Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas – Os trabalhos de pesquisa nesta área abrangem a questão da crítica das ciências humanas e do discurso político e ideológico ao longo da história da filosofia. Procuram abordar, neste sentido, as relações entre teoria e filosofia da história, as concepções do poder, os grandes problemas da filosofia moral e política desde a Antigüidade até a época contemporânea. 

Secretaria e infraestrutura

Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 14h00 às 20h00
Telefone: (11)3091.0078
 
Site: http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao

e-mail: informações gerais da pós-graduação: ppgdf@usp.br

Coordenação do Programa

  • Prof. Dr. Edelcio Gonçalves de Souza
  • Prof. Dr. Luiz Sérgio Repa 

CCP – Comissão Coordenadora do Programa (Biênio 2023/2025)

Titulares

  • Edelcio Gonçalves de Souza
  • Luiz Sérgio Repa 
  • Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros
  • Alex de Campos Moura
  • Oliver Tolle
  • André Rodrigo Ferreira Coggiola(Representante Discente)

Suplentes

  • Eduardo Brandão
  • Carlos Eduardo de Oliveira
  • Evan Robert Keeling 
  • Luís César Oliva
  • Isabel Coelho Fragelli

Equipe

  • Antonia de Lourdes dos Santos
    (Secretária de Departamento de Ensino)
  • Lucas Martins de Castro Neto (auxiliar acadêmico)
  • Rubén Sosa Cabrera Júnior (técnico acadêmico)
  • Susan Thiery Satake (suporte técnico)
  • Izabella Cruz Santos (estagiária)

Infraestrutura aos pós-graduandos

O Programa de pós-graduação tem melhorado consideravelmente as condições materiais de ensino com as verbas disponíveis, adquirindo computadores, data-show e outros instrumentos de trabalho com o propósito de oferecer a seus pós-graduandos uma estrutura que contribua para o desenvolvimento de sua pesquisa:

  • Sistema de sugestão para aquisição de livro: o Departamento de Filosofia não descura do que considera fundamental, a saber, a constituição de uma biblioteca de acervo acadêmico de nível internacional; para tanto, mantém uma compra regular de livros, bem como participa de todas as chamadas lançadas pelas Agências de Fomento para aquisição de bibliografia. Neste sentido, manteremos este sistema on-line http://arethusa.fflch.usp.br/sugestaolivro de sugestão de livros para que tenhamos sempre listas atualizadas.
  • O Departamento mantém uma sala (103) com funcionamento das 07h00 às 23h00 provida de computadores, impressora e uma sala de reunião/estudos. Para fazer uso deste espaço é necessário se dirigir a secretaria do departamento com seu cartão USP válido para se cadastrar e validar a chave eletrônica.

 

Coordenação

  • Prof. Dr. Edelcio Gonçalves de Souza
  • Prof. Dr. Luiz Sérgio Repa