Maquiavelianas: Lições de política republicana

Autor
Sérgio Cardoso
Editora
Editora 34
Edição
Ano
2022
ISBN/ISSN
ISBN 978-65-5525-097-8

Ao contrário daqueles que imaginam a obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527) restrita à sua época, Sérgio Cardoso, professor livre-docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, recupera neste livro a surpreendente atualidade do pensador florentino.
Estruturado em três partes, Maquiavelianas: lições de política republicana se debruça inicialmente sobre as rupturas operadas por Maquiavel no entendimento da tradição republicana em seu tempo. Destacam-se aí os temas do “regime misto”, o regime republicano, e da “divisão civil”, com seus humores conflitantes — o dos Grandes, os poderosos que aspiram sempre a mais poder, e o do povo, movido pelo desejo de liberdade e a recusa da opressão.
Num segundo momento, sem deixar de lado a leitura de O Príncipe, o autor concentra suas análises em duas obras menos estudadas de Maquiavel: os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio e as Histórias florentinas. Nelas, investiga de perto o contínuo entrelaçamento entre história e política, movimento que também está presente no ensaio final, que condensa a terceira parte e relaciona Maquiavel e Montaigne, autores cujas reflexões políticas inauguram a modernidade.
Em diálogo afiado com o melhor dos estudos maquiavelianos em língua inglesa, francesa, italiana e portuguesa, Maquiavelianas revela o intenso e frutífero convívio de Sérgio Cardoso com os escritos de Maquiavel e seus intérpretes — percurso finamente detalhado por Newton Bignotto no prefácio. Com a clara eloquência de sua escrita, este livro consegue fazer com que o grande escritor, dramaturgo, filósofo e político florentino fale diretamente ao nosso tempo.