Oswaldo Porchat (1933-2017)

Faleceu neste domingo, dia do professor, Oswaldo Porchat, Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, bem como da Universidade Estadual de Campinas. Foi um dos mais importantes filósofos brasileiros e teve papel fundamental na criação e consolidação de um sistema de vasos comunicantes entre os principais Departamentos e Cursos de Filosofia das Universidades do país, seja no período em que atuou no Departamento de Filosofia da USP, seja no período em que fundou e desenvolveu o Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp. Além de desenvolver uma filosofia própria, de orientação cética, Porchat, dotado de sólida formação clássica e humanista, se destacou sobremaneira como docente, tendo influenciado, com seus trabalhos publicados, conferências e cursos, grande número de pesquisadores de mais de uma geração. É um dos principais responsáveis pela existência hoje, na comunidade acadêmica de filosofia, de um padrão de rigor e excelência de pensamento, que soube transmitir a muitos que hoje atuam destacadamente nos Cursos de Filosofia de nossas Universidades. Sua filosofia cética, forjada segundo esses mesmos padrões, tem influenciado muitos pensadores brasileiros.

Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Manifestações da Comunidade Acadêmica

Caras e caros,

é com enorme pesar que comunico o falecimento do Professor Oswaldo Porchat na tarde desse domingo. O significado da obra e da vida de Oswaldo Porchat para a história deste departamento e para o desenvolvimento da filosofia no Brasil não pode ser abarcado em poucas linhas. Limito-me a informar que o velório será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, a partir das 8 horas da manhã desta segunda-feira.

O departamento de filosofia expressa sua mais profunda dívida para com Oswaldo Porchat e manifesta seus mais sinceros pêsames aos amigos e familiares.

Atenciosamente,
Prof. Luiz Repa - Chefe de Departamento

Sentimos muito por esta grande perda e enviamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e ao Departamento de Filosofia.

Centro Acadêmico de Filosofia - Prof. João Cruz Costa

"Ensinar a filosofar exige que se filosofe também. Que se tenha coragem de pensar por conta própria, de propor ideias, de tomar posições, de fazer críticas e de recebê-las” Com essas palavras que o prof. Oswaldo Porchat exprimia a sua visão não só sobre a docência e a pesquisa em filosofia, mas, sobretudo, sobre a importância da conquista de autonomia de pensamento pelos estudantes. Agradecemos profundamente ao professor pelo apreço que sempre nutriu pela posição do estudante, e por nos encorajar a seguir pelo caminho da filosofia.

Representação Discente | Departamento de Filosofia da USP

Meus sentimentos aos familiares e ao Departamento de Filosofia

Prof. Dr. João Carlos Salles | Magnífico Reitor da UFBA

Meus sentimentos aos colegas e funcionários do Departamento de Filosofia.

Prof. Dr. Sérgio Adorno | Departamento de Sociologia e NEV/USP

Meus sentimentos ao Departamento e à família. Porchat era do bem e todo mundo gostava dele.

Prof. Dr. Ivan Domingues | UFMG

O professor Osvaldo Porchat teve uma carreira longa e frutuosa. Formou dezenas de pesquisadores e influencia uma quantidade inumerável de estudantes ao longo de toda sua vida acadêmica. Excelente pesquisador, sempre se destacou nos estudos que empreendeu em lógica, em história da filosofia e em filosofia. Mas, vale destacar, o maior dos talentos do professor Porchat foi mesmo o magistério. Porchat não foi somente um professor de disciplinas, pois, a exemplo dos mestres do ceticismo antigo, filosofia a que ele já há muito tempo dedicava suas investigações, sabia fazer com que seus estudantes aprendessem a pensar. Sua maior lição. Faleceu, para completar uma vida exemplar, justamente no dia do professor.

Prof. Dr. Alex Calheiros | UnB

Gostava muito dele! Um abraço para seus familiares e para todos os amigos.

Prof. Dr. Daniel Tourinho Peres | UFBA

Triste notícia. Nossos sentimentos ao departamento e aos familiares!

Profa. Dra. Carolina Soria e Prof. Dr. Luís Nascimento | UFSCar

Meus pêsames à família e aos colegas da USP e da Unicamp pelo falecimento do grande e inesquecível  amigo Porchat .

Prof. Dr. Raul Landim | UFRJ

Consolos possíveis para a família do querido Porchat.

Prof. Márcio Sattin

Sinto muitíssimo, meus sentimentos aos familiares e ao Departamento de Filosofia.

Prof. Dr. Vinícius Berlendis | UFPR

Meus sentimentos.

Profa. Dra. Irene Cardoso | Dep. Sociologia USP

Pêsames para a família e ao Departamento de Filosofia

Prof. Dr. Valter José

Meus pêsames ao familiares e ao Departamento de Filosofia.

Prof. Dr. José Luiz Bastos | UFABC

Uma grande perda... Meus sentimentos aos familiares e amigos

Profa. Dra. Juliana Aggio | UFBA

O Porchat foi a pessoa mais importante em minha formação e depois se tornou um querido amigo. Estou muito triste.

Prof. Dr. Marcelo Carvalho | UNIFESP

Triste pela perda.
Meus sentimentos aos familiares e ao Departamento de Filosofia.

Profa. Dra. Maria Isabel Limonge | UFPR

Manifesto minha fraterna solidariedade e meu profundo pesar aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica da filosofia da USP pela perda do grande filósofo e professor Oswaldo Porchat.

Prof. Dr. Adriano Correia | Presidente da Anpof/UFG

À familia e a todos os colegas nossos sentimentos.

Prof. Dr. Luiz Carlos | PUC-Rio

Soube com muita tristeza que faleceu Porchat. Uma grande perda para a filosofia no Brasil, e para mim um amigo. Meus sinceros sentimentos à família e aos colegas da USP.

Prof. Dr. Oswaldo Chateaubriand | PUC-Rio