uma Mecila Distinguished Lecture: Artes inespecíficas: notas para uma estética da sobrevida

Jens Andermann (New York University)
03.JUN.2024 - 14h

Pode a arte nos ajudar a sobreviver ao fim do mundo? A pergunta parece absurda, porém, nos últimos tempos diversos empreendimentos artístico-ativistas começaram a propor intervenções sutis e pequenas em ambientes sociais e ecológicos que perguntam pelo papel que pode cumprir a imaginação em face à futuridade suspendida. Nesta conversa incipiente entre artistas, ativistas e teóricos, sugero, está surgindo hoje uma “arte inespecífica” cuja análise deve ser levada para além do campo artístico e focar antes nas “alianças de sobrevida” que esses projetos reúnem em torno de si, alianças que, sugiro, “entram e saem da arte”. Mais do que trazer o “tema” do extrativismo e da crise ambiental para o espaço da galeria ou para a sala de projeção, as ações que quero apresentar apelam à capacidade de criação de mundo das artes para realizar “atos de reunião” que frequentemente envolvem diversos existentes, humanos e mais que humanos por igual. Como, me pergunto com T.  J.  Demos, “poderia a atividade estética, geradora de mundo, tornar-se um assunto multinatural, multiespécies, e não simplesmente a reserva do excepcionalismo humano?”

Moacyr Noaves (DF/FFLCH-USP/Mecila)
Mecila, PPG-Fil/FFLCH-USP, BMBF