Apresentação

Versão para impressão

O Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Filosofia da USP é um programa de pesquisa que tem como objetivo a melhora do nível de excelência acadêmica e procura fomentar a integração de pesquisadores de outras instituições, sejam elas brasileiras ou internacionais. Além de ter como público os recém-doutores, o programa oferece estágios de pesquisa para professores de universidades nacionais e estrangeiras.

É importante salientar que os candidatos ao pós-doutorado devem estar cientes da exigência de sua residência na cidade de São Paulo e de sua permanência na USP, que deve ser a sua sede de trabalho durante a vigência de sua pesquisa (a infração de tal exigência é motivo para o cancelamento do vínculo).
 

Objetivos do  Programa de Pós-doutorado

  1. promover a realização de estudos de alto nível;

  2. reforçar os grupos de pesquisa nacionais;

  3. renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

  4. promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Modalidades de Pós-Doutorado

A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições:

  1. se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;
  2. se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa;
  3. sem bolsa (mínimo três meses), a critério dos órgãos colegiados.
     

Ingresso no Programa

  1. Para ingressar no Programa, o candidato deve apresentar um projeto de pesquisa que será analisado por assessor indicado pelo Conselho Departamental. O candidato deve indicar também um supervisor (professor do Departamento de Filosofia) que acompanhará suas atividades de pesquisa. Após a aprovação da solicitação no Conselho Departamental, a solicitação é encaminhada à Comissão de Pesquisa da FFLCH, que providencia junto à Pró-Reitoria de Pesquisa o processo.
    Submissão de proposta.

  2. O candidato que for aceito no programa deverá participar dos eventos organizados pelo Departamento assim como de cursos e seminários que por ventura vier a ser convidado a ministrar.

  3. Ministrar, quando solicitado pelo Programa, conferência sobre o projeto de pesquisa e sobre os resultados obtidos com a pesquisa em evento para este fim.

  4. Os pesquisadores que fizerem estágio no exterior devem estar cientes de que devem permanecer três quartos do tempo na USP e que tais estágios devem ser mediais, com o começo e o término do período de pós-doc obrigatoriamente feitos no Departamento da USP.

  5. A aprovação do Relatório Final da pesquisa levará em conta também o relato das atividades do pesquisador, tais como apresentações, seminários, cursos ministrados e publicações.