Hegel 250 anos: fenomenologia, lógica e sistema

3 a 5 de março de 2021
Endereço
Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP

 Inscrições para ouvintes

 

 Links para as transmissões:
​​​​​​​03/03 - https://youtu.be/K0g59a9X6BM
04/03 - https://youtu.be/z_9MK5DNcyI
05/03 - https://youtu.be/wvZ01sm0cWY

PROGRAMAÇÃO

 

HEGEL 250 ANOS: FENOMENOLOGIA, LÓGICA E SISTEMA
HEGEL 250 YEARS ON: FENOMENOLOGY, LOGIC, AND SYSTEM

 

3 de março de 2021

 

12h45–13h00
Homenagem ao Prof. Dr. Marcos Müller

 

13h00–14h30
Hegel: la philosophie politique comme épistémologie (Hegel: Filosofia política como epistemologia)
Prof. Dr. Jean-François Kervégan
(Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne)

 

Mesa I
15h00–18h00

Debatedora: Profa. Dra. Michela Bordignon (UFABC)

 

15h00-15h20
Phenomenology of Spirit as an Introduction to Science: a learner paradox?

Jiahiu Feng (Doutoranda - Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne)
 

 

15h20-15h40
From a ladder to a mere rung: the functions of the Phenomenology of Spirit within and without Hegel's Encyclopedia
Emmanuel Chaput (Doutorando - Universidade de Ottawa)

 

15h40-16h00
The problem of circularity between the Phenomenology of Spirit and the Science of Logic

Federico Orsini (Professor visitante - UFLA)

 

16h00-16h20
The Scientific Status of Hegel's Logic and the Matter of its Beginning
Robb Dunphy (Pós-doutorando - Universidade College Dublin)

 

16h20-16h40
Essence and representation as moments of mediation in the Hegelian system: a comparison between the Logic and the Psychology of the Subjective Spirit
Martina Barnaba (Doutoranda - Universidade de Roma “La Sapienza”)

 

16h40-17h30
Comentários da debatedora

 

17h30-18h00
Réplicas e discussão


 

4 de março de 2021

 

13h00–14h30  
Hegel’s Notion of Life (O conceito de vida em Hegel)
Prof. Dr. Luca Illetterati 
(Universidade de Padova)

 

Mesa  II
15h00–18h00

Debatedor: Prof. Dr. Ricardo Crissiuma (UFRGS/CEBRAP)

 

15h00-15h20
A questão da forma e do conteúdo como fundamento lógico do sistema das artes de Hegel
Gustavo de Azevedo Torrecilha (Mestrando - USP)

 

15h20-15h40
A luta contra a “dominação da vontade”: segunda natureza, efetividade e crítica imanente nas Grundlinien
Patrícia Riffel de Almeida (Doutoranda - Unioeste/Universidade de Kassel)

 

15h40-16h00
Loucura e pensamento na filosofia do espírito de Hegel
Felipe Aiello (Graduando - UNESP)

 

16h00-16h20
“A impotência da natureza”: necessidade e contingência lógica, natural e espiritual
Régis de Melo Alves (Doutorando - USP)

 

16h20-17h10
Comentários do debatedor

 

17h10-18h00
Réplicas e discussão

 


5 de março de 2021

 

13h00–14h00
Espiritualidade e vida interior no jovem Hegel
Prof. Dr. Oliver Tolle
(Universidade de São Paulo)

 

Mesa III


14h00–17h00

Debatedora: Profa. Dra. Giorgia Cecchinato (UFMG)

 

14h00-14h20
O arcaísmo da substancialidade na Differenzschrift
Luiz Filipe da Silva Oliveira (Doutorando - UFRGS)

 

14h20-14h40
Imediatidade e início na Ciência da lógica de Hegel
Dalmiro Schwartz Lara (Mestrando - UNICAMP)

 

