Balthazar Barbosa Filho (1942-2007)

O Departamento de Filosofia comunica com extremo pesar o falecimento do Professor Balthazar Barbosa Filho, ocorrido no último sábado dia 18 de agosto de 2007. O professor Balthazar lecionou na USP de 1973-1974 e na UNICAMP de 1977-1986; desde 1987 era professor na UFRGS. Balthazar Barbosa Filho, nasceu em Porto Alegre, em 1942. Cursou a Faculdade de Direito na UFRGS (1961-1965). Logo passou à Filosofia e transferiu-se para a Bélgica, na Universidade Católica de Louvain-Ia-Neuve, onde fez graduação, mestrado e doutorado (1966-1972), sob a direção de Jean Ladriere. Ao voltar ao Brasil, lecionou na USP (1973-1977) e na Unicamp de (1977-1986). Desde 1987 é professor da UFRGS.

Ministrou cursos e palestras em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Seus trabalhos cobrem a inteira área da filosofia, da Grécia antiga à lógica contemporânea; seu estilo é de rara precisão; seus argumentos, de impressionante clareza.

O natural filosófico, já dizia Platão, inaugura-se pelo amor ao saber e pela busca da verdade; não somente esta ou aquela verdade, mas a inteira verdade; não somente este ou aquele saber, mas o saber em sua totalidade.

Pretensão demasiada da filosofia? Talvez, mas não há filósofo a quem um domínio do saber não mereça atenção ou a quem repugne a verdade. É esta atitude clássica do filósofo que o professor Balthazar Barbosa Filho encarna tão exemplarmente no cenário filosófico nacional.

Texto extraído do livro “Lógica e Ontologia Ensaios em Homenagem a Balthazar Barbosa Filho”, São Paulo, Discurso Editorial, 2004.