Publicações

Versão para impressão

Revista Discurso

Expressão relevante da docência e da pesquisa são ainda as publicações do Departamento.

Discurso 1Discurso 10Discurso 31Revista Discurso, órgão oficial do Departamento de Filosofia da USP, surgiu em 1970. Quando atravessava a mais difícil fase de sua história, atingido duramente pela violência da ditadura, este Departamento extraiu da ameaça de seu desaparecimento a força e a coragem para criar um espaço de expressão. Mais informações...

Além da revista Discurso, mantemos as seguintes publicações temáticas:

Journal of Ancient Philosophy

The Journal of Ancient Philosophy is an e-journal published by the Department of Philosophy of the Universidade de São Paulo (USP, Brazil). It was founded in 2007 and publishes articles, reviews and textual notes on ancient Greek and Roman philosophy, as well as translations of classical texts into Portuguese or Spanish. 


Cadernos de Filosofia Alemã

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade. 


Cadernos Espinosanos

Revista criada pelo Grupo de Estudos Espinosanos, os Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII publicam artigos dedicados à Filosofia Seiscentista ou que dialogam com as questões ou os autores desse período, constituindo uma das únicas publicações no Brasil com esse enfoque. A revista publica, além disso, traduções de textos clássicos, tendo se tornado um importante instrumento de trabalho para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação no Brasil.


Cadernos de Ética e Filosofia Política

Com o propósito de estimular o debate e a pesquisa e fornecer material bibliográfico atualizado, os graduandos e pós-graduandos da área de ética e filosofia política, do Departamento de Filosofia da USP, criaram estes Cadernos. Neles se encontram artigos, resenhas, resumos de teses, traduções voltados aos estudos de problemas éticos e políticos.


Cadernos Nietzsche

Visam constituir um fórum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana. Ligados ao GEN – Grupo de Estudos Nietzsche, que atua junto ao Departamento de Filosofia da USP, os Cadernos Nietzsche contam difundir ensaios de especialistas brasileiros e traduções de trabalhos de autores estrangeiros, artigos de pesquisadores experientes e textos de doutorandos e mestrandos ou mesmo graduandos. Publicação que se dispõe a acolher abordagens plurais, estes Cadernos querem levar a sério este filósofo tão singular.


Cadernos de Trabalho do CEPAME
(Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo)

Os Cadernos de Trabalho CEPAME recolhem, em geral, trabalhos apresentados ou desenvolvidos no curso das atividades do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo. Menos do que uma revista (como se pode perceber pela pequena tiragem), pretendem ser uma "gaveta" coletiva, abrigando textos que aguardam publicação ou que, seja por seu caráter ocasional ou imaturo, permaneceriam fora de circulação. É neste sentido que são Cadernos de Trabalho.


Cadernos Wittgenstein

Esta é uma publicação vinculada ao Centro de Estudos da Filosofia de Wittgenstein, do Departamento de Filosofia da USP, que tem por escopo a divulgação e o debate de textos críticos sobre o pensamento de Ludwig Wittgenstein e a influência exercida por sua obra filosófica.


Caderno de Traduções

A série Cadernos de Tradução oferece à comunidade universitária textos clássicos ou de relevância em determinado setor filosófico. Visa servir de apoio às pesquisas em andamento e oferecer aos alunos e professores material bibliográfico para os cursos, com o intuito de estimular o debate em torno da difícil tarefa de traduzir.


Almanaque Rapsódia

Publicação que pretende ser a um tempo erudita e popular, conta com artigos e intervenções de filósofos e artistas, críticos e escritores, na tentativa de veicular diferentes manifestações do que, em filosofia, se costuma denominar estética.


Épistémologiques 


Scientiae Studia

Periódico trimestral dedicado aos estudos filosóficos e históricos sobre a ciência, entendida na acepção ampla de ciência exata, natural e humana, e sobre o impacto da aplicação técnico e tecnológica no conjunto da cultura e da sociedade.


Primeiros Escritos

Revista editada e composta por e para alunos da graduação em filosofia ou com interesse na atividade filosófica.


Humanidades em Diálogo


Ciência e Filosofia


Gaia


Informações sobre as publicações do departamento entre em contato pelo Fale Conosco