14h40-15h00
A relação entre as autoconsciências e o Estado como garantia do livre relacionar
Nayara Sandrin da Cruz (Mestranda - UNESP)

 

15h00-15h20
Efetividade entre lógica e política
Marcus Vinicius da Conceição Felizardo (Mestrando - USP)

 

15h20-16h10
Comentários da debatedora

 

16h10-17h00
Réplicas e discussão


17h30–18h30
Do Logos à Physis. Sobre a passagem da Lógica para a Filosofia da Natureza no sistema de Hegel
Profa. Dra. Márcia Cristina Ferreira Gonçalves
(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
 
O evento será realizado online e transmitido. Para links e mais informações, acesse http://filosofia.fflch.usp.br/eventos/2425 ou escreva para hegel250@gmail.com
O evento é organizado pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo
Coordenação e organização: Prof. Dr. Luiz Repa, Fabiana Del Mastro, Adriano Carvalheiro, Paulo Amaral, Lucas Axt, Renata Guerra, André Vilins.

 

 


Hegel 250 anos: fenomenologia, lógica e sistema

3 a 5 de março de 2021

 

A Comissão Organizadora convida a comunidade acadêmica para participar do Colóquio Hegel 250 anos: fenomenologia, lógica e sistema da FFLCH-USP, que será realizado online (Google Meet) durante o período vespertino nos dias 3, 4 e 5 de março de 2021.

 

O Colóquio pretende oferecer uma ocasião para a discussão entre graduandos e pós-graduandos que pesquisem os diferentes aspectos da filosofia de Hegel. A fim de promover um debate proveitoso para aqueles que pretendem discutir seus trabalhos no evento, cada mesa de comunicação contará com um(a) debatedor(a) competente e por nós indicado(a). O(a) debatedor(a) será responsável por tecer comentários e elaborar perguntas sobre os textos das comunicações, além de costurar as possíveis convergências ou divergências entre as leituras. Esse modelo de mesa de comunicação com debatedor(a) pretende fomentar a discussão entre os pesquisadores e romper com as separações tradicionais entre as áreas da filosofia. A chamada de trabalhos a seguir favorece a integração dos pesquisadores que se ocupam com a pesquisa hegeliana e convida a todas e a todos para o envio de trabalhos, seja qual for a área de especialidade da pesquisa sobre Hegel.

 

As propostas de comunicação para o colóquio deverão ser enviadas até o dia 13 de janeiro de 2021[*] para o e-mail: hegel250@gmail.com. As informações sobre a estrutura do evento e o formato da comunicação estão disponíveis na seção Edital.

 

[*] a comissão organizadora do evento postergou para dia 13 de janeiro a data-limite para o envio dos resumos expandidos.

Tema

 

O escopo do colóquio é voltado para as relações entre fenomenologia, fundamento e sistema em Hegel. As propostas de comunicação devem estar de acordo com a temática aqui elencada.

A dialética, resolução da contradição e, assim, expressão do caráter especulativo do pensamento de Hegel, apresenta-se como um fio condutor a partir do qual sua filosofia pode ser estudada. Com efeito, ela é a elaboração formal que produz a partir de si seu conteúdo e que precisamente por isso autoriza à filosofia a sua introdução efetiva (via fenomenologia), a realização da passagem para a sua apresentação pura (na lógica) e, desta, a derivação da estruturação e circularidade de todo o sistema (seguida à filosofia da natureza, a filosofia do espírito contém como seu momento a fenomenologia). O reconhecimento dos reflexos de cada uma das esferas nas demais instiga diversas interpretações a respeito das relações estabelecidas entre fenomenologia, fundamento e sistema.

Sabe-se, no entanto, que as particularidades destas três esferas (a configuração e a exposição de seus objetos), aliadas à tendência à especialização da pesquisa acadêmica, acabam por produzir a circunscrição, nem sempre intencional, das leituras de Hegel (leia-se, o dialético) a um dos campos mencionados. A presença do referido fio condutor, isto é, a dialética, persiste em assinalar a integralidade das esferas e, por conseguinte, em impelir à compreensão da filosofia especulativa a partir do diálogo entre elas.

