Programação
ABERTURA (04/06 às 14h)
A Filologia como Ciência: Filosofia e Literatura no século XIX
Prof. Dr. Oliver Tolle (USP)
Mediação: Luiz Henrique Couto Martins (USP)
MESA 01 (04/06 às 16h)
"A prostituta é a Arte": Olympia de Manet e a igualdade axiomática em Rancière
Pedro Henrique Marques Silva Mauad
Propriedades estéticas à luz da filosofia da percepção
Daniel Mendes Campos Xavier Debarry
Rousseau por Derrida: Refletindo a Linguagem
Roberta Castrioto Browne
MESA 02 (04/06 às 19h)
O inumano, a informação e o sublime capitalista
Diego Roberto Neves Tavares
A imersão nos objetos estéticos como caractere politizado da crítica literária em Walter Benjamin
Rodrigo Rocha Rezende de Oliveira
A estetização da burocracia em Huysmans
André Pascoal
INTERLÚDIO (05/06 às 14h)
A semântica das formas: estética e dialética na crítica e na arte contemporâneas
Prof. Dr. Ulisses Razzante Vaccari (UFSC)
Mediação: Thiago Kistenmacher Vieira (USP)
MESA 03 (05/06 às 16h)
Modernidade e Melancolia em Goya
Leonardo Rodrigues Silvério
A Impotência Pictórica: a pintura no limiar conceitual entre a arte moderna e contemporânea
Luiz Martins
Leonora Carrington e Louise Bourgeois: maneiras de fazer arte surrealista
Isadora Maria Marques Nascentes
MESA 04 (05/06 às 19h)
Entre traduções e traições: os processos de hibridização no sambajazz brasileiro nos anos 1960
Renato Putini Barsuglia
Delivered in Voices: canto e hipercorreção e na arte brasileira contemporânea
Rafael Vogt Maia Rosa
Nietzsche e o nascimento da ópera a partir do espírito alexandrino
Rodrigo Juventino Bastos de Moraes
O Hip-Hop Feminista como forma de empoderamento e visibilidade das mulheres negras
Amanda Lopes Toffanetto Rossitto Bassetto
MESA 05 (06/06 às 14h)
O abismo entre artista e recepção: os conflitos do Salão face à obra de Édouard Manet
Marina Mastrangelo Franconeti
Fim da arte ou morte da pintura?
João Augusto Araújo Ferreira
Os retratos de B. J. Tobias: um projeto-estético
Thayná de Paula da Silva Tavares
MESA 06 (06/06 às 16h)
A Estranheza do Pós-Arte
Carla M. B. B. Lellis
A neovanguarda artística: entre o moderno e o contemporâneo
Leonardo da Silva Rodrigues
Fins e Recomeços da Pós-Modernidade como Condição Histórica: Uma Análise de Duchamp, Warhol e Koons
Julia Bunemer Nojiri