Mesa 1: 10h - 12h
Carmel da Silva Ramos (Doutora - UFRJ/Pós-Doc - UERJ)
- Poulain de La Barre: feminismo lógico e préciosité
Paula Bettani Mendes de Jesus (Doutora - FFLCH-USP)
- Ética, paixões e política na filosofia de Hobbes
Mesa 2: 14h - 16h30
Fran Alavina (UFVJM)
- Sobre a condição imaginária dos grandes: Morus na ilha de Pascal
Sacha Zilber Kontic (UFAL)
- O comércio do mundo: imaginação e vida social em Malebranche
Enéias Júnior Forlin (UNICAMP)
- Reflexões sobre o perfil epistêmico do Tratado das Paixões
Mesa 3: 17h - 19h20
Paul Rateau (Paris 1 Panthéon-Sorbonne)
- Le cosmopolitisme exclut-il la guerre ? Leibniz critique de l’idée de la paix perpétuelle
Tessa Moura Lacerda (FFLCH-USP)
- A querela das mulheres: uma questão política para Lady Masham
A proposta da Jornada – Do Pró e do Contra? Ética e Política no Século XVII procura discutir em que sentido e com qual alcance os filósofos seiscentistas pensaram a articulação entre o tema da ética e da política. Vale destacar que esse recorte parte de uma questão de fundo, a saber: até que ponto e de que modo é possível diferenciar ou aproximar as duas áreas, a ética e a política, no século XVII? Pois considera-se que as possíveis respostas a esta indagação acarretam desfechos não apenas distintos, mas até mesmo antagônicos.
Um exemplo dessa problemática, pode ser encontrado nas diferentes conclusões às quais Hobbes (1588 - 1679), como no Leviatã, e Espinosa (1632 - 1677), como no Tratado Teológico Político, chegam quanto ao papel das paixões na participação política dos cidadãos na vida pública, um tema que implica tanto o campo da ética quanto o da política. Além disso, a perspectiva aqui esboçada ainda procura incluir filósofos e filósofas que geralmente são negligenciados nesse debate no século XVII, como François Poullain de La Barre (1647 - 1723) e Lady Masham (1659 - 1708). Cabe destacar ainda que o evento terá a participação do professor Paul Rateau, da Paris 1 Panthéon-Sorbonne, que abordará como Leibniz pensa a questão da guerra. Por fim, em virtude XVIII Colóquio Internacional Spinoza: “Natureza, trabalho e liberdade” (https://
Transmissão:
10h-12h - https://youtube.com/live/Z9_154F0OcI
14h-16h30 - https://youtube.com/live/OT3Jwuakwk0
17h-19h20 - https://youtube.com/live/RGqRnyZ9v8A
Observação: O evento é presencial, ainda que seja transmitido on-line, e a emissão de certificados será feita apenas para quem comparecer pessoalmente à Jornada.