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Comunicados
AGENDA DE DEFESAS
CLEMIE FERREIRA BLAUD
Título da pesquisa: Marie de Gournay. A questão da igualdade entre homens e mulheresOrientador(a): Maria das Graças de Souza
Curso: Doutorado
Banca:
Local: SALA 118
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315. Edifício de Filosofia e Ciências Sociais. Cidade Universitária, São Paulo - SP.
Resumo do trabalho:
No início do século XVII, o debate sobre a excelência dos homens e das mulheres pelo comparativo de superioridade e de inferioridade encontra-se desgastado e estéril, servindo aos interesses políticos e religiosos sobre o lugar da mulher na sociedade. Marie de Gournay introduz o comparativo de igualdade – até então usado para medir forças, pesos e potência militar – em uma tese surpreendente sobre a questão dos sexos, fundada no modelo da natureza, nos testemunhos de autoridades, na filosofia e na teologia. Ela combate a tirania dos costumes, refutando sofismas e crenças, com ferramentas da lógica subordinando-a à retórica. O discurso de Gournay contempla sua condição de mulher, sua experiência com a alquimia, seu repertório filosófico, seu método de trabalho como escritora, editora e[...]
BRUNO HENRIQUE DE SOUZA SOARES
Título da pesquisa: Lógica da superstição: uma leitura espinosana – comentários ao apêndice da parte I da Ética e ao prefácio do Tratado Teológico-PolíticoOrientador(a): Luís César Guimarães Oliva
Curso: Mestrado
Banca:
Local: SALA 1031
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315. Edifício de Filosofia e Ciências Sociais. Cidade Universitária, São Paulo - SP.
Resumo do trabalho:
Resumo da tese em português: A superstição articula três problemas que serão centrais no combate que Espinosa faz no seu tempo, a saber: a crença no finalismo, a ideia de transcendência e a vontade de deus, e seu corolário, o livre arbítrio. A filosofia espinosana se coloca como combate à servidão, e por isso, a crítica e combate da superstição tem papel central. No presente trabalho busca-se compreender a Lógica da superstição, ou seja, compreender seu modo de funcionar, seus processos, sua lógica própria de operar. Para tanto realiza uma leitura detida do Apêndice do De Deo na Ética e o Prefácio ao Tratado Teológico-Político, e assim demonstrar a estrutura [fabrica] da superstição, suas causas e efeitos. O percurso empreendido se dá com o primeiro capítulo, O (insólito) conceito de Deus[...]
FELIPE RIBEIRO
Título da pesquisa: Pensar dialeticamente e não-dialeticamente: interpretação e história em Theodor W. AdornoOrientador(a): Ricardo Ribeiro Terra
Curso: Doutorado
Banca:
Local: SALA 1031
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315. Edifício de Filosofia e Ciências Sociais. Cidade Universitária, São Paulo - SP.
Resumo do trabalho:
A presente tese oferece um comentário sobre o conceito de “história natural” na obra de Theodor W. Adorno, dividindo-o em duas partes. Na primeira, busca-se de mostrar que tal conceito visa à exposição da história como “segunda natureza”. Para tanto, destaca-se como Adorno se apropria de ideias oriundas da crítica da economia política de Marx, em especial as noções de “pré-história” e “abstração real”, as quais permitem apresentar uma história sem sujeito, em que o universal abstrato predomina realmente sobre os indivíduos. Isto não apenas permite entender melhor a relação de Adorno com a filosofia idealista da história, como também abre caminho para expor como ele propõe uma concepção ampliada de história natural, baseada na dominação da natureza, o que envolve também as críticas ao[...]