Com isso em vista, o colóquio tem por objetivo aproximar as linhas de investigação da filosofia de Hegel que, em decorrência das razões mencionadas, perdem, em larga medida, a comunicabilidade. Assim, espera-se que as conferências, comunicações e debates promovidos contribuam para um esforço de compreensão recíproco das partes do sistema com a lógica e da fenomenologia com os anteriores. Ademais, ainda que a impossibilidade de tal compreensão seja uma das leituras possíveis da composição de sua obra (circunscrita aqui à sua introdução à filosofia, à filosofia real e à filosofia pura), esta defesa impõe, não obstante, a explicitação da relação problemática entre as mencionadas esferas do pensamento de Hegel.

Nesse sentido, os trabalhos recebidos deverão contemplar um diálogo entre o assunto investigado e a(s) esfera(s) à(s) qual(quais) ele não está diretamente referido. Os trabalhos temáticos, que propuserem o estudo de conceitos que atravessam as instâncias mencionadas, bem como os que tiverem como objeto a própria proposta do evento, também serão aceitos. Os debates realizados nas mesas de comunicação serão conduzidos com a intenção de aprofundar a discussão do tema do colóquio e, por consequência, favorecer a visão da integralidade da composição sugerida, sem, no entanto, promover a dissolução de suas distâncias e distinções. Convidamos a todas e a todos para a submissão de trabalhos que se adequem a essa proposta geral e que estejam em conformidade com as regras elencadas no Edital. 

 

 

***

 

 

Edital

  1. Informações Gerais
    1. O colóquio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) será realizado virtualmente (Google Meet) nos dias 3, 4 e 5 de março de 2021, durante o período vespertino.
    2. Os interessados em participar do colóquio como comunicadores ou ouvintes poderão se inscrever conforme as regras elencadas neste edital.
    3. Não há cobrança para a participação no evento.

 

  1. Estrutura do evento
    1. Os trabalhos dos três dias de evento serão divididos em conferências, mesas de comunicação (uma conferência e uma mesa por dia) e debates entre os conferencistas, comunicadores, debatedores e ouvintes.
    2. As conferências serão realizadas por convidados da Comissão Organizadora e terão aproximadamente 1 (uma) hora de duração. Os debates que se seguirão às conferências serão auxiliados por um(a) mediador(a) e poderão ter a duração de até 30 (trinta) minutos.
    3. Cada mesa de comunicação será composta por três comunicações e a cada comunicação serão reservados 20 (vinte) minutos.
    4. Após a rodada de comunicações, o(a) debatedor(a) da mesa terá 30 (trinta) minutos para expor seus comentários e propor questões aos comunicadores.  
    5. Cada comunicador(a) terá 10 (dez) minutos para responder aos comentários e às questões do(a) debatedor(a).
    6. Será reservada 1 (uma) hora para discussão aberta, auxiliada por um(a) mediador(a).
    7. Cada dia do evento terá, no máximo, 5 (cinco) horas de duração.

 

  1. Submissão de trabalhos
    1. Poderão submeter trabalhos pesquisadores de graduação e pós-graduação (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) que tiverem pesquisas sobre a filosofia de Hegel em andamento ou já encerradas, realizadas sob a orientação de professor da área.
    2. Cada participante poderá submeter apenas uma proposta de comunicação e não será permitida a submissão de trabalhos coletivos.
    3. As propostas de comunicação, adequadas ao tema proposto (ver Chamada de Comunicações), devem conter dois documentos separados, a saber, o resumo expandido e os dados de inscrição do(a) pesquisador(a). 
    4. Os resumos devem conter entre 900 e 1200 palavras, estar escritos em português, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Eles deverão estar acompanhados de bibliografia e até cinco palavras-chave. O formato do arquivo poderá ser .doc, .docx ou .pdf. Pede-se para não constar o nome do(a) pesquisador(a) neste documento, e sim apenas título, palavras-chave, resumo expandido e bibliografia. A contagem de palavras conta apenas para o resumo expandido, permanecendo os demais itens fora da contagem.
    5. Em documento separado, a proposta de comunicação deverá incluir nome completo do(a) comunicador(a), telefone, instituição de ensino, órgão de fomento (se houver) e nome do(a) orientador(a).
    6. As propostas de comunicação devem ser enviadas para o e-mail hegel250@gmail.com, com o assunto Proposta de Comunicação, até dia 3 de janeiro de 2021.
    7. Após a aprovação dos resumos, a ser divulgada no dia 8 de janeiro de 2021, os participantes deverão enviar os textos completos (8 a 10 páginas) até dia 2 de fevereiro de 2021. As apresentações terão o tempo-limite de 20 (vinte) minutos e, por isso, salientamos que o(a) pesquisador(a) deve considerar a correspondência entre o tamanho do texto e o tempo de apresentação.
    8. No dia 13 de fevereiro de 2021, os comunicadores serão informados a respeito das mesas em que se apresentarão, tendo como confirmação data e o horário da apresentação.
    9. Observa-se que, devido à plataforma digital, o(a) comunicador(a) deverá habilitar o seu microfone e câmera durante sua apresentação. As câmeras dos debatedores e dos outros comunicadores deverão permanecer ligadas com o microfone desabilitado para não causar interferências na apresentação.

3.10.Todos os comunicadores receberão certificado de apresentação que será emitido pelo Departamento de Filosofia nas semanas subsequentes ao evento.

 

 

  1. Ouvintes
    1. A participação é livre, mas condicionada à inscrição devido à restrição de participação ocasionada pela realização virtual do evento. Os pedidos de participação deverão ser enviados para o e-mail hegel250@gmail.com, com o assunto Pedido de Inscrição até o dia 2 de março de 2021. No e-mail deve constar o nome completo do(a) ouvinte, instituição (se houver) e telefone. Os ouvintes receberão e-mail de confirmação de sua presença no dia 3 de março de 2021, horas antes do evento. Nos dias do evento, os ouvintes inscritos terão acesso ao link das salas.
    2. Em função da plataforma digital, os ouvintes devem atentar para as seguintes regras: i) deve-se manter os microfones e câmeras desabilitados enquanto os conferencistas, comunicadores e debatedores estiverem apresentando; ii) apenas aqueles que se manifestarem por chat para fazer perguntas poderão, depois de autorizados por mediador(a), habilitar seu microfone e câmera para a colocação de questões e comentários. A não observância desta regra implica na exclusão do(a) ouvinte da sala.
    3. O certificado de participação estará condicionado à presença nos três dias do evento e será emitido pelo Departamento de Filosofia nas semanas subsequentes ao evento. A participação dos ouvintes (perguntas e comentários dirigidos aos conferencistas e mesas de comunicação) nos debates terá o auxílio de um(a) mediador(a), que esclarecerá, na abertura dos trabalhos do dia, os procedimentos a serem seguidos via chat da plataforma. 

 

  1. Calendário

6.1. Datas de realização do evento: 3, 4 e 5 de março de 2021.

6.2. Prazo das inscrições para comunicação: de 1 de outubro de 2020 a 3 de janeiro de 2021.

6.3. Data de divulgação dos trabalhos aprovados: 8 de janeiro de 2021.

6.4. Prazo para o envio de texto completo: até 2 de fevereiro de 2021.

6.5. Prazo para a inscrição de ouvintes no evento: até 2 de março de 2021.

 

Comissão Organizadora: Prof. Dr. Luiz Repa, Fabiana Del Mastro, Adriano Carvalheiro, Paulo Amaral, Lucas Axt, Renata Guerra e André Vilins.