Grupo de Pesquisa de Estilos de Raciocínio Científico

Coordenação
Valter Alnis Bezerra
Participantes
Otávio Bueno (U. Miami), Lorenzo Baravalle (UFABC), Claudemir Tossato (Unifesp), Oswaldo Melo Souza Filho (Pirassununga), Osvaldo Frota Pessoa Jr. (USP) e Pablo Mariconda (USP)

Apresentação: Há diferentes estilos de raciocínio nas ciências: formas de conceber e investigar determinados domínios científicos, incluindo padrões de evidência, de inferência, e formas de constituição de objetos nessas áreas. A noção de estilo permite capturar aspectos relevantes da dinâmica da ciência que não seriam abarcados por outras noções metacientíficas, como paradigmas, teorias, programas de pesquisa e tradições de pesquisa, e também possibilita a interpretação e a compreensão mais plenas do processo histórico de desenvolvimento do conhecimento científico e da prática científica.

No curso da pesquisa, será realizada uma investigação em três frentes. (I) Uma reflexão filosófica teórica sobre a própria noção de estilo, tanto considerando as propostas já existentes na literatura quanto buscando o desenvolvimento de uma proposta própria. (II) Um mapeamento da variedade de estilos de raciocínio presentes na ciência (dedutivo, hipotético, experimental, estatístico, taxonômico, evolutivo, entre outros) e de suas características distintivas, bem como a exploração do seu potencial para a compreensão de aspectos da prática científica. Incluem-se aqui estudos de casos específicos. (III) A exploração dos desdobramentos possibilitados pela investigação teórica do item (I) e apoiada pelo mapeamento e pelos estudos de casos do item (II), no sentido de uma articulação de novos tipos de estilos (por exemplo, computacional-simulativo, imaginativo-teórico, instrumental). Serão também examinadas as conexões entre nossas concepções acerca dos estilos de raciocínio e as questões relacionadas já tradicionais em filosofia da ciência. Financiamento: CNPq. Realizado em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP.

Vigência

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Última atualização
01/2025