[EVENTO ADIADO] Ser e Razões Eternas: O Pensamento Agostiniano do "Itinerarium Mentis In Deum" de Boaventura de Bagnoregio

Ministrante: Roberto Carlos Pignatari [Pós-doutorando | DF/USP]
18 Jun 2021 – 14:00 às 16:00

Prezado(a) interessado(a),

palestra intitulada "Ser e Razões Eternas: O Pensamento Agostiniano do "Itinerarium Mentis In Deum" de Boaventura de Bagnoregio" precisará ser adiada por motivos de saúde e será remarcada tão logo tenhamos nova data.

Agradecemos a compreensão.

No período escolástico (séculos XI – XIV), a analogia triádica e a ontologia relacional desenvolvidas no De Trinitate de Agostinho constituem a influência comum junto aos construtos filosófico-teológicos de autores diversos, sobretudo em suas reflexões trinitárias, do que constitui exemplo o Itinerarium mentis in Deum de Boaventura de Bagnoregio (1217-1274), onde o reflexo triádico da essência relacional divina na existência criada, com base na primazia ontológica do uere esse tornado primum datum epistemológico, constitui mote recorrente por todo o seu desenvolvimento, a par de amplo lastro textual agostiniano, celebrizando-se pelo uso que Boaventura faz do axioma aviceniano esse est quod primo cadit in intellectu. Conjugação única de estética poética alegórica, especulação metafísica trinitária e escrita sentencial, o Itinerarium apresenta-se não somente como o texto mais apropriado para uma introdução ao pensamento boaventuriano, como também se mostra um dos mais vigorosos desenvolvimentos escolásticos da epistemologia analógica agostiniana radicada (ao mesmo tempo consumada) na verdade como princípio eterno da razão.

Cartaz e Programação do evento

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia e áreas afins, bem como interessados em geral

Inscrições encerradas

Prof. Dr. Lorenzo Mammì [Depto. Filosofia USP]