Antonio Trajano Menezes Arruda (1941-2014)

No último dia 11/09, faleceu o Prof. Antonio Trajano Menezes Arruda, do Departamento de Filosofia da UNESP-Marília, aos 73 anos.
Trajano, como era conhecido, fez sua Graduação no Curso de Filosofia da USP, formando-se em 1969. Também neste Departamento obteve o título de Mestre (1978), sob a orientação de Oswaldo Porchat, e fez seu Doutoramento em Oxford (1985), com M. Ayers e J. Glover. Seus interesses de pesquisa giravam em torno de questões de Ética e Epistemologia.

Mas foi como docente que se destacou. Dedicou a maior parte de seus cursos à cuidadosa tarefa de introduzir os estudantes no exercício da leitura e escrita filosóficas, na compreensão da Filosofia como atividade de reflexão sobre problemas e temas que ultrapassem o simples comentário monográfico. Sem menosprezar a importância do ensino da História da Filosofia, foi um entusiasmado defensor da Filosofia como uma disposição pessoal que o estudante deve aprender a cultivar. Essa concepção filosófica da atividade docente, aliada ao respeito e apreço pelos estudantes, explica por que estes o admiravam, a ponto de organizarem dois “Simpósios Antonio Trajano Menezes Arruda”. Sua morte os surpreendeu em meio à organização do terceiro, que agora, certamente, se torna ainda mais significativo, como forma de prestar-lhe homenagem e a seus ideais.

Este Departamento se solidariza com seus familiares, colegas e alunos.