Friedrich Heinrich Jacobi e seus leitores

7 e 8 ABRIL 2022 - 14h00 às 19h00

Por ocasião do lançamento da primeira tradução em língua portuguesa da obra “Sobre a doutrina de Espinosa em cartas ao senhor Moses Mendelssohn” (UNICAMP) de F. H. Jacobi (1743-1819), o congresso busca apresentar o filósofo alemão e mostrar sua influência direta ou indireta sobre autores contemporâneos a ele, como Fichte e Reinhold, mas também sobre aqueles que o sucederam, como Schopenhauer e Kierkegaard. Jacobi teve um papel central na passagem da filosofia moderna para o idealismo. As “Cartas” são a primeira obra filosófica publicada por ele e inauguram a discussão que ficou conhecida como “querela do panteísmo” acerca das filosofias monistas. Dentre essas, Espinosa aparece como máximo representante e exemplo de coerência lógico-sistemática.

7 de abril (quinta-feira)

14:00 Ives Radrizzani (Universidade de Munique - Academia de Ciências da Bavária)
“Le Fragment. Première réponse de Fichte à la Lettre de Jacobi” (com tradução em português)

15:00 Diogo Ferrer (Universidade de Coimbra)
“Monismo e niilismo em Jacobi”

16:00 Lançamento online do livro Sobre a doutrina de Espinosa em cartas ao senhor Moses Mendelssohn.

16:20 Juliana Martone (UFScar)
“F. H. Jacobi: o homem tem a razão ou a razão tem o homem?”

17:20 Oswaldo Giacoia (Unicamp | PUC-PR)
“O Ateísmo de Nietzsche como resposta ao panenteismo de Spinoza. Uma derivação a partir de Jacobi”

18:20 Oliver Tolle (USP)
“Hegel sobre Jacobi nas Lições de história da filosofia