EDITAL Nº01/2022 – SELEÇÃO PARA BOLSA DE PÓS DOUTORADO
Departamento de Filosofia Universidade de São Paulo (Brasil)
O projeto de pesquisa “Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da filosofia política moderna e contemporânea acerca da democracia”* oferece uma (1) bolsa de pós-doutorado junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo na área de História da Filosofia Moderna (século XVII)
A bolsa tem duração de 21 meses. Ela deve começar em maio de 2022. O bolsista ficará ligado ao Departamento e deverá participar das atividades organizadas pelo Grupo de Pesquisa (seminários de pesquisa, colóquios, discussões), além de auxiliar na realização de relatórios científicos e prestações de contas. Esta bolsa não contempla atividades oficiais de ensino.
A bolsa será financiada pela Fapesp, com o valor mensal de R$7.373,10 (eventuais variações seguirão a tabela da fundação).
DOCUMENTOS EXIGIDOS
Será exigido doutorado na área de filosofia, de preferência não anterior a 2017 e, por exigência da Fapesp, realizado fora da Universidade de São Paulo. O candidato deverá enviar:
-um Curriculum Vitae atualizado;
-cópia do diploma de doutorado ou ata de defesa (os certificados estrangeiros não precisam ser traduzidos);
-um projeto de pesquisa (não mais de 10 páginas, acompanhado de uma folha suplementar de bibliografia), especificando os tópicos a serem estudados, um cronograma de pesquisa e a publicação esperada, bem como a relação com o tema do projeto principal;
-cópia de um artigo publicado (pode ser também de um capítulo da tese de doutorado);
-uma carta de recomendação.
Somente serão aceitos documentos em PDF enviados para o endereço eletrônico abaixo. Os candidatos serão notificados do recebimento do material por e-mail, devendo fornecer um e-mail de contato nos documentos de inscrição.
Os documentos enviados e as avaliações de seleção serão tratados confidencialmente. O comitê de avaliação apresentará somente o nome do candidato aceito, na página do Departamento, bem como o notificará via e-mail.
CRONOGRAMA
Período para inscrições envio dos documentos: 8 a 28 de fevereiro de 2022.
A lista das inscrições deferidas será divulgada no site do Departamento de Filosofia da USP no dia 4 de março de 2022.
Recursos poderão ser apresentados até 48 horas depois da divulgação da lista de inscritos.
A lista definitiva de inscritos será publicada no dia 7 de março de 2022.
Os resultados serão divulgados até dia 28 de março de 2022.
As candidaturas podem ser apresentadas em português, inglês, francês, italiano ou espanhol.
Os documentos devem ser enviados para:
https://filosofia.fflch.usp.br/posdoc/selecao01-2022/inscricao
Mais informações podem ser obtidas nos seguintes endereços:
Projeto de Pesquisa: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/104398/poder-conflito-e-liberdade-espi…
Departamento de Filosofia da USP: filosofia.fflch.usp.br
FAPESP: www.fapesp.br
Para informações não contidas nestes sites, favor escrever para: lcoliva@usp.br
* Resumo do Projeto:
Três momentos são decisivos na constituição da filosofia política: aquele que Moses Finley denominou com a expressão "a invenção da política" para se referir ao nascimento da democracia grega e da república romana; aquele definido com Maquiavel a partir da divisão originária da sociedade entre o desejo dos Grandes de oprimir e comandar e o do Povo de não ser oprimido nem comandado; e aquele que, com Espinosa, marcou a ideia moderna de democracia como poder imanente à multitudo ou potência coletiva de criação e expressão de direitos. Esses três momentos abrem o campo da história da invenção da república e da democracia como exercício da liberdade e invenção dos direitos, a política se efetuando como passagem da lógica da força à lógica do poder, isto é, da guerra à legitimidade do conflito sob as leis. Desses três momentos fundadores, tomaremos como eixo a concepção moderna de origem espinosana. Por intermédio dela, serão examinadas, de um lado, o significado político do surgimento das ideias modernas de indivíduo e direito natural/civil, e, de outro lado, as continuidades e rupturas no pensamento político trazidas pela filosofia contemporânea - ou seja, o desenvolvimento das ideias de luta de classes, de Estado, de poder e de violência. Julgamos que é possível encontrar aí uma tradição no interior da qual o pensamento político de Espinosa ganha nova luz, tradição desenhada por autores contemporâneos que, assim como Espinosa, preocupados em balizar a instância legítima do conflito, buscaram apoio nos antigos e em Maquiavel para compreender a participação política dos cidadãos sob a égide da luta pela garantia e pela conquista de novos direitos, tendo por referência a defesa da liberdade de dissenso.