Pesquisadores Principais: Daniel Rossi Nunes Lopes (FFLCH/USP), Evan Robert Keeling (FFLCH/USP), Fátima Regina Rodrigues Évora (IFCH/UNICAMP), Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho (FDRP/USP), Roberto Bolzani Filho (FFLCH/USP)
Pesquisadores Associados: Fernando Maciel Gazoni (EFLCH/UNIFESP), Luiz Henrique Lopes dos Santos (FFLCH/USP), Paulo Fernando Tadeu Ferreira (EFLCH/UNIFESP)
Professor visitante: Prof. Dr. Raphael Zillig (UFRGS)
Pós-Doutorando: Daniel Mark Wolt , Simone Giuseppe Seminara, Liliana Carolina Sanchez, Sérgio Daniel Vazquez Hernandez
A noção de causa tem um papel central na investigação filosófica da Antiguidade. Dos pré-socráticos à filosofia grega tardia, é sempre objeto de investigação não somente o que é causa de quê, mas também, e fundamentalmente, o que se quer entender por algo ser a causa de algo. Há um estreito vínculo, na filosofia grega, entre uma doutrina da causalidade, dirigida em especial ao mundo físico, e a da responsabilidade moral, central no domínio humano das ações. Já na linguagem corrente do grego antigo tal estreita relação é visível, pois aitios designa quem é o responsável por algo, prioritariamente no sentido jurídico negativo de quem é o "culpado" por algo; rapidamente, contudo, o uso da língua expande o sentido negativo de culpa a um sentido geral de responsabilidade, que engloba também os casos a serem louvados, e, a esta primeira expansão no uso do termo acrescenta-se um outro, de caráter agora claramente filosófico, que se aplica em especial à noção de aitia e que a desvincula do estrito domínio humano, aplicando-a a todas as coisas, o que gera o sentido nosso familiar de "causa", "o que está na produção, na origem de algo". A noção geral de causa, particularmente decisiva no discurso sobre a natureza, guardará sempre, porém, está ligação com a noção de responsabilidade na ação humana, onde, aliás, tem sua origem. O presente projeto visa a estudar as diferentes propostas e teses apresentadas pelos filósofos gregos antigos a respeito da natureza da causa e, em estreita relação com esse tema, busca igualmente mapear a reflexão sobre a ação humana e sobre o modo como o homem pode ser inscrito como causa de certos eventos, a saber, como causa de suas ações.
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