Tema da segunda avaliação

Versão para impressão
FLF0388 Ética e Filosofia Política I
Profa. Dra. Silvana de Souza Ramos

Data MÁXIMA para a entrega: 05/12/2019, quinta-feira, até as 18h, na sala de aula. A entrega deve ser feita na terça-feira ou na quinta-feira no horário da aula a um dos monitores da disciplina. Não será autorizada a entrega com atraso.

 

Leia atentamente o trecho a seguir, e analise-o segundo sua inserção na argumentação de Foucault ao longo da obra de que foi extraído.

A análise deve ter de 3 a 5 páginas completas (isso vale para o corpo do texto, sem contar a bibliografia, a qual deve estar, contudo, descrita no trabalho), Times New Roman, Espaço 1,5, letra 12.

 

[...] pode-se dizer que nos encontramos no fim do século XVIII diante de três maneiras de organizar o poder de punir. [...] Esquematizando muito, poderíamos dizer que, no poder monárquico, a punição é um cerimonial da soberania [...]. No projeto dos juristas reformadores, a punição é um processo para requalificar os indivíduos como sujeitos de direito [...]. Enfim, no projeto de instituição carcerária que se elabora, a punição é uma técnica de coerção dos indivíduos. [...] O soberano e sua força, o corpo social, o aparelho administrativo. [...] São três modalidades de acordo com as quais se exerce o poder de punir. Três tecnologias de poder.

O problema é então o seguinte: como é possível que o terceiro se tenha finalmente imposto?

(Foucault, M. Vigiar e Punir. História da Violência nas prisões. Trad. de R. Ramalhete. Ed. Vozes: Petrópolis, 1996, pp. 115-